Buscar

Cinema e História: Linguagens Diferentes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

: 90 PROTOCOLO: 201608081268616ADBFCB
Disciplina(s):
História da Arte
Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Data de início:	24/08/2016 10:11
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	09/09/2016 22:45
Questão 1/10
Analise a imagem a seguir:

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.consciencia.org/a-civilizacao-helenica/6>. Acesso em: 05 jun. 2016.
De acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, diferentemente dos objetos que possuíam o status de artísticos já ao serem criados, como os quadros, outros objetos, como as moedas, levaram algum tempo para serem considerados como fontes históricas. Considerando isso, leia as afirmativas a seguir:
I – Os antiquários dos séculos XVI e XVII tiveram uma importância considerável, pois retiravam informações de artefatos como as esculturas, por exemplo.
II – Os objetos sagrados eram considerados como fontes pela História da Arte já no século XII.
III – É a partir do século XIX, começo do XX, que essas fontes começam a ser devidamente reconhecidas na História da Arte.
IV – A consolidação da inserção dessas novas fontes relacionadas à imagem ocorre com a História Cultural, já no século XX.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	A	
Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Francis Haskell assinalou a importância dos antiquários dos sécs. XVI e XVII, que também alimentaram o uso empírico imediato de informações extraídas de moedas, esculturas, pinturas das catacumbas romanas e outros artefatos.(...) É somente no séc. XIX, entretanto, e começos do XX, que a História da Arte, em várias frentes, começa a encaminhar- se para a aceitação dos direitos de cidadania da fonte iconográfica, sobretudo mais tarde, nos domínios da História Cultural (p. 13).
	B	
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	C	
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	D	
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	E	
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 2/10
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Para que isso ocorra, faz-se necessário que os envolvidos no processo educativo percebam-se como agentes e não espectadores do processo, em que a autonomia possa ser exercida com sua real finalidade, ou seja, elaboração conjunta de práticas educacionais que visem a melhores condições para uma formação de qualidade das crianças e dos jovens que fazem parte do processo escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em CAETANO, Maria Raquel. Gestão democrática e a formação do sujeito integral: estratégias para a sala de aula. Revista Intersaberes, vol.11, n.22, p. 175 – 196, jan.- abr. 2016, p.178.
Uma das formas de contribuir para que os indivíduos sejam agentes autônomos é garantir que tenham voz ativa, como no caso da História Oral. Considerando isso e o artigo-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiência com história oral no ensino fundamental, assinale a alternativa correta: 
	A	
A existência de condições que assegurem e estimulem a participação oral dos indivíduos presentes no espaço escolar é uma preocupação secundária, pois já é efetiva no modelo tradicional de ensino. 
	B	
A forma mais adequada para o processo de ensino é aquela na qual quem possui o direito de fala é o professor, sendo que é ele quem detém o conhecimento a ser transmitido.
	C	
Além de dar voz aos mais diferentes agentes, a História Oral também pode favorecer o diálogo entre as diferentes disciplinas escolares através de projetos coletivos. 
Você acertou!
A escolha do trabalho com história oral para desenvolver os conceitos e as práticas de respeito e empatia partiu da compreensão de que esse procedimento pode representar uma nova abordagem não apenas para ensinar história, mas para estimular o diálogo entre as diferentes disciplinas acerca de projetos coletivos. (artigo-base Calçando os sapatos do outro, p.87).
	D	
A História Oral acarreta consequências como o desrespeito à autoridade do professor e ao sistema de ensino como um todo.
	E	
Para o funcionamento adequado da prática da História Oral é necessário que existam espaço destinados ao relato de cada grupo específico, como os grêmios estudantis para os alunos. 
Questão 3/10
Leia o trecho a seguir:
“Na verdade, o cinema ainda não era nascido quando a história se constituiu, aperfeiçoou seus métodos, parou de narrar para explicar. A “linguagem” do cinema revela-se ininteligível e, como a dos sonhos, é de interpretação incerta. Mas essa explicação não é satisfatória para quem conhece o infatigável ardor dos historiados, obcecados por descobrir novos domínios, sua capacidade de fazer falar até troncos de árvores, velhos esqueletos, e sua aptidão para considerar como essencial aquilo que até então julgavam desinteressante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 79.
De acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, acerca da relação entre a História e o cinema, assinale a alternativa correta: 
	A	
O cinema, diferente das fontes visuais em geral, constitui-se como uma forma de se conhecer parte da cultura de um período sem, porém, ser considerada como fonte. 
	B	
O interesse do historiador pelo cinema enquanto fonte tem aumentado condição essa que se reflete num maior número de eventos relacionados ao tema. 
Você acertou!
Em escala menor e também reproduzindo o que ocorre em escala internacional, o cinema, seja documental, seja de ficção, é um segundo domínio que vem crescendo na atenção dos historiadores, embora com material mais disperso (o vídeo ainda está num patamar imediatamente anterior). Mas a reflexão sobre as relações entre o cinema e a História tem-se multiplicado sensivelmente em seminários, mostras, cursos, coletâneas, monografias (p. 22).
	C	
Para o cinema ser considerado como uma fonte, necessita cumprir alguns requisitos, como ser um documentário por exemplo.
	D	
Depois da internet, pode-se considerar que houve uma perda na quantidade de pesquisas relacionadas ao cinema, sendo que desde então a cada ano diminui mais.
	E	
Em relação às fontes ligadas à arte, cinema constitui-se como o primeiro domínio de interesse dos historiadores, mais do que imagens, como a fotografia, por exemplo. 
Questão 4/10
Leia o excerto a seguir:
“As fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de seus conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
A inserção de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a alternativa correta:
	A	
A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para atender à demanda das especificidades dessas fontes. 
	B	
As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a necessidade de novas abordagens. 
	C	
No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores. 
	D	
Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma superação das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento de metodologias adequadas.
Você acertou!
A tradição oral, os diários íntimos, a iconografia
e a literatura apresentaram-se como fontes históricas da excelência das anteriores, mas que demandavam do historiador uma habilidade de interpretação com a qual não estava aparelhado. Tornava-se imprescindível que as antigas fronteiras e os limites tradicionais fossem superados. Exigiu-se do historiador que ele fosse também antropólogo, sociólogo, semiólogo e um excelente detetive, para aprender a relativizar, desvendar redes sociais, compreender linguagens, decodificar sistemas de signos e decifrar vestígios, sem perder, jamais, a visão do conjunto (p. 6).
	E	
A existência de uma metodologia em específico foi considerada como dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como ilustrações.
Questão 5/10
Analise o fragmento de texto a seguir:
“As imagens acompanham o processo de hominização e de socialização do homem desde a pré-história, elas perpassam a vida e a organização social, ordenando a relação entre os homens e desses com o visível e o invisível. A confecção de máscaras mortuárias e a produção de lápides, desde a Antiguidade, apontam para a relação entre imagem e morte, bem como para a necessidade do homem de afirmar e de prolongar a vida frente à perspectiva de sua finitude”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Charles (Org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 10.
Ao longo do tempo, as imagens foram utilizadas para diversos fins e interpretadas de maneiras variadas. Em relação a esse processo e a fotografia, tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I – Uma das ideias mais criticadas por diversos campos do conhecimento é a de que o que está impresso na fotografia é a realidade pura.
II – A história da fotografia é por vezes confundida com as várias abordagens sobre a imagem fotográfica, feitas ao decorrer do desenvolvimento do pensamento ocidental.
III – A fotografia foi interpretada em todos os contextos como a materialização da realidade tal como ela é.
IV – A definição da história da fotografia pode ser resumida aos avanços técnicos das máquinas fotográficas e dos equipamentos.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
	A	
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	B	
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	C	
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	D	
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
A história da fotografia confunde-se com as diferentes abordagens que, em diversos momentos do pensamento ocidental, aplicou-se à imagem fotográfica. A ideia de que o que está impresso na fotografia é a realidade pura e simples já foi criticada por diferentes campos do conhecimento, desde a teoria da percepção até a semiologia pós-estruturalista (p. 3). 
	E	
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Questão 6/10
Analise a seguinte imagem:

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://ancient-greece.org/architecture/parthenon.html>. Acesso em: 05 jun. 2016.
O interesse do Renascimento pela cultura clássica é um dos principais pontos que caracteriza esse movimento. Quanto às fontes utilizadas, tendo como base o texto-base O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual, assinale a alternativa correta:
	A	
Todas as fontes da Antiguidade que os Renascentistas utilizavam eram de base escrita, pois eram as que estavam disponíveis na época.
	B	
Quanto à organização das fontes, essas eram dispostas de forma aleatória, sem identificação ou classificação. 
	C	
Havia vários tipos de fontes, como as escritas e as imagens, sendo que estas últimas foram organizadas de forma sistematizada. 
Você acertou!
As fontes escritas do pensamento clássico foram revalorizadas de um novo modo no contexto do Renascimento, enriquecendo o campo da filologia. Porém, o interesse renascentista pelos clássicos também se debruçou sobre inúmeros outros tipos de fontes e levou adiante a curiosidade por objetos e pelas imagens e pela arte antiga de um modo geral. Esse interesse ultrapassou a curiosidade e conduziu à sistematização de procedimentos de identificação e caracterização de fontes não-escritas. Do mesmo modo, é possível observar as conquistas do tratamento das fontes escritas para o conhecimento da história, e que, aliás, são da mesma época. A forma como essa atitude investigativa foi caracterizada constituiu a tradição dos antiquários e do antiquariado (p. 101).
	D	
Fonte clássica no período do Renascimento era definida como sendo objetos e imagens que expressassem a arte antiga. 
	E	
A influência da Antiguidade no Renascimento era limitada a uma espécie de simbologia na qual o contato com as fontes originais era nulo. 
Questão 7/10
Analise a imagem a seguir:

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=358&evento=5>. Acesso em: 05 jun. 2016.
O mapa acima faz parte do período do Renascimento. Quanto a isso, tendo como base o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares leia as afirmativas a seguir:
I - Durante esse período há um aumento significativo na quantidade de imagens, tanto contemporâneas quanto antigas, presentes na sociedade.
II - O Renascimento propiciou as bases necessárias para o desenvolvimento da Revolução Científica, como no que se refere à representação do espaço, por exemplo.
III - Exemplares de cartografia ou de anatomia demonstram o surgimento de novos usos para as imagens.
IV – Identifica-se que no Renascimento houve uma considerável diminuição na utilização de imagens em geral, o que pode ser atribuído ao desenvolvimento da escrita.
Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas: 
	A	
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. 
Você acertou!
O Renascimento, por sua vez, deixa-se inundar de imagens, contemporâneas, assim como antigas, criando um lastro em que a Revolução Científica logo mais vai assentar as bases do “oculocentrismo” do mundo moderno, particularmente no que diz respeito à representação do espaço e às teorias ópticas — que não negam seus débitos para com a Antiguidade clássica. Certamente imagens cartográficas ou de anatomia, entre outras, apontam para novos usos, embora, como padrão social, a função cognitiva seja tênue (p. 13). 
	B	
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	C	
Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	D	
Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
	E	
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com os sustos da psicologia impressa. O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
O trecho acima é um excerto de um dos manifestos do movimento modernista que ocorreu no Brasil. Quanto ao contexto social do modernismo brasileiro, considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, assinale a alternativa correta:
	A	
A arte moderna brasileira foi inspirada por tendências estrangeiras, por isso seu início se deu tardiamente, na década de 1950. 
	B	
Durante a 1ª Guerra Mundial, em meados da
década de 1910, surge o movimento modernista no Brasil como uma forma de expressão desse período.
	C	
Nas décadas de 30 e 40 a arte moderna consolida seu espaço, com o apoio do governo Vargas que se utilizou da arte e da cultura para manter a unidade social. 
Você acertou!
De fato, nos anos 1930 e 1940, a arte moderna conquista maior espaço no país, em parte pelo papel de divulgador de Portinari, o qual recebeu grande apoio do governo Vargas, que soube se servir da arte e da cultura como agentes de coesão social. Na era Vargas, afirma Antonio Candido, ocorre a “consolidação e difusão da poética modernista, (...) a normalização e generalização dos fermentos renovadores, (...) a incorporação do modernismo aos hábitos artísticos e literários”. (artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, p.165).
	D	
O modernismo brasileiro restringiu-se à literatura, deixando de fora as artes plásticas e a música, por exemplo. 
	E	
Houve alguns expoentes artistas do pensamento modernista que se constituíram enquanto agentes individuais, sem existir um movimento propriamente dito. 
Questão 9/10
Analise a imagem a seguir:

