Buscar

QUESTIONÁRIO SEGURANÇA ALIMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCALA BRASILEIRA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR – EBIA 
O que é EBIA? Para que serve? Escala brasileira de insegurança alimentar e fome no Brasil. É disponibilizada para gestores das políticas públicas nacionais com alta validade de diagnóstico da condição de insegurança alimentar e fome bem como monitoramento e avaliação das ações do combate a fome no país. Este projeto, EBIA, foi baseado na HFSSM (Household Food Security Survey Module).
Quais os níveis das dimensões domiciliares? Quantitativa, qualitativa, psicológica e social.
Quais as dimensões universais da insegurança alimentar? Ansiedade e incerteza em relação ao acesso ao alimento; qualidade insuficiente (inclui variedade , preferências e aspectos de aceitabilidade social); consumo insuficiente e suas consequências físicas. 
Responda as 15 perguntas da EBIA. Faça sua pontuação e classificação?
1 – Não;
2 – Não
3 – Não
4 – Não
5 – Não
6 – Não
7 – Não
8 – Não
9 – Não
10 – Não
11 – Não
12 – Não
13 – Não
14 – Não
15- - Não
Pontuação – 0 – Segurança alimentar
Como se dá a classificação do nível de insegurança alimentar? Insegurança alimentar leve; insegurança alimentar moderada e insegurança alimentar grave. 
Quando ocorreu o primeiro diagnóstico de segurança e insegurança alimentar no Brasil? Como estavam as condições de insegurança alimentar? Ocorreu em 2004. As condições de insegurança alimentar era encontrada na maior parte das famílias em classe D e E, com precárias condições de saneamento, mulheres eram chefes de família com adolescentes e filhos pequenos, e com baixa escolaridade. 
Quais as modificações da segurança alimentar para a população beneficiada pelo programa Bolsa Família? De acordo com o PNAD, famílias beneficiadas pelo bolsa família encontravam em maior parte em insegurança alimentar grave. Isto então estava mostrando que os efeitos reais do programa se concentrava em outras condições de vulnerabilidade, reduzindo o impacto da transferência de renda. Essa hipótese foi confirmada ao serem analisadas mudanças no perfil de segurança alimentar com acréscimo de renda, por exemplo, se aumentasse R$10,00 a mais no bolsa família, a chance de segurança alimentar aumentava em 8%, se aumentassem R$60,00 a chance de segurança alimentar aumentava em 50%. 
Quais os avanços conceituais importantes para a medida de SAN? Menor ênfase no uso de indicadores de disponibilidade e utilização dos alimentos e maior ênfase ao uso de medidas de acesso aos alimentos.
Mudança de enfoque das medidas objetivas para as subjetivas.
Ênfase crescente na mensuração fundamental (diretas) em vez de nas medidas indiretas.

Outros materiais

Outros materiais