Buscar

Unidade V - Orgãos Especializados da ONU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS ESPECIALIZADAS DA ONU
O Art. 55 da Carta da ONU prevê a criação de entidades especializadas, criadas por acordos intergovernamentais e com amplas responsabilidades internacionais, definidas em seus instrumentos básicos, nos campos econômico, social, cultural, educacional, sanitários e conexos, as quais serão vinculadas à ONU por meio de acordos que serão submetidos à aprovação da Assembléia Geral.
Muitos dos