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=477&evento=3>. Acesso em: 05 jun. 2016.
De acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, a charge acima foi produzida e divulgada pouco antes da Revolução Francesa, no século XVIII. Sobre a relação entre as imagens e o período mencionado, leia as afirmativas a seguir:
I – As imagens tiveram um papel específico no processo de derrubada da Monarquia Francesa, como instrumento de ação política.
II – Como a maior parte da população francesa já era alfabetizada, as imagens serviam como mera ilustração aos textos escritos nos panfletos.
III – A utilização das imagens nesse episódio apresentou elementos que despertaram a atenção de historiadores da arte da época.
IV – O movimento contrarrevolucionário, que defendia a permanência da Monarquia instituída no poder, também utilizou as imagens como forma de luta.
Agora assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	A	
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	B	
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
	C	
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	D	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
No Século das Luzes, a função predominante continua a de tornar sensível, pela forma, ideias e valores. A Revolução Francesa, por exemplo, vai incentivar abundante produção de imagens, como instrumento de luta política, revolucionária e contrarrevolucionária. Mas nisso se abrem pistas que despertarão a atenção de historiadores da arte (e mesmo de historiadores tout court), como de certa forma já se expressa na ilustração gráfica da Encyclopédie (p. 13). 
	E	
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. 
Questão 10/10
Analise a imagem a seguir:

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/il2706201006.htm>. Acesso em: 11 jun.2016.
 
A foto acima é uma das imagens que mais rodou o mundo através das páginas de inúmeros jornais, ganhando o prêmio Pulitzer da fotografia. Considerando isso e o texto-base Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I - Os meios de comunicação possuem um grande alcance, através deles, as imagens fotográficas fazem com que acontecimentos se tornem emblemáticos.
II – A utilização de fotografias em manchetes e reportagens era uma prática do século passado, que foi extinta depois do surgimento das redes sociais.
III – O consumo de fotografias através dos meios de comunicação impressos é de frequência cotidiana na sociedade contemporânea.
IV – A imagem fotográfica por si só é isenta de sentido, necessitando do acompanhamento de um texto para ser entendível.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
	A	
Apenas as alternativas I e III estão corretas. 
Você acertou!
Os meios de comunicação possuem um grande alcance através dos quais as imagens fotográficas fazem com que acontecimentos se tornem emblemáticos. Comentário: Quotidianamente, consumimos imagens fotográficas em jornais e revistas que, com o seu poder de comunicação, tornam-se emblemas de acontecimentos, como aquela já famosa foto do bombeiro carregando o corpo inerte de uma criança no atentado do edifício em Oklahoma, em abril de 1995. A simples menção da foto já nos remete aos fatos e aos seus resultados. P. 5
	B	
Apenas as alternativas II e III.
	C	
Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	D	
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
	E	
Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes