Buscar

Discriminação, marginalização e exclusão de índios e

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCRIMINAÇÃO, EXCLUSÃO E MARGINALIZAÇÃO 
DE NEGROS E INDÍGENAS NA
SOCIEDADE BRASILEIRA
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0990)
Professor: Roney Claudio Oliveira Ramos
AUTORES
Ana Paula V. Ribeiro
Gisleine Gil de Souza Lima
Keila Lima dos Santos
Maria S. dos Reis Dutra Rocha 
Mariza Riquieri de Paula
Reginalda Gaigher Bastos
Sandra M. R. Carvalho de Souza
2
DISCRIMINAÇÃO 
DE NEGROS
3
PRECONCEITO
PESSOAS SÃO TRATADAS COMO BANDIDOS SOMENTE POR PERTENCEREM À RAÇA NEGRA, COMO NO CASO DO ATOR VINÍCIUS ROMÃO DE SOUZA, QUE FICOU PRÊSO POR 16 DIAS INJUSTAMENTE, APÓS TER SIDO ACUSADO POR UMA MULHER DE TÊ-LA ASSALTADO.
6
EXCLUSÃO 
DE 
NEGROS 
8
QUESTÕES RACIAIS NO BRASIL
NEGROS TÊM SIDO ALVO DE UMA DISCRIMINAÇÃO ESCONDIDA, MUITOS SÃO POBRES, TÊM MENOS ANOS DE ESCOLARIDADE, OU SOMENTE PODEM FREQUENTAR ESCOLAS DE BAIXA QUALIDADE, OCUPAM CARGOS MENOS QUALIFICADOS E COM BAIXOS SALÁRIOS.
9
MARGINALIZAÇÃO
DE
NEGROS
12
MARGINALIZAR É: 
SEPARAR DA SOCIEDADE
OS NEGROS DAS FAVELAS VIVEM EM UMA REALIDADE DURA, MARCADOS PELA VIOLÊNCIA, PELO NARCOTRÁFICO, PELA AUSÊNCIA DO PODER PÚBLICO.
14
DISCRIMINAÇÃO DE 
ÍNDIOS
16
 MUITAS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS AUXILIAM NA EXECUÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS E NA BUSCA DE APOIO DOS ORGÃOS PÚBLICOS PARA OS REALIZAR, MAS O MAIOR DESAFIO DELES É MOSTRAR QUE
DEVEM SER RESPEITADOS COMO CIDADÃOS E SEREM HUMANOS E QUE SÃO CAPAZES NÃO SÓ DE LIDAR COM A TERRA, MAS DE CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MELHOR.
17
Discriminação de índios no Brasil
EXCLUSÃO DO
ÍNDIO
19
A exclusão indígena hoje é tão forte que não precisamos nem puxar muito da memória para lembrarMOS do incidente da comemoração dos 500 anos, em que os índios foram proibidos de participarem da ‘festa’. O índio pedia clemência aos policiais federais; uma lembrança forte, mas necessária PARA que NÃO NOS esqueçamos quem são as pessoas que sempre se mantiveram à margem do sistema.
20
MARGINALIZAÇÃO 
DE 
ÍNDIOS
22
ÍNDIOS SAEM DE SUAS TERRAS EM BUSCA DE TRABALHO E ACABAM QUASE SEMPRE À MARGEM DA SOCIEDADE E PERDEM SUAS CARACTERÍTICAS, E ATÉ SUA DIGNIDADE.
24
A POPULAÇÃO BRASILEIRA AINDA TEM UMA VISÃO DESINFORMADA E PRECONCEITUOSA SOBRE OS INDÍGENAS DO PAÍS, AS PESSOAS AINDA ACHAM QUE ÍNDIO AUTÊNTICO É O QUE VIVE ISOLADO NA FLORESTA, INTOCÁVEL, QUASE UMA FIGURA FOLCLÓRICA E OS CONSIDERAM INCAPAZES DE APRENDER ALGO MAIOR DO QUE TRABALHAR NA TERRA.
26
EXÊMPLOS 
DE 
PERSEVERÂNÇA
27
JOÊNIA BATISTA DE CARVALHO, A PRIMEIRA ADVOGADA INDÍGENA DO BRASIL. NASCEU NA ALDEIA WAPIXANA, NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A GUIANA, CONSIDERADA UMA DAS LIDERANÇAS MAIS RESPEITADAS NO PAÍS, FOI PREMIADA NOS ESTADOS UNIDOS EM 2004, COM O PRÊMIO REEBOK EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, PRÊMIO CONCEDIDO ANUALMENTE A ATIVISTAS DE TODO O MUNDO.
UBIRATÃ GOMES AWÁ M´BARETÉDJÚ
UBIRATÃ É DA ALDEIA DE PERUIBE- SP, AS CRIANÇAS DE SUA ALDEIA SÃO ALFABETIZADAS AOS 4 ANOS DE IDADE.
CACIQUE FORMADO EM PEDAGOGIA NA USP (UNIVERSIDADE SE SÃO PAULO), O ÍNDIO PROFESSOR E ACREDITA QUE É ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO QUE AS CRIANÇAS INDÍGENAS E AS PRÓXIMAS GERAÇÕES VÃO PERPETUAR OS COSTUMES E CRENÇAS DE SEU POVO.
Joaquim Benedito Barbosa Gomes
 
DE ORIGEM HUMILDE, FILHO DE PAI PEDREIRO E MÃE DONA DE CASA, ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA, CHEGOU À PRESIDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 
, 
32
 
ELES NÃO FICARAM ESPERARANDO QUE A SOCIEDADE OS ACEITASSEM. 
 ELES FORAM À LUTA. 
 ELES SÃO A PROVA DE QUE APESAR DAS ADVERSIDADES, DAS DIFICULDADES, DO ENSINO PÚBLICO QUE TEMOS É POSSÍVEL SIM ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais