Buscar

Programas de Prevenção da Integridade e Saúde do

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina Engenharia de Segurança do Trabalho
Unidade II – Higiene do Trabalho
Higiene do Trabalho
1 - Levantamento Ambiental
O Levantamento Ambiental tem o objetivo de mensurar quantativamente os agentes Físicos, Químicos e Biológicos que estão expostos os trabalhadores que terão o ambiente examinado.
Estes valores são utilizados para revisão e preenchimento de programas de Segurança (PPRA e PCMAT) e de Saúde do Trabalhador (PCMSO) também documentações relacionadas a Previdência Social (PPP).
Higiene do Trabalho
1 - Levantamento Ambiental
Os resultados do Levantamento Ambiental pode determinar mudanças no layout da empresa ou empreendimento, bem como definir os corretos equipamentos de proteção coletivas (EPC’s) e individuais (EPI’s) necessários para proteção dos trabalhadores.
O Levantamento Ambiental toma forma no Requisito Legal LTCAT – Laudo Técnico das condições do Ambiente do Trabalho.
Higiene do Trabalho
1 - Levantamento Ambiental
Grupo I - Riscos Físicos
Nesta categoria se enquadra os riscos considerados físicos, como Frio, Calor, Radiação ionizante, Umidade, Ruídos (sons) e outras atividades físicas que possam vir a atrapalhar a saúde do trabalhador.
Grupo II - Riscos Químicos
São riscos oferecido devido as características química dos fatores, como Gases tóxicos, Fumos poluentes, Poeiras, Vapores e substâncias tóxicas e venenosas, de um modo geral.
Classificação dos Riscos Ambientais
Higiene do Trabalho
1 - Levantamento Ambiental
Grupo III - Riscos Biológicos
São riscos ocasionados por substâncias vivas, principalmente em laboratórios e ambientes de pesquisa científica, ou que fazem uso de agentes biológicos, como Farmácias, Hospitais, Empresas e Indústrias de Cosméticos.
Os principais agentes que oferecem esses riscos são Vírus, Fungos, Bactérias, Germes etc.
Grupo IV - Riscos Ergonômicos
São problemas ocasionados por má postura do trabalhador, movimentos errados, excesso de trabalho ou esforço, ações repetitivas etc.
Grupo V - Riscos de Acidentes
São riscos geralmente iminentes de acidentes, como trabalho em ambiente com Corrente elétrica, tensão, animais perigosos, maquinas pesadas, ferramentas velhas e defeituosas, dentro outros fatores que podem ocasionar todo e qualquer tipo de acidente.
Higiene do Trabalho
1 - Levantamento Ambiental
Higiene do Trabalho
2 – Embasamento Legal Especifico
As normas relativas à higiene do trabalho estão regulamentadas nos arts. 154 e ss. da Consolidação das Leis do Trabalho, com redação dada pela Lei 6.514/77, e nas Portarias expedidas por órgãos competentes do Ministério do Trabalho.
São estas as Principais:
Norma Regulamentadora nº 09 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
Norma Regulamentadora nº 15 (NR 15): Atividades e Operações Insalubres.
Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17): Ergonomia.
Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18): Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção.
Norma Gegulamentadora nº 22 (NR 22) Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração.
Norma Regulamentadora nº 33 (NR 33): Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
Higiene do Trabalho
2 – Embasamento Legal Especifico
NHO 01-Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído
NHO 03 Método de Ensaio: Análise Gravimétrica de Aerodispersóides Sólidos Coletados Sobre Filtros e Membrana
NHO 04. (Norma de Higiene Ocupacional 04). Método de coleta e análise de fibras em locais de trabalho.
NHO 05 - Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional aos Raios X nos Serviços de Radiologia
NHO 06 - Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor
NHO 07- Calibração de Bombas de Amostragem Individual pelo Método da Bolha de Sabão
NHO 08- Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho
NHO 09- Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração de Corpo Inteiro
NHO 10 - Procedimento Técnico - Avaliação da Exposição Ocupacional a Vibração em Mãos e Braços
Observação: Quando temos agentes químicos que não constam na NR-15, utilizamos valores de limites de exposição de agentes químicos da ACGIH – “American Conference Of Govermmental Industrial Higienists”.
