Buscar

História do Karatê

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O Karatê é uma arte marcial oriunda do Okinawa-Te da ilha de Okinawa, e tem como raiz o Vajramushti da Índia, portanto, seu nascimento genealógico ocorrido há mais de 2000 anos. Sua origem foi na Ilha de Okinawa, cujo significado é "Caminhos das Mãos Vazias". Os treinos eram secretos e os alunos escolhidos. Cada mestre desenvolvia técnicas segundo suas características físicas e mentais, as características dos alunos e suas zonas de influência. Devido ao fato do Karatê ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de estilos foi desenvolvido.
Após a Segunda Guerra, o Karatê espalhou-se para o mundo.
O Karatê moderno foi aprimorado e divulgado por Gichin Funakoshi (1869-1957), após estudar muitos anos na ilha de Okinawa. Shotokan é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957), que é considerado o pai do Karatê moderno.
A chegada oficial do Karatê no Brasil ocorreu na década de cinquenta, teve boa aceitação e conquistou espaço rapidamente espalhando-se por todo país.
Atualmente, os esportes de luta estão ganhando cada vez mais espaço, sendo o Karatê um dos que possuem grande número de praticantes em todo o Brasil.
Hoje em dia, os praticantes de Karatê não se preocupam apenas com os treinamentos específicos, mas se dedicam também à melhora do desempenho e do rendimento, incluindo em sua rotina outras atividades que auxiliam no aumento de suas performances, como musculação, natação, corrida, fisioterapia, entre outras.
Mas apenas os treinamentos e outras atividades não são o suficiente para garantir um bom desempenho, uma dieta balanceada é fundamental para que os praticantes alcancem seus objetivos. Uma dieta adequada, em quantidade e qualidade, fornece a energia e os nutrientes necessários para o desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde.
Apesar de muitos atletas estarem cientes da importância de uma boa nutrição, a maioria desconhece que os nutrientes devem ser incorporados à sua dieta. A avaliação do consumo alimentar pode ser utilizada como indicador indireto do estado nutricional, capaz de detectar situações de risco na alimentação de praticantes de Karatê. 
O presente estudo se propõe a avaliar o consumo alimentar e o estado nutricional em praticantes de Karatê.

Outros materiais