Buscar

Tipicidade Conglobante - Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipicidade Conglobante
Difundida pelo jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, a tipicidade estaria em dois aspectos: a tipicidade legal (adequação do fato com a norma, segundo uma análise formal) e tipicidade conglobante. (Vide tabela 1)
[tabela 1]
	Tipicidade
	Tipicidade Legal (Formal)
- Previsão em Abstrato
	Tipicidade Conglobante
	Tipicidade Material
- Lesão ou perigo de lesão
- Relevante e Intolerável
	Anti-normatividade
- Atos não determinados
- Atos não incentivados
Tipicidade Conglobante: O fato praticado pelo agente deve ser analisado se, embora viole uma normal penal incriminadora, não é permitido ou mesmo incentivado por outra norma jurídica. Não teria sentido, dentro dessa perspectiva, afirmar que a conduta do médico que realiza uma cirurgia no paciente viola a normal penal do art. 129 CP (lesão corporal) e, ao mesmo tempo, atende ao preceito constitucional segundo o qual a saúde é um direito de todos (Não é lógico dizer que o médico viola uma norma e obedece a outra, ao mesmo tempo).
	Logo, por meio da tipicidade conglobante (análise conglobada do fato com todas as normas jurídicas, inclusive extrapenais), situações consideradas como típicas, porém excluídas na Ilicitude (Exercício Regular de Direito e Estrito Cumprimento de um Dever Legal), passariam a ser tratadas como atípicas, pela falta de tipicidade conglobante.
[tabela 2]
	Fato Típico
	Ilicitude
	1 - Conduta
2 - Nexo Causal
3 - Resultado
	4 - Tipicidade
↑
	1 - Legítima Defesa
2 - Estado de Necessidade
	3 - Exercício Regular de Direito
4 - Estrito Cumprimento de um Dever Legal
↩
Conduta Anti-normativa: É aquela que resulta violação, da desobediência do sentimento de justiça, daquilo que se espera dos demais membros da sociedade. Ela deve se manifestar de uma conduta não determinada e não incentivada.
Conduta Determinada: É aquela imposta pela lei. Ex: O oficial de justiça que apreende um bem por ordem judicial não comete furto. Neste caso, o oficial recebeu uma ordem legal e que deve ser cumprida, o oficial estava em um Estrito Cumprimento de um Dever Legal.
Conduta Incentivada: É aquela fomentada pelo Estado. Ex: Se um médico pegar o coração batendo da pessoa na mão, porém é em uma cirurgia de transplante de órgão, o médico não está cometendo lesão corporal. Neste caso, o médico estava em um Exercício Regular de Direito.
Nos dois exemplos acima (exemplo do tópico A e exemplo do tópico B), estamos em causas excludentes da ilicitude (vide tabela 2), porém para a tipicidade conglobante, os fatos seriam atípicos, assim sendo excluídos no primeiro elemento do crime (Fato Típico) e não no segundo elemento (Ilicitude).
Com a adoção da teoria, tais resultados (atipicidade de fatos então considerados típicos, porém lícitos) são atingidos sem necessidade dessa construção, que se torna supérflua.
Fontes:
Livro Didático ‘Direito Penal 1 - Estácio 2015’.
Material de Tipicidade enviado por Roberto no ‘PasseiDireto’ https://www.passeidireto.com/arquivo/5745154/tipicidade/1

Outros materiais