Buscar

AV PENSAMENTO POLITICO

Prévia do material em texto

� Fechar�
	Avaliação:  PENSAMENTO POLÍTICO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ROSANA PACHECO DE QUEIROZ
	
	
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201202273983)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O período renascentista ficou marcado como um período fundamental para as bases da concepção de Estado que temos atualmente. A obra clássica desse período é uma espécie de "manual de ação política", onde segundo seu autor, estava disposta a "arte de conquistar, manter e exercer o poder". Assinale a opção que mostra obra e autor dessa obra clássica da ciência política:
	
	 
	Nicolau Maquiavel, com O Príncipe.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201202274941)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Desde que há capitalistas e obreiros no mundo, não apareceu livro de tão grande importância para os obreiros como este. As relações entre o Capital e o Trabalho, eixo em torno do qual rota todo o nosso sistema social do tempo presente são cá, pola primeira vez, desenvolvidos cientificamente, com uma profundidade e com uma clareza só possíveis para um alemão. Por mais preciosos que sejam e ficarão como tais os escritos dum Owen, dum Saint-Simon, dum Fourier, foi reservado a um alemão alçar-se à altura desde a que se pudesse enxergar com claridade e panoramicamente o domínio inteiro das relações sociais modernas, de igual modo que aparecem aos olhos do espectador, situado no mais alto cimo, os sítios montanhosos menos altos. (ENGELS, 1868). O trecho acima é parte do prefácio preparado por Friedrich Engels para aquela que é considerada a principal obra de Karl Marx, e que teve seu primeiro volume escrito em 1867. Está obra se intitula:
	
	 
	O Capital
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201202273985)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governos ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Sobre a relação da Ciência Política com as demais Ciências Sociais é correto afirmar:
	
	
	
	 
	O fato social e a sociedade são objetos da sociologia e da Ciência Política
	
	
	
	
	
	
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201202273980)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Ciência Política é uma ciência que tem como objeto o estudo o Estado, ou o poder, de acordo com algumas de suas correntes. A Ciência Política é classificada como uma ciência da área:
	
	 
	Social
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201202274933)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em relação às posições e ideais defendidos pelos iluministas é possivel afirmar que são verdadeiras as opções: I - Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica. II - Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Absolutismo. III - Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A afirmativa II é verdadeira, as afirmativas I e III são falsas.
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201202274577)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Jonh Locke, nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. Teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Em sua obra, Locke afirma que a existência do indivíduo é anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam originalmente num estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado de estado de natureza. Para John Locke, são direitos naturais do homem:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Liberdade, igualdade e propriedade
	
	
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201202332697)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Comente sobre o conceito de sociedade civil.
	
	
	
Gabarito: : O conceito de sociedade civil assume diversos sentidos ao longo da história, muitas vezes contrastantes entre si. O sentido do termo só pode ser entendido na sua relação com o contexto histórico. Ao longo do tempo, a compreensão da sociedade civil foi muitas vezes atrelada à dicotomia entre sociedade e Estado: tudo que não cabia na esfera estatal era definido como compondo a sociedade civil. sociedade civil é o lugar onde surgem e se desenvolvem os conflitos econômicos, sociais, ideológicos, religiosos, que as instituições estatais têm o dever de resolver, ou através da mediação ou através da repressão.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201202276373)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Folha de São Paulo online, 08/10/2012 - 13h23 Empate faz eleição ser decidida por idade em cidades de SP e PR A chance de os dois principais candidatos a prefeito de um município receberem o mesmo número de votos é mínima, mas deu empate nas eleições municipais de Bananal (a 326 km de São Paulo) e de Balsa Nova (PR). De acordo com a Justiça Eleitoral, em casos de empate no total de votos válidos de uma disputa, o resultado das urnas é decidido pela idade dos candidatos. Vence o mais velho. Em Bananal, a candidata Mirian Bruno (PV) empatou com seu concorrente, Peleco (PSDB). Ambos receberam 1.849 votos. Mirian Bruno, que nasceu em 17 de dezembro de 1949, vai administrar a prefeitura a partir de 2013. Seu adversário é 14 anos mais jovem, nasceu em 18 de agosto de 1964. Considerando a notícia acima, responda: a candidata Mirian Bruno foi eleita para ocupar um cargo...
	
	
	
	 
	do Poder Executivo
	
	
	
	
	
	
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201202274614)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A palavra democracia vem do grego (demos, povo; kratos, poder) e significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar no governo uma só pessoa, ou um grupo, e ainda tratar-se de uma democracia ¿ desde que o poder seja do povo. O fundamental é que o povo escolha o indivíduo ou grupo que governa, e que controle como ele governa. (RIBEIRO, Janine. Democrcia, 2001) Considerando o texto acima, explique o que diferencia a democracia representativa da democracia direta.
	
	
	
Gabarito: Na democracia representativa o povo não trata diretamente das coisas públicas do governo, mas sim por meio de representantes eleitos. É o sistema de governo mais comum nos Estados modernos.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201202332666)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O Príncipe é um manual para governantes que visam auxiliar um ¿novo príncipe¿ a manter o poder e o controle no seu Estado. Assim, Nicolau Maquiavel pode ser considerado o pai da Ciência Política Moderna. Dentre suas premissas, podemos destacar:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	o utilitarismo e método empírico.
	
	�
	 ��11a Questão (Ref.: 201202277219)
	DESCARTADA
	"Todos os Estados, todos os domínios que exerceram e exercem poder sobre homens, foram e são, ou Repúblicas ou principados¿ (Maquiavel, O Príncipe, capítulo I). O trecho expõe a concepção de Maquiavel no que se refere à classificação das formas de governo. Segundo esse autor, as duas diferentes formas de governo são:
	
	
	
	 
	República e Monarquia

Outros materiais