Buscar

RESPOSTAS DO ESTUDO DIRIGIDO - REOLOGIA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO FARMÁCIA INDUSTRIAL
DISCIPLINA DE FARMACOTÉCNICA – FID 102
ESTUDO DIRIGIDO - REOLOGIA
Disciplina: FID102 – Farmacotécnica - F
Docente: Daniele Rubert Nogueira
Discente: Martina Cassol Turcato
Curso: Farmácia
Santa Maria, 21 de novembro de 2013
Substâncias não-newtonianas são aquelas que não seguem o comportamento descrito na equação de fluxo de Newton. Exemplos desses materiais incluem as soluções coloidais, emulsões, suspensões líquidas e pomadas.
Materiais que exibem o comportamento plástico (corpos de Bingham) tem o fluxo iniciado apenas quando a força aplicada atingir um certo valor. A curva de fluxo faz intersecção com o eixo da forlça de cisalhamento e não passa através da origem. Os materiais são elásticos acima desse valor de tensão inicial (yield).
Materiais pseudoplásticos apresentam fluxo quando uma força é aplicada, portanto não exibem um valor de tensão inicial. Com o aumento da força de cisalhamento, a velocidade de cisalhamento aumenta; consequentemente, esses materiais são também chamados de sistemas de “cisalhamento fino”.
Materiais dilatantes são aqueles em que o volume aumenta quando submetidos ao atrito, e a viscosidade aumenta com o aumento da velocidade de cisalhamento. Sistemas dilatantes são usualmente caracterizados por ter uma alta porcentagem de sólidos na formulação.
2) Fluidos Newtonianos:
Viscosímetros capilares: Viscosímetro de Ostwald (tubo em U) e Viscosímetro de Ubbelohde
Velocidade de escoamento sob influência da gravidade ou de uma pressão externa aplicada.
Fluídos não- newtonianos: 
Viscosímetros rotatórios: cilindros concêntricos (ou couette) e cone-prato.
Arraste viscoso exercido por um corpo quando ele é girado em um fluido.
3.1)Exercem papel importante no desenvolvimento, no preparo e na avaliação do desempenho de formas farmacêuticas e cosméticas; no processo de misturar ou fazer fluir substâncias, de envasá-las em recipientes, de vertê-las de um frasco ou fazê-las sair de um tubo por meio de pressão.
3.2) Elas influenciam na textura (aparência) e na aplicação do produto sobre a pele: sensação e modo como se espalha na pele. Dependendo da viscosidade e da velocidade de cisalhamento as características serão alteradas, deixando o produto com características mais elásticas referentes a pegajosidade (aderência) ou mais viscosas ficando difícil de fluir e espalhar, ou alterando ambas, modificando a consistência do produto e sua aceitação consequentemente.
4) Letra (A)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes