Buscar

APII Avaliação de Impacto Ambiental..123

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Gestão Ambiental
Nome da disciplina:
Nome do tutor: 
Nome do aluno: 
Pólo: 
Número do RGM:
Escolha um dos métodos de avaliação de impacto ambiental (AIA) estudado nesta unidade e discorra sobre ele, fazendo um resumo do método e suas principais vantagens e desvantagens.
 Método Ad Hoc
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), como o próprio nome diz, é um processo de avaliação dos impactos ambientais possíveis ​​de uma proposta de projeto ou desenvolvimento em que existem vários métodos. Dentre eles, um dos principais é o método Ad Hoc, que é realizado através de uma formação de grupos de trabalho buscando a opinião, conhecimento e avaliação de vários profissionais de cada especialidade, para elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) feito com uma linguagem mais acessível para todos, respeitando princípios e objetivos da lei e suas diretrizes, relacionando possíveis impactos causados em um empreendimento, e as medidas preventivas para minimizar ou eliminar possíveis impactos ambientais. O método tem como vantagens o baixo custo de execução, um modo rápido de identificar os possíveis impactos e é feito em pouco espaço de tempo e pode ser elaborado em empreendimentos com falta de informações, porém, pode apresentar desvantagens, por ser um método que envolve a opinião de vários profissionais podendo haver desacordos nas informações.
REFERÊNCIAS 
ARAÚJO, Nilsa Maria Corade de. Introdução a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). Material teórico: Cruzeiro do Sul Virtual. 
ARAÚJO, Nilsa Maria Corade de. Conceituação e Métodos dos Estudos de Avaliação de Impactos Ambientais. Material teórico: Cruzeiro do Sul Virtual.
https://www.masterambiental.com.br/consultoria-ambiental/licenciamento-e-estudos-ambientais/estudo-de-impacto-ambiental/
http://www.matanativa.com.br/br/inventario-florestal/o-que-e-eia-rima-estudo-e relatorio-de-impacto-ambiental.html

Outros materiais

Outros materiais