Buscar

AULA 2 METODOLOGIA DA PESQUISA

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0125_METODOLOGIA DA PESQUISA 
	
	Aluno (a): GABRIEL 
	Data: 08/09/2016 12:14:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402878984)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O primeiro passo no caminho da elaboração de um trabalho acadêmico, conforme a aula 2, é a ________________ que exige do pesquisador, entre outras competências, considerar tendências e preferências pessoais e profissionais, aptidões, tempo disponível e recursos materiais, vindo a possibilitar o desenvolvimento do estudo.
		
	
	Revisão de literatura
	
	Bibliografia
	
	Delimitação do tema
	 
	Escolha do tema
	
	Problematização do tema
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402488115)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Estudamos que muitas razões aconselham a delimitação de um tema de pesquisa. Um tema bem delimitado poderá ser realizado com sucesso pelo pesquisador. Um tema amplo comprometerá toda a pesquisa. Diante da importância de um tema bem escolhido e delimitado, leia a citação e, em seguida, marque a opção que interpreta corretamente a ideia do autor mencionado: Imagine um pesquisador que apresentou um excelente projeto, sobre a caracterização do crime na obra de Michel Foucault, sobre quem havia lido apenas um artigo. Ora, Foucault é um autor difícil, com obras extremamente densas, que demandam prévias leituras, para conhecer termos e conceitos criados pelo próprio autor. E isso não era possível no prazo que o pesquisador tinha à disposição, e que não lhe permitiria desenvolver a maturidade necessária à compreensão do tema (BARRAL, W. O. Metodologia da pesquisa. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. p. 43).
		
	
	A citação fala que o tema não precisa ser específico, apenas o resultado da pesquisa.
	 
	A citação fala da maturidade intelectual como indispensável à escolha do tema.
	
	A citação fala que originalidade não é pré-requisito.
	
	A citação fala da necessidade de o tema ser exequível.
	
	A citação fala das fontes que devem ser examinadas pelo pesquisador.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402487966)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	A primeira tarefa em uma pesquisa é a escolha do tema, ou seja, a escolha do objeto que será investigado. Nesta tarefa é preciso alguns cuidados que contribuem para o sucesso. Imagine-se a hipótese em que um estudante após ouvir uma palestra sobre o pensamento de Michel Foucault, sente-se incentivado a escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre este autor que acabou de conhecer e que nunca leu antes. Neste caso, é correto afirmar que:
		
	
	No caso é admissível e recomendável, pois pode-se construir uma pesquisa acadêmica apenas com fontes secundárias.
	
	Como o tipo de trabalho acadêmico não requer aprofundamentos teóricos, a escolha está adequada.
	
	Qualquer assunto poderá ser considerado um tema adequado para pesquisa acadêmica, basta ter como adquirir os livros do autor.
	 
	O trabalho acadêmico requer uma pesquisa bibliográfica prévia e para se escolher um tema é preciso maturidade acadêmica.
	
	Para uma pesquisa não é importante ter o domínio prévio do tema/autor escolhido, pois será apenas uma compilação de textos.
	
	 4a Questão (Ref.: 201402488112)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Ao selecionar um tema para pesquisa devemos considerar critérios que estão adequados às exigências acadêmicas. Desse ângulo, delimitar um tema para pesquisa sugere que:
		
	
	O tema envolva várias áreas de saber, sendo bem abrangente.
	
	O tema seja totalmente novo para o pesquisador.
	
	O tema seja transformado num assunto mais amplo.
	
	O tema esteja relacionado necessariamente com os interesses pessoais do orientador.
	 
	O tema seja transformado em objeto de pesquisa, deve ser específico.
	
	 5a Questão (Ref.: 201402990392)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. Caso 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis se, todavia, conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. Caso 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.
		
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser genérico; no caso 2, não considerou que o tema deve ser viável.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	 
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402878083)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Consiste no primeiro passo do desenvolvimento da pesquisa científica, caracterizando-se pela busca e escolha de algo mais específico e pontual que possa ser investigado.
		
	
	Abordagem metodológica
	 
	Escolha do tema
	
	Problematização do tema
	
	Delimitação do tema.
	
	Método científico
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402878975)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	O tema de uma pesquisa científica ainda é uma proposição abrangente e por este motivo, antes da formulação do problema, conforme a aula 2, faz-se necessário a_______________ que considera, entre outros aspectos, o levantamento detalhado do que foi escrito e pesquisado sobre o assunto. Complete a lacuna com a opção correta:
		
	 
	Delimitação do tema
	
	Bibliografia
	
	Hipotetização do tema
	
	Problematização do tema
	
	Abordagem metodológica
	
	 8a Questão (Ref.: 201402491954)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Assinale o par de palavras que melhor complete a seguinte frase: A maneira como o pesquisador problematiza o tema da pesquisa tem relação direta com _____________ da pesquisa e ______________.
		
	
	O quadro teórico - o método escolhido
	
	O tema -a justificativa do projeto.
	
	Os objetivos - o método escolhido
	
	A justificativa - o quadro teórico
	 
	A delimitação - a elaboração de questões investigativas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes