Buscar

3a. Atividade avaliativa (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3a. Atividade avaliativa: QUADRO DE RESPOSTAS: Estudo de caso Implantação de ERP empresa X e Y
1: Quadro comparativo Empresa X e Empresa Y – explique como foi conduzido o processo na empresa X e na empresa Y para cada uma das questões abaixo (nota 0,5)
	Item
	Projeto implantação sistema de ERP
	Como foi conduzido na Empresa X
	 Como foi conduzido na Empresa Y
	1
	Como foi a responsabilidade do alto dirigente da empresa em relação a implantação do sistema de ERP (a alta direção deve estar comprometida e envolvida com a implantação de um projeto de ERP)
	A responsabilidade do alto dirigente da empresa é escolher entre adaptar o Sistema de Informações ao perfil de um processo da empresa ou também adequar a empresa ao eles. Além de criar grupos para poder preparar e amparar os outros colaboradores.
	A responsabilidade é do Setor de Tecnologia da Informação que ao contratar uma empresa terceirizada que não tinha um treinamento ou uma experiência para fazer o trabalho, onde vários problemas surgiram: ausência de documentação necessária das customizações. E sem o experimento acaba virando desordem, pois os usuários não tinham uma preparação e que na qual não sabiam o que foi implantado, estabelecendo com que a empresa deixasse de ganhar muito dinheiro.
	2
	Como foi o comprometimento da equipe funcionários no projeto de implantação do sistema ERP (Ninguém pode fazer tudo sozinho, é necessário mobilizar times de trabalho e haver comprometimento interno).
	O comprometimento da equipe de funcionários foram treinados dois técnicos da Oracle e por dois grupos: um grupo com 4 usuários e outro grupo com 4 técnicos em informática, o desenho foi feito pelos usuários.
	A empresa basicamente terceirizou todo o seu trabalho onde ela não tinha e experiência para produzir o trabalho. O escasso redesenho de processos foi feito sem nenhuma participação direta do usuário.
	3
	Como foi o processo de comunicação com as partes interessadas sobre o projeto ERP (A visão do projeto deve ser compartilhada com todos (comunicação de andamento, comunicação de mudanças; comunicação eficaz de tudo relevante sobre o projeto).
	O processo de comunicação com as partes interessadas sobre o projeto foi aumentar a economia da empresa, de modo que os próprios usuários programassem o sistema com o auxilio de profissionais no assunto, com isso progredindo a velocidade do processamento e ajudando os usuários a atingir as metas sem perder a motivação.
	Somente foi contratada uma empresa terceirizada produzir toda a customização do projeto, foi gerado um limitado redesenho e a maioria sem nenhuma participação dos usuários, os colaboradores não compreendiam o que o sistema fazia e por isso não confiavam nele, desse modo foi gastado muito dinheiro para restaurar o sistema.
	4
	Houve resistência ao novo sistema de ERP, como foi na empresa X e Y (Resistências sempre vai haver em sistemas que alteram a posse da informação; há resistências francas e veladas)
	Não houve resistência ao sistema de ERP, somente no início do processo houve um grande impedimento, mas com o devido tempo os colaboradores foram se aprimorando com o auxilio de seus colegas.
	 Não foi declarado nenhuma abordagem de resistência.
	5
	Como foi a motivação dos funcionários o projeto de implantação do sistema de ERP: Implantação de ERP são de longo prazo; a motivação deve ser mantida por vitórias sucessivas e planejadas; manter “clima’ é crucial para o bom andamento do projeto
	A motivação dos colaboradores com o novo sistema foi ligeiramente conseguido o jeito de como funciona o programa onde na qual eles confiavam plenamente, além de conseguir chegar mais rápido a meta, elevando a autoestima e a motivação dos colaboradores.
	Os colaboradores não compreendem o que o sistema faz, não acreditam nas informações do sistema, não consentiam com o processo de redesenho, usuários culpando o sistema por integralmente tudo o que não vai bem na empresa, e novas versões do sistema têm extrema dificuldade de serem adotadas. A empresa gastava muito dinheiro consertando os erros do sistema.
Elaborar uma conclusão considerando as soluções adotadas pela empresa X e pela empresa Y, indique qual o melhor exemplo a ser seguido para a implantação 
de um sistema de ERP (nota = 0,50)
A empresa X decidiu usar um sistema que fosse inteiramente voltado ao acréscimo da competitividade para obter mais participação ao sistema de informação usado, e 
no caso formaram dois grupos para apoiar os usuários com o auxilio de dois técnicos da Oracle, onde os usuários foram essenciais para o redesenho do sistema, onde 
não só amparassem a empresa no crescimento do processamento de dados da economia, como também o aumento da motivação de cada usuário com a facilidade 
do novo sistema.
1
Gestão da Tecnologia- Curso de administração – Prof. Iria M. Garaffa

Outros materiais