Buscar

Ética em Enfermagem no exercício da profissão - Avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0120_AV2_201101465565 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201101465565 - LUANA DA MATA CORREA
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
CLAUDIO RODRIGUES DE LIMA
	Turma: 9004/AL
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2014 12:55:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201101627619)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com a Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, fica estabelecido em seu Art.11o - O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe como integrante da equipe de saúde, nesse sentido, quais seriam as atividades de enfermagem:
		
	
Resposta: Realizar a própria assistência de enfermagem, que consta no histórico (anamnese, história da doença atual, etc), exame físico, avaliação, implementação e evolução de enfermagem, além da prescrição medicamentosa em casos de perigos iminentes de morte.
	
Gabarito: As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101627515)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sabendo da exigência de apresentar Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) o gestor de um hospital particular contratou Enfermeira com especialização em auditoria somente para fazer esse documento, formando vinculo temporário com a instituição. Pergunta-se: existe impedimento legal para que esse Enfermeiro faça essa CRT? Justifique.
		
	
Resposta: Se ele não estiver legalizado pelos órgãos competentes como COREN e COFEN, ele não pode ter uma CRT, porque ele não seria considerado apto a exercer a profissão legalmente.
	
Gabarito: Sim existe. A CRT deve Ser feita apelo Enfermeiro responsável pela gestão do serviço de Enfermagem. Devendo apresentar junto com a CRT a copia da comprovação de vinculo entre o esse e o hospital. Alem de copia da designação do Enfermeiro para chefia do serviço. COFEN 302/2005.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101700111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a denúncia, após dar entrada no Hospital Santa Juliana, sentindo contrações e fortes dores, a paciente grávida foi conduzida para uma sala onde ficou esperando atendimento por quase duas horas. Quando finalmente foi efetuado exame de toque, a bolsa estourou e escorreu um líquido verde. O relato da paciente dá conta de que, pouco depois, seu filho nasceu, não chorou, mas ficou gemendo com feições pálidas e cor acinzentada. Algumas horas mais tarde o pediatra foi chamado e aplicou oxigênio. Depois de mais cinco horas o bebê foi transferido para a UTI do hospital. Ele morreu na madrugada do dia seguinte. A enfermeira acusada alegou que o Cofen não lhe assegurou o direito constitucional ao devido processo legal e à ampla defesa e contraditório. Ela afirmou que, na notificação que recebera do órgão, não constavam, circunstanciadamente, as acusações que lhe são atribuídas, o que impossibilitaria sua defesa. O relator do processo no TRF2, desembargador federal Antonio Cruz Netto, entendeu que não é cabível a anulação de todos os atos do processo administrativo, como determinado pelo juiz de primeiro grau, mas concluiu que a Comissão de Processo Administrativo do Cofen deveria ter ouvido a enfermeira: Segundo as conclusões da Comissão, a denunciada teria infringido aproximadamente oito artigos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, alguns deles relacionados diretamente com os documentos por ela apresentados. A gravidade dos fatos em apuração, aliada à própria referência da Comissão à importância daqueles esclarecimentos sinalizam para a necessidade de se ouvir a denunciada, de modo que a decisão de não mais fazê-lo exigia, por sua vez, fundada justificativa, que não ocorreu, ressaltou. O magistrado também considerou que a Comissão falhou, também, ao não ter publicado a ata de julgamento, por edital, nos termos do Código de Processo Ético dos Profissionais de Enfermagem. Com base no texto. Marque a alternativa abaixo correta, mediante a Omissão de Socorro para os Profissionais de Enfermagem.
		
	
	O processo em consonância com as devidas leis do Artigo 135 do Código Penal Brasileiro apura a denúncia de omissão de socorro pelo Cofen.
	 
	O processo em consonância com o Artigo 135 do Código Penal Brasileiro apura a denúncia de omissão de socorro e dever Ético pelo Cofen
	
	O processo em consonância com o Artigo 135 do Código Penal Brasileiro apura a denúncia de omissão de socorro e dever Ético pelo Sindicato dos Enfermeiros(Órgão Responsável)
	
	O processo em consonância com o Artigo 135 do Código Penal Brasileiro apura a denúncia de omissão de socorro , imperícia e dever disciplinar pelo Coren.
	 
	O processo vigente apura a denúncia de omissão de socorro, imperícia, negligência e imprudência sobre a enfermeira pelo Cofen.(Órgão Responsável)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101625897)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem como profissão é organizada e estruturada por códigos e leis aceitos e aprovados pela comunidade profissional, devendo ser conhecidos por todos os profissionais da área. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. I . Considere a seguinte situação hipotética: Durante seu período de trabalho, o enfermeiro Raimundo presenciou outro colega de profissão privar, deliberadamente, de cuidados higiênicos, um paciente que permaneceu durante horas sujo de urina e fezes, por considerar que se tratava de um paciente terminal. Nessa situação, ao denunciar o colega ao Conselho Regional de Enfermagem (COREn), o enfermeiro Raimundo agirá em conformidade com o código de ética dos profissionais de enfermagem, o qual preceitua que é proibido ao enfermeiro praticar maus tratos, cooperar para que aconteçam ou com eles ser conivente. II - A capacidade legal para exercer a profissão é conferida ao enfermeiro somente após ter seu título registrado no COREn da respectiva região. III - O enfermeiro lida com vidas humanas e, nesse sentido, é obrigado a atuar obedecendo os preceitos dos Códigos Civil, Penal e de Ética Profissional. Quando pratica atos lesivos contra a vida, a exemplo da eutanásia, deve responder pela infração. IV - Um profissional de enfermagem que aplica uma medicação em dose errada a um paciente causa danos à saúde ligados a lesão corporal tipificada como infração ética leve, independentemente do tipo de conseqüência acarretada.
		
	
	Somente a alternativa I é verdadeira
	
	Somente a alternativa III é verdadeira
	
	Somente as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	Somente as alternatinas I e II são verdadeiras
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101627540)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
		
	
	amputação.
	 
	morte.
	
	desconforto físico.
	 
	perigo de vida.
	
	deformidade permanente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101627544)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101625354)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	A ABENluta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101686553)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Penalidades previstas no código de ética dos profissionais de enfermagem e que consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.Onde podemos caracterizar como:
		
	
	b) Multa;
	
	a) Advertência verbal;
	 
	c) Censura;
	
	e) Multa e Advertência Verbal
	
	d) Suspensão do exercício profissional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101700165)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos edanos e acessível a toda população.O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dosDireitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem(1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996). Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza as Relações profissionais e Direitos.Descritas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
		
	 
	Art. 2º - Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	
	Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos pessoais da categoria e da sociedade.
	
	Art. 1º - Exercer a enfermagem sem liberdade, sem autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
	
	Do Capítulo I, Das Relações Profissionais e Dos Direitos, Art. 4º - Obter desagravo público e privado por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Federal de Enfermagem
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101701605)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em virtude de dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
		
	 
	O segredo profissional fundamenta-se na confiança, na confidência, na moral, na ética, na beneficência, na autonomia , na veracidade nos aspectos sociais e na justiça.
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	A revelação ADEQUADA de um segredo ou inadvertidos comentários em corredores ou enfermarias pode prejudicar a recuperação do paciente, pode trazer intranqüilidade ou desespera-lo, podendo não leva-lo a prática de um suicídio.
	 
	O núcleo do tipo é revelar, empregado no sentido de contar a uma pessoa o que sabe. Basta que o segredo seja revelado a uma só pessoa, por qualquer meio. Uma carta, um telefonema, numa conversa qualquer.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.

Outros materiais