Buscar

AULA 08.03.2013

Prévia do material em texto

É fato incontestável a importância da alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a promoção da saúde, sobretudo dos organismos jovens, em fase de desenvolvimento e para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis cuja prevalência vem aumentando significativamente. 
SAÚDE PÚBLICA x NUTRIÇÃO
SAÚDE: estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença (OMS).
VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE – SUS: saúde resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posso da terra e acesso a serviços de saúde.
ARTIGO 196 (CONSTITUIÇÃO DE 1988): saúde é um direito de TODOS e DEVER DO ESTADO, garantindo mediante políticas sociais de econômicas que VISEM A REDUÇÃO DO RISCO DE DOENÇA E OUTROS AGRAVANTES e o acesso universal e igualitário as ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. (O governo então estabelece diretrizes sociais e econômicas para garantir a saúde e manter tudo sob controle).
ARTIGO 198: PRINCIPIO DA HIERARQUIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO: INTEGRAL, DESCENTRALIZADO (tem em estados e municípios), PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE. Atenção básica, atenção de médica complexidade e atenção de alta complexidade.
DOENÇA: doença é a perda da homeostasia (do equilíbrio) corporal, total ou parcial, estado que pode cursar devido a infecções, inflamações, isquemias, modificações genéticas, sequelas de trauma, hemorragias, neoplasias ou disfunções orgânicas.
SAÚDE PÚBLICA: é a ciência e a arte de EVITAR DOENÇAS, PROLONGAR A VIDA, e desenvolver a saúde física, mental e a eficiência através de esforços organizados da COMUNIDADE para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços médicos e paramédicos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes