Buscar

EdA AA5.2 (Isabella Madureira Silva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIDADE 5 - ATIVIDADE AVALIATIVA 5.2
Texto sobre diferenças entre projetos de Educação e Gestão Ambiental
NOME: Isabella Madureira Silva 					RA: 475386
Construir um texto individual contendo as questões abaixo:
a) Dos projetos apresentados na AT5-4, qual tem o foco principal na gestão ambiental? E na educação ambiental? Justifique sua resposta.
b) Quais são as principais diferenças entre um projeto de gestão ambiental e um projeto de educação ambiental?
c) Qual é sua opinião sobre um projeto que utiliza ações baseadas tanto na gestão ambiental como na educação ambiental? Seria interessante? Seria possível? Por quê? 
Dos projetos apresentados, apenas o texto 1 tem foco principal na educação ambiental, pois trata do contexto de intervenção ambiental num meio social e “teve como objetivo a sensibilização, a informação e o envolvimento da comunidade residente na Bacia do Monjolinho quanto às consequências negativas da prática das ligações cruzadas para a bacia como um todo e para o rio Monjolinho em particular”, ou seja, ocorreram intervenções educativas com a população. Os textos 2 e 3 focam na gestão ambiental, pois realizam um diagnóstico quanto à situação dos resíduos, o primeiro sobre resíduos químicos perigosos de laboratório e o segundo sobre resíduos da construção civil, ambos orientam quanto à melhor destinação desses resíduos e propõem uma reformulação na gestão desses resíduos.
	Assim sendo, um projeto de gestão ambiental propõe-se interagir com o meio, modificando o modo de gerir um processo, já um projeto que tem foco na educação ambiental, propõe-se interagir com as pessoas, sensibilizando-as quanto à importância do projeto em questão.
	Acredito que um projeto que utiliza ações baseadas na gestão ambiental e na educação ambiental é muito interessante e possível. Geralmente, esses temas estão interligados, pois se busca a educação ambiental para alcançar sucesso na mudança de um sistema de gestão. Tem-se que ter em mente a mudança de comportamento do público envolvido para conseguir alcançar o objetivo proposto de novo modo de gerir.

Outros materiais