Buscar

Conhecimentos Odontológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1-O que significa:
a) 6° para V, 2° para M do elemento 23:
b) 8° para L, 3° para M do '' 32:
2-O que é bossa?
3-Diferencie Fossa lingual, Fóssula, e Fosseta?
4-Em quais dentes frequentemente ocorre ponte de esmalte e qual dente possui um tubérculo anômalo ou de Carabelli?
5-O que você entende por área retentiva?
6- Defina zênite gengival?
7-O que você entende sobre espaço primata?
8-Classifique os 4 canais de Weine?
9- Qual o maior dente da arcada inferior, esse é o maior de toda as arcadas incluindo a dentição decídua?
10-O que significa tronco radicular?
11- Quantas raízes possui o elemento 24 e o 25?
12- Como são classificados os tecidos periodontais?
13- Qual a função dos ameloblástos, e dos odontoblástos?
14- Como se apresenta o germe dentário na faze de capúz ou casquete?
15- Descreva a "fase do patinho feio"?
16- O que é ameia interdental?
Obs:. Faça sua avaliação:
->Se vc acertou as questões 1-4-9- 11 e errou as demais ou n sabe responder, vc precisa ler um pouquinho mais, pois seus conhecimentos estão considerados básicos.
-> Se vc acertou as questões 2-3-5-10-11 e acertou as acima citadas e errou as demais, continui estudando, pois seus conhecimentos estão satisfatórios.
-> Se vc acertou as questões 6-7-8-12-13-14 e acertou as demais questões, PARABÉNS seus conhecimentos estão exelentes.
Respostas
1- a)Significa dizer que o canino superior esquerdo(23) está inclinado 6 graus para a face vestibular e 2 graus para mesial.
b) Significa dizer que o incisivo lateral inferior esquerdo(32) está inclinado 8 graus para a face lingual e 3 graus para mesial.
2- Bossas são elevações ou saliências de esmalte que se sobressaem nas faces axiais. São elas: mesiais, distais, linguais e vestibulares.
3-Fossa lingual: depressão ampla e rasa na face lingual dos dentes anteriores.
Fóssula: depressão rasa e de formato piramidal presente na superfície oclusal dos dentes posteriores. É formada pelo encontro de 3 vertentes internas: uma da cúspide vestibular,uma da cúspide lingual e ma da crista marginal. Pode ser mesial e distal.
Fosseta: depressão em forma de ponta localizada nas faces vestibulares e linguais dos molares, corresponde ao término dos sulcos ocluso-vestibulares e ocluso-linguais.
4- A ponte de esmalte ocorre frequentemente nos dentes 34 ou 44 e nos 16 ou 26, já o cubérculo ocorre somente no 16 ou 26.
5-Área retentiva é a região que está situada abaixo da linha equatorial da coroa, ou seja região abaixo do ponto de maior covexidade, lugar onde são fixados os aparelhos ortodônticos.
6-Ponto de maior convexidade da parábola delineada pelo contorno gengival das coroas clínicas.
7-O espaço entre os Caninos(53 ou 63) e Laterais decíduos superiores(52 ou 62) e Primeiros Molares(74 ou 84) e caninos decíduos inferiores(73 ou 83) têm o nome de "Diastema dos Primatas". É herança antropológica, remanescente da evolução das espécies, em que os ancestrais do Homo Sapiens tinham estes espaços onde se alojava o sobre passe oclusal dos caninos que eram muito grandes.
8-
9- O maior dente da arcada inferior é também o maior das duas arcada que é o 1 molar inferior, pentacuspidado.
10-É região compreendida entre a polpa coronária até a bifurcação dos canais radiculares, podendo ser visível na raízes.
11-O 24 possui geralmente 2 raízes e o 25 possui geralmente 1 raiz.
12-São classificados em dois tipos principais, o periodonto de inserção que inclui: a lâmina cortical óssea alveolar, o cemento, ligamento periodontal ou desmodonto e o periodonto de proteção: a gengiva, o epitélio de união e a cutícula primária.
13- Os ameloblástos são responsáveis pela produção de esmalte na amelogênese dentária, e os odontoblástos são responsáveis pela produção de dentina, sendo a primeira camada produzida denominada de dentina do manto.
14-Conforme o botão dentário se prolifera, aumenta de tamanho e muda de forma, devido ao crescimento desigual em diferentes áreas do botão. Este crescimento leva a formação da etapa de capuz, o qual se caracteriza por uma invaginação do epitélio no ectomesênquima subjacente. Nesta fase as células epiteliais são esferóides e estão ordenadas e separadas por pequena quantidade de substância intercelular.
Nesta etapa de desenvolvimento, já começa a se esboçar todos os elementos formativos do dente e de seus tecidos de suporte. O conjunto de células ectodérmicas, que lembram um capuz, é denominado Órgão Dental, responsável pela formação do esmalte dentário, pela estabelecimento da forma da coroa, pelo inicio da formação da dentina e pelo estabelecimento da junção dento gengival. A população de células ectomesenquimais condensadas, localizadas na concavidade do órgão dental é chamada de Papila dentária, a qual formará a dentina e a polpa. As células ectomesenquimais que envolvem o órgão do esmalte e a papila dentária, constituem o folículo dentário ou saco dentário, incumbidas de formarem o cemento, ligamento periodontal e osso alveolar, estruturas de sustentação do órgão dentário.
Em alguns germes dentários em desenvolvimento, ocorre nesta fase, um acúmulo de células justapostas no centro do órgão do esmalte, o nó ou nódulo do esmalte. Muitas vezes o nó de esmalte é contínuo com o cordão do esmalte, coluna de células que ligam o epitélio interno ao epitélio externo. Estas estruturas são temporárias e não estão necessariamente em todos os dentes.
http://www.foar.unesp.br/Atlas/Res_Odontogenese.html
15-http://www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2009/05/v05n0606ctr.pdf
16-"Espaço tringular de base vestibular ou lingual, situado entre as faces de contato de dois dentes da mesma arcada."(PICOSSE/1987)

Outros materiais