Buscar

trabalho individual 4 Semestre ADM Lia 1

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
2.1 Por que o conhecimento em matemática financeira é de grande utilidade para o administrador de empresas?........................................................................................4
2.2 Qual o papel da contabilidade no contexto da gestão das organizações?............5
2.3 A situação tributária do Brasil e o impacto dos tributos nas operações empresariais................................................................................................................6
2.4 Empresa que considere relevante para o desenvolvimento de sua região............7
2.5 Diferença entre os juros simples e os juros compostos no cálculo de empréstimos e financiamentos efetuados pelas empresas e a diferença entre os dois sistemas.......................................................................................................................8
2.6 Equivalência de capitais e sistemas de amortização.............................................8
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................11
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12
�
�
INTRODUÇÃO
 Conhecer os meios e saber utilizá-los nos mais variados processos é uma necessidade, visto que a matemática financeira é essencial na tomada de decisões e pode ser o diferencial de um profissional. A Matemática Financeira é essencial para a tomada de decisões em qualquer empresa, apresentando os melhores resultados e solucionando os problemas relacionados ao capital.
 No presente trabalho serão abordados alguns temas muito relevantes para que uma organização obtenha sucesso e bons rendimentos. Já que sem conhecimento não se vai muito longe, é essencial para um bom administrador entender o papel da contabilidade na gestão de uma empresa e saber o que um bom planejamento tributário pode fazer para a saúde financeira de uma organização. Ter entendimento sobre juros simples, juros compostos, equivalência de capitais e como funcionam os sistemas de amortização também é fundamental.
 A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica..
DESENVOLVIMENTO
2.1 POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?
A Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz a compreensão de problemas. Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas e mestre em Economia Empresarial, Milton Juer, a Matemática Financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado. 
Ela fornece o instrumento necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital. Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico. Você deve decidir se paga à vista, mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor. As ferramentas da Matemática Financeira irão indicar a melhor decisão.
 Nas avaliações econômico-financeiras existe o binômio risco-retorno. Avaliação ou apuração do retorno de investimentos é um problema da Matemática Financeira. Já o Risco é um problema da Estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda. Diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. 
Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados. Na área de Recursos Humanos, para medir crescimento da folha, variação/evolução salarial, custo de benefícios, encargos sociais, entre outros. A Matemática Financeira é ferramenta para qualquer obra. 
Com a matemática financeira o administrador tem maior controle dos fluxos da empresa, e pode medir com mais precisão quais as opções mais rentáveis; já que as decisões a serem tomadas são todas baseadas no cenário econômico, não só no ambiente da empresa, mais deve-se usar a matemática financeira no dia-a-dia em situações corriqueiras, pois ela é de extrema importância para um bom negócio. Talvez alguns investimentos não tenham grande êxito para alguns administradores porque os mesmos não se baseiam em idéias providas da Matemática financeira. Dai se vem o resultado de um mal negocio gerando problemas futuros e uma administração não bem sucedida.
Todo administrador deve saber a respeito das várias coisas acerca de do seu negócio. Certamente um administrador irá ministrar compras para a empresa e tendo o conhecimento necessário, certamente facilitará seu trabalho em questão de aplicação de juros, assunto que se relaciona com vários setores. 
2.2 QUAL O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES?
A contabilidade pode ser considerada uma fonte de informação valiosa para uma empresa, pois é alimentada com dados gerados por todos os centros de lucro que a compõem. São na contabilidade que os fatos ocorridos na empresa se transformam em lançamentos contábeis, que, por sua vez, geram dados que poderão ser transformados em informações gerenciais capazes de dar suporte às mais diversas decisões tomadas pelos administradores, seja a empresa do ramo industrial, comercial ou prestadora de serviços. As informações contábeis deverão propiciar ao usuário uma melhor compreensão dos fatos ocorridos na empresa em determinado momento. Entretanto, na maioria das vezes, os relatórios gerados pela contabilidade têm apenas o objetivo de atender à legislação vigente do ramo de atividade ao qual a empresa pertence.
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI (2003, p. 48): 
“...o objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.”
2.3 A SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL E O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS
A situação tributária (sistema de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais) do Brasil é "caótica". O Brasil possui uma das mais altas cargas tributárias do mundo. 
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais, que visa diminuir o pagamento de tributos e surgiu como ferramenta para que o contribuinte possa diminuir o valor pago de tributos e aumentar seu lucro. É sabido que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Atualmente, o Planejamento Tributário praticamente constitui condição para a viabilização, ou até sobrevivência, das empresas brasileiras e envolve tudo que é previamente levantado, antes de ocorrer o fato administrativo, pesquisando as alternativas legalmente válidas para o calculo que será mais econômico para a empresa. O objeto do planejamento tributário é em ultima análise a economia tributária. 
Cotejando as várias opções legais, o administrador obviamente procura orientar os seus passos de forma a evitar, sempre que possível, o procedimento mais oneroso do ponto de vista fiscal.
Contudo,o planejamento tributário é denominado uma forma preventiva de pagamento de impostos, sendo desenvolvido administrativamente na atividade empresarial objetivando sempre a economia da empresa (LATORRACA, 2000).
2.4 EMPRESA QUE CONSIDEREM RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA REGIÃO.
 
 Uma empresa considerada relevante e atrativa nos últimos tempos é a Escola de Idiomas. O número de adolescentes e adultos que buscam este tipo de curso tem sido muito grande e o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.
O contínuo processo de globalização que a sociedade tem vivenciado nos últimos tempos, torna cada vez mais importante a necessidade de domínio de outros idiomas, de preferência os mais utilizados no mundo, que são o inglês e o espanhol. Essa necessidade tem sido muito procurada não só pelas exigências do mercado de trabalho, mas também para acumular conhecimento, o que sempre será bastante útil em diversos momentos do cotidiano social, incluindo viagens a turismo, serviços, estudos dentre outros. A escola de curso de idiomas, para se posicionar bem perante o seu público alvo, deverá oferecer cursos com qualidade; manter em seu quadro de professores profissionais que tenham total domínio do idioma e que tenham didática de ensino, como também, que sejam carismáticos, o que tornará as aulas agradáveis e interessantes. O objetivo do curso de idiomas é desenvolver no aluno as seguintes habilidades e competências: leitura, interpretação, escrita e principalmente conversação. 
O volume de vagas nos diversos setores da economia, para pessoas que tenham o domínio de pelo menos outro idioma está bastante atrativo, como exemplo: hotéis, restaurantes, taxistas, agentes de aeroporto, comissários de bordo, pilotos de aviação civil, comércio em geral, assessoria comerciais e profissionais, dentre outros segmentos. Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/): • IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL(contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social); • COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza); • INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).
2.5 DIFERENÇA ENTRE OS JUROS SIMPLES E OS JUROS COMPOSTOS NO CÁLCULO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS EFETUADOS PELAS EMPRESAS E A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS SISTEMAS.
 JUROS SIMPLES: O juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado. O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J= C.i.n e J=M-C.
Onde: Os juros simples do capital de R$ 5.000,00 calculados à taxa de 6% a.a serão, no fim de 2 anos.....
J = C x i x n 
J = 5.000 x 0,06 x 2 
J=R$600,00
Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pagá-la em 2 meses.Os juros que pagarei serão: J=1000x0.08x2= 160. Ao somarmos os juros ao valor principal temos o montante.
   Montante=Principal+Juros
   Montante = Principal + ( Principal x Taxa de juros x Número de períodos )
JUROS COMPOSTOS: No regime de Juros Compostos, ao contrário do regime de Juros Simples onde apenas o capital inicial rende juros, o juro gerado pela aplicação será incorporado à mesma passando a participar da geração de juros do período seguinte. Portanto, os juros de cada período serão calculados sobre o montante do período anterior. Vejamos um exemplo: Calcule o montante de um capital de R$6.000,00, aplicado a juros compostos, durante 1 ano, à taxa de 3,5% ao mês.
(use log1,035=0,0149 e log1,509=0,1788)
   Resolução:
   P=R$6.000,00
   t=1ano=12meses
   i=3,5%a.m.=0,035
   M=?
    Usando a fórmula M=P.(1+i)n, obtemos:M = 6000.(1+0,035)12  =  6000. (1,035)12
Fazendo x=1,03512 e aplicando logaritmos, encontramos:
log x = log 1,03512    =>   log x = 12 log 1,035    =>   log x = 0,1788    =>   x = 1,509
Então  M=6000.1,509 =9054.    
Portanto o montante é R$9.054,00. A diferença de cálculo é que com o juros simples, o cálculo é feito em cima do valor inicial. Já no composto, o cálculo é feito com base nos juros do mês anterior, ou seja, é juros sobre juros.
No juros simples você tem uma divida de R$ 1000, a um juro de 10% ao mês, você vai pagar no final de 1 ano 120 de juros. Já no regime de Juros compostos se você tem uma divida de 1000 a um juro de 10% ao mês, você vai pagar no final de 1 ano $3 105.85. A cada mês, os juros compõem com o juro anterior: 
mês1=1000x10%=100 
mês2=1100x10%=110 
mês3=1210x10%=121 mês4=1331x10%=133.1
mês5=1464.10x10%=146.41 e assim por diante. Juros compostos o valor do juro do mês anterior aumenta o valor do principal, re-calculando um novo juro para o mês seguinte.
 
2.6. EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS. 
 É a ferramenta fundamental para a análise de investimento, pois permite que se comparem duas opções de investimento, ou que se encontre uma opção de investimento equivalente a um ou mais investimentos. A equivalência de capitais busca analisar dois ou mais investimentos, comparando-os para saber se se possuem o mesmo valor presente em uma determinada data.
O conceito de equivalência permite transformar formas de pagamentos ou recebimentos em outras equivalentes e, conseqüentemente, efetuar comparações entre elas. 
 Consideremos o seguinte exemplo: um prédio é vendido por R$ 5.000.000,00 à vista ou então à prazo, em 3 parcelas mensais de R$ 1.700.000,00 cada uma, sem entrada. Qual a melhor alternativa para o comprador se ele pode aplicar seu dinheiro a juros compostos à taxa de 2% ao mês e tem fundos suficientes para pagar à vista? Uma forma de resolver essa questão é a seguinte: se ele pagar a prazo, após um mês de aplicação ele terá R$ 5.100.000,00. Pagando R$ 1.700.000,00 de prestação, sobram-lhe R$ 3.400.000,00. Aplicando R$ 3.400.000,00 por mais um mês, ele terá no final R$ 3.468.000,00; pagando a 2ª prestação, sobram-lhe R$ 1.768.000,00. Aplicando finalmente R$ 1.768.000,00por mais um mês, ele terá ao final R$ 1.803.360,00, o que dá para pagar a última prestação e ainda lhe sobram R$ 103.360,00. Vê-se que é melhor pagar a prazo.
 Problemas dessa natureza podem ser resolvidos desta forma. Contudo, situações em que o número de prestações seja 36, 48 ou mais, seria muito trabalhoso.
SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO. Amortizar significa abater, reduzir. Desta forma, um sistema de amortização nada mais é do que uma forma de se abater uma dívida adquirida. Poderíamos definir a amortização como um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde a soma do reembolso do capital ou pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que os juros são sempre calculados deste modo, o não pagamento em um dado período, levará a um saldo devedor maior.
A carência também pode estar presente nos processos de amortizações, sendo designada como período que vai da data de concessão do empresário até a data em que será paga a primeira prestação. Qualquer sistema de amortização que será abordado dentro desta, pode ou não, ter carência. Dentre os sistemas de amortização presentes no âmbito financeiro, daremos um maior enfoque, pela sua grande utilização no mercadofinanceiro, os seguintes sistemas:
a) SAC - Sistema de Amortizações Constantes: Como o próprio nome diz, caracteriza-se por apresentar amortizações constantes. As prestações reduzem de valor conforme a dívida vai sendo abatida.  
b) Tabela Price ou Sistema Francês: Caracteriza-se por apresentar prestações constantes. As amortizações aumentam de valor conforme a dívida vai sendo abatida.
3 CONCLUSÃO. 
 A Matemática Financeira é extremamente importante para a tomada de decisões, sendo apresentada como diferencial para o profissional tem domínio sobre ela. As empresas estão dentro de um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e capitalista, sendo assim, necessitam de administradores que solucionem todos os problemas, sejam eles fáceis ou difíceis. E o raciocínio rápido e lógico, é visto como um grande diferencial dentro das organizações. É essencial também compreender qual a função da contabilidade para a empresa e como é primordial ter um bom contador. Segundo Marion (2003, p.25), “a função do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões”. 
 Não menos importante é saber também que ter um bom Planejamento Tributário pode reduzir os tributos da empresa. Muitas vezes é preciso reavaliar se é mais vantajoso para a empresa continuar sendo tributada com base no Lucro Real ou se deve partir para o Lucro Presumido, ou vice versa, já que cada regime tem sua forma de tributação. Enfim, no mundo globalizado e competitivo de hoje, um bom profissional deve ter todas as cartas na manga, quanto mais conhecimento, melhor. 
REFERÊNCIAS
MARION, José Carlos. CONTABILIDADE EMPRESARIAL. 10 ed. São Paulo. Atlas, 2003.
LATORRACA, Nilton. Direito tributário: impostos de renda das empresas. 15. Ed. São Paulo. Atlas, 2000. 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
administração
liamara do prado ribeiro de souza
produção textual interdisciplinar individual
Concórdia
2015
liamara do prado ribeiro de souza
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Matemática Comercial e Financeira; Planejamento Tributário; Contabilidade Aplicada à Administração; Seminário V.
Orientador: Prof. Marcelo Caldeira Viegas; Paula Cristina O. Klefens; Regiane A. Brignoli; Karen H. Manganotti; Regis Garcia; Luciana Barbosa Fukuy.
Concórdia
2015

Continue navegando