Buscar

RESUMO ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO NUTRICIONAL
Atenção nutricional compreende os cuidados relacionado à alimentação e nutrição com o objetivo de promoção, proteção à saúde e prevenção, diagnóstico e tratamentos de agravos devendo estar associado a outras esferas do SUS (Sistema Único de Saúde). Esta atenção é voltada tanto para pessoas individualmente como para famílias, comunidades. 
Cada indivíduo apresenta uma característica diferente, específica e cada um passa por uma fase de vida que deve ser um dos focos da atenção nutricional, mas ainda deve ser identificado e priorizado fases mais vulneráveis a problemas em relação à alimentação e a nutrição.
Já as famílias e as comunidades, cada um tem suas características, dinâmicas, formas de organização diferentes umas das outas, diferentes respostas a fatores que podem afetar a comunidade ou família. Para isso então deve ser considerado na atenção nutricional as especificidades dos diferentes grupos populacionais, povo, comunidades tradicionais, culturas tradiconais, por exemplo a população negra, quilombolas.
A atenção nutricional deve fazer parte da Rede de Atenção à Saúde, tendo a Atenção Básica como coordenadora. Esta atenção básica tem a capacidade de identificar as necessidades de saúde da população e sob sua responsabilidade, contribui para a organização da atenção nutricional. 
Esse processo de organização e cuidados deve ser iniciado pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população. Quem possibilita essa constante avaliação e organização é a vigilância alimentar e nutricional, como por exemplo do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) entre outros sistemas que consigam identificar indivíduos ou grupos que apresentam agravos/riscos em relação à saúde relacionados ao estado nutricional e consumo alimentar. É de extrema importância então que as equipes da Atenção Básica identifiquem os locais de produção, comercialização e distribuição dos alimentos, costumes, tradições, culturas, entre outras características do território onde vive determinada população que podem relacionar-se aos hábitos alimentares e estado nutricional. 
Atenção nutricional, deve priorizar a realização de ações no âmbito da Atenção Básica, mas deve incluir outros pontos de atenção à saúde quando necessário, como os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, hospitais, atenção domiciliar entre outros. 
É necessário então que a alimentação e nutrição seja considerada como um fator determinante de saúde e levar em consideração a complexidade do comportamento alimentar onde isso implica disseminar essas concepções entre outros profissionais. Ou seja, na organização da atenção nutricionais deve ser considerado outras racionalidade terapêuticas, possibilitando a incorporação de práticas integradas e complementares nos cuidados relacionados a alimentação e nutrição.
Já na atenção básica, a atenção nutricional deve dar respostas as necessidade de saúde do seu território considerando as de maior frequência e relevância, observando critérios de riscos e a vulnerabilidade.
Atualmente, são prioridades as ações preventivas nos casos de: obesidade, desnutrição, carências nutricionais específicas, doenças crônicas não transmissíveis. Há demanda de atenção nutricional para indivíduos portadores de necessidades alimentares especiais como pessoas com erro inato do metabolismo, transtornos alimentares. 
A equipe da Atenção Básica deve ser apoiada por equipes multidisciplinares com a participação de profissionais da área da alimentação e nutrição, neste caso podemos ressaltar a presença do profissional nutricionista, que deverá ajudar os demais profissionais para o desenvolvimento de ações, respeitando seus núcleo de competência. Por exemplo, ações preventivas das carências nutricionais que deverá ser usado suplementação, é de responsabilidade da Atenção Básica. 
Mesmo a Atenção Básica sendo considerada a porta principal de entrada de usuários, as demandas para a atenção nutricional pode ser identificada em outros pontos da rede de atenção à saúde. Assim, a atenção nutricional em outros pontos de atenção à saúde também deve ser realizada com a participação de equipes multidisciplinares respeitando as atividades particulares dos profissionais. É necessário então a elaboração de protocolos, manuais, normas técnicas que vão dar orientação para a organização dos cuidados relativos à alimentação e nutrição. Deve ser normatizado os critérios para o acesso a alimentos a fins especiais de modo a promoção da equidade e regulação no acesso desses produtos.
Em hospitais, é necessário promover articulações entre o acompanhamento clínico com o nutricional, onde o estado nutricional tem muita importância na evolução clínica do paciente. Ou seja, a oferta de uma alimentação adequada, saudável é fundamental nos processos de recuperação de saúde e prevenção de novos agravos em hospitalizados.
No mesmo contexto de garantia de oferta da alimentação adequada e saudável, é ressaltado a importância do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. Por isso deve ser incentivado a prática do aleitamento materno e a doação de elite humano em diversos serviços de saúde de forma articulado ao Banco de Leite Humano. A incorporação organizada da atenção nutricional então deverá gerar resultados positivos na saúde da população.

Outros materiais

Outros materiais