Buscar

AULA 23.05.2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle cardiovascular durante o exercício físico
- para melhorar o controle cardiovascular usamos exercício aeróbio, exercícios de resistência (endurance, baixa intensidade e alta duração). Musculação então não vai prover o endurance, pois alta intensidade atrapalha a distribuição de oxigênio, são exercícios de altura intensidade e baixa duração.
Aspectos gerais do sistema cardiovascular
O coração possui 4 câmaras, 2 átrios e 2 ventrículos. É constituído por fibras musculares cardíacas dispostas perpendicularmente (forma de rede) para que a propulsão do sangue seja facilitada. A contração do coração é involuntária, ou seja, não depende do meio. O coração possui marcapassos naturais para que seja controlado essa contração – nodo sinoatrial e nodo atrioventricular. Quando o sangue que chega pela veia cava superior e inferior entra no átrio direito (AD), passa para o ventrículo direito (VD) e para que o sangue não retorne para o AD temos a válvula tricúspide. Quando o VD é preenchido o sangue irá retornar para os pulmões pela artéria pulmonar (única que carrega sangue venoso) para que aconteça trocas gasosas até chegar em equilíbrio (isso acontece entre oxigênio e gás carbônico). Quando em equilíbrio o sangue retorna pela veia pulmonar (única que carrega sangue arterial) para o átrio esquerdo (AE) e passa para o ventrículo esquerdo (VE) onde no meio deles existe a válvula bicúspide para que o sangue não retorne do VE para o AE, com isso o sangue será bombeado para a veia aorta que levará sangue para o corpo.
Com isso, para aumentar a velocidade da difusão pulmonar (trocas gasosas) o coração do atleta tem que ser forte, não rápido, a parede do VE deve estar em hipertrofia, ela está maior, para que um maior volume de sangue seja bombeado. Quando a frequência cardíaca é aumentada a velocidade que o sangue passa pelos pulmões é superior a necessária para que haja trocas gasosas satisfatórias aumentando assim a tendência de fadiga, por isso o coração de um atleta não deve ser rápido, ele deve ser forte.
Com início do exercício físico
- alterações orgânicas: aumento da demanda do oxigênio e nutrientes; aumento da produção de resíduos metabólicos; aumento da temperatura corpórea.
As alterações cardiovasculares influenciam: - frequência cardíaca, volume de ejeção, débito cardíaco, fluxo sanguíneo, pressão arterial.
FREQUÊNCIA CARDÍACA: é o número de batimentos cardíacos por minuto. Método prático para obtenção da FC – verificação do pulso radial e pulso carotídeo; utilização do frequencímetro; influência da intensidade do exercício estimula o SN simpático e das catecolaminas (adrenalina)
SN simpático – promove a ativação do músculo cardíaco acelerando o batimento cardíaco. O impulso nervoso é mais rápido neste caso pois a bainha de mielina é mais densa e também terá a ativação do SN parassimpático para manter o equilíbrio posteriormente. Por isso exercícios de endurance tem que ser maior duração e menor intensidade para o SN simpático agir e posteriormente o SN parassimpático, ou seja, se o exercício for iniciado com muita intensidade o SN simpático é ativado e o SN parassimpático também mas não conseguirá acompanhar o SN simpático podendo levar a problemas cardíacos. 
FCmáxima = 220 – IDADE
Método de mensuração da frequência cardíaca
1º passo: cálculo da reserva de FCmáxima (RFC)
RFC = FCmáxima – FCrepouso
FCmáxima = 220 – idade
FCrepouso = é a frequência cardíaca depois de acordar, a pessoa acorda, senta na cama e conta os batimentos cardíacos por um minuto (geralmente de 60 – 80 em sedentários, em atletas 40)
2ºpasso: cálculo da FC de treinamento para endurance
FcTmínina = FCrepouso + 0,60 x RFC
FcTmáxima = FCrepouso + 0,80 x RFC
(FcT: frequência cardíaca de treinamento)
 FcTmin FcTmáx 
|--------------------------|----------------------------------|------------------------------|
 AERÓBIO
Antes da FcTmin: não irá ajudar no emagrecimento nem atrapalhar, mas irá ter degradação de gordura, o ideal é chegar na faixa de FcTmin e FcTmáx.
Depois da FcTmáx: não ajuda mas pode atrapalhar.
Entre FcTmin e FcTmáx: garante a degradação de gordura.
Ex: Idade: 30 anos
Fcmáx = 220 – 30 = 190bpm
RFC = 190 – 60 = 130bpm
FcTmin = 60 + 0,60 x 130 = 138bpm
FcTmáx = 60 + 0,80 x 130 = 164bpm

Outros materiais