Buscar

EdA AA2 (Isabella Madureira Silva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIDADE 1 - ATIVIDADE AVALIATIVA 2.1
Produção textual: histórico da Educação Ambiental
NOME: Isabella Madureira Silva 					RA: 475386
Nessa atividade você deve produzir um texto individual levando em consideração as instruções abaixo descritas.
PARTE 1 - Você deve responder às questões propostas abaixo com base na entrevista com a Profa. Haydée Torres de Oliveira (AT2-1 podcast partes A e B), no texto introdutório sobre o histórico da EA (AT2-2) e no vídeo sobre o tratado de EA para Sociedades Sustentáveis (AT2-3). 
a) Comente sobre uma característica marcante da Educação Ambiental praticada no Brasil.
b) A Educação Ambiental praticada no Brasil é semelhante àquela realizada nos países chamados de “desenvolvidos”? Por que?
c) Em que contexto (histórico, ambiental e social) foi construído o Tratado de EA para Sociedades Sustentáveis?
É necessário que você ouça e estude os três materiais teóricos disponíveis nessa Unidade para responder às questões.
Segundo Haydée Torres de Oliveira, a Educação Ambiental (EA) pretende a transformação do ambiente em si e foca a transformação das pessoas para uma mudança de hábito de vida em relação ao meio ambiente, individualmente e socialmente. Foca na formação de cidadãos críticos, dispostos a repensar e refletir sobre as questões ambientais e suas ações. 
A EA é praticada desde muito tempo, porém, a nomenclatura é recente e surgiu por volta da década de 1970. No Brasil, ficou mais evidente no início dos anos 1980 quando, juntamente com o ressurgimento dos movimentos sociais, a EA adquire forças e é ligada a esses movimentos. Portanto, a EA é considerada comunitária, ou seja, é voltada à sociedade e é realizada em outros espaços educativos que não a escola. 
Em todo o mundo existe uma correlação muito grande entre a EA praticada, porém, ocorrem diversidades de práticas por conta das diferentes referências que cada país tem sobre educação e meio ambiente. Nos países ditos desenvolvidos, a EA ocorre de maneira mais normativa/disciplinatória, estabelecendo-se normas, multas, punições para que os cidadãos respeitem a conservação ambiental e criem novos hábitos para alcançar tal objetivo. Além disso, nesses países, a EA está muito presente (e talvez somente) nas escolas.
Em 1992, a EA teve grande importância durante a ECO-92 (evento mundial ambiental e político), realizada no Rio de Janeiro. Foi onde ocorreu a Primeira Jornada de Educação Ambiental que deu origem ao Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentáveis e responsabilidade Global. Foi escrito por diversas pessoas de diferentes países e propõe a revisão radical de todos os conceitos que norteam a vida no mundo ocidental, baseando-se no respeito a todas as formas de vida com ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. O tratado é um processo dinâmico e a EA deve auxiliar no desenvolvimento de uma consciência ética sobre todas as formas de vida que compartilhamos este planeta.
PARTE 2 - Faça uma pesquisa sobre os principais acontecimentos históricos na área da educação ambiental e ambientalismo e destaque 2 fatos/acontecimentos que você considera importantes nessa área. Para cada acontecimento relate: 
a) data ou período de acontecimento
b) local do fato ou acontecimento
c) porque você considera esse acontecimento como fundamental na trajetória da EA e do ambientalismo

Outros materiais