Higiene do Trabalho
2 – Embasamento Legal Especifico
 Resumo da NR-15 
Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definido, assim as situações que quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre e também os meios de proteger os trabalhadores de tais exposições nocivas á sua saúde.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DE AMBIENTES E OU LOCAIS DE TRABALHO ONDE ESTEJAM INSTALADAS SUJEITAS O RISCOS DE INSALUBRIDADE NO TRABALHO E PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS A ESSAS ATIVIDADES, EM ESPECIAL, RUIDO, CALOR, AGENTES QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.
Higiene do Trabalho
2 – Embasamento Legal Especifico
 Resumo da NR-15 
Entende-se por "limite de tolerância", para fins desta norma a concentração ou intensidade máxima ou mínima relacionadas com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causaria danos a saúde do trabalhador durante sua vida laboral.
Adicional de insalubridade - é um direito fundamental do trabalhador que exerce sua função em meio a agentes nocivos á sua saúde, seja por exposição, natureza da atividade, condições ou métodos de trabalho.
Os riscos ambientais são capazes de causar danos a saúde e a integridade física do trabalhador devido a sua natureza, concentração intensidade suscetibilidade e tempo de exposição.
Higiene do Trabalho
2 – Embasamento Legal Especifico
Resumo da NR-15
Em relação aos agentes:
Físicos: são os efeitos geradores por máquinas e equipamentos com condições físicas características do local de trabalho que podem causar prejuízos á saúde do trabalhador.
Químicos: estes riscos são representados pelas substâncias químicas que se encontram em forma líquida, sólida e gasosa. Quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos a saúde.
Higiene do Trabalho
2 – Embasamento Legal Especifico
Resumo da NR-15
Há três vias penetração no organismo:
via respiratória: inalação pelas vias áreas
via cutânea: absorção pela pele
via digestiva: pela ingestão
Biológicos: são causados por microrganismos invisíveis o olho nu, como bactérias, fungos, vírus, bacilos, e outros. são capazes de desencadear doenças devido a contaminação pela própria natureza do trabalho.
Higiene do Trabalho
3 – Instrumentos utilizados
Dosimetro – É usado para avaliar o ruído no qual o trabalhador está submetido durante determinado período no ambiente de trabalho. Com o equipamento fixado no trabalhador ele permite a medição do ruído com o cálculo automático da dose de ruído. O interessante desse equipamento é que ele oferece o percentual de ruído no qual o trabalhador está exposto. Tudo depende da configuração previamente programada no aparelho..
Termômetro Globo – Usado para medir o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo - IBUTG, que é a exposição ocupacional ao calor que implique sobrecarga térmica ao trabalhador.
Higiene do Trabalho
3 – Instrumentos utilizados
Bomba Gravimétrica – Possibilita a coleta de gases, vapores, névoas, neblinas, poeiras de uma forma geral, incluindo fumos metálicos. As amostras coletadas são encaminhadas aos laboratórios para análises químicas, com base em métodos analíticos, para quantificação para respectivas concentrações.
Bomba de Tubos Colorimétricos – Usada para coletar agentes químicos diversos, como Monóxido de Carbono, Benzeno, Amônia, Benzina, Cloro, Óxido Nítrico, etc.
Higiene do Trabalho
3 – Instrumentos utilizados
Decibelimetro – utilizado para realizar a medição dos níveis pressão sonora, a intensidade de sons.
Luximetro – Usado utilizado para medir o nível de luminosidade de um local.
Higiene do Trabalho
3 – Instrumentos utilizados
Acelerômetro – utilizado para medir a vibração exercida no corpo humano
durante atividades laborais.
Medidores de Gases – São equipamentos usados para medir diferentes tipos de gases e vapores no ambiente de trabalho.  Normalmente são usadas para medir gases ou vapores como propano, metano, sulfeto de hidrogênio, combustíveis, explosivos, oxigênio, etc. Cada gás ou vapor tem necessidade de ser medido com sensor específico e com calibração específica
Higiene do Trabalho
4 – Exercício em Grupo
Enumerar os principais agentes ambientais presentes em uma ambiente de obra civil de uma edificação no estagio de acabamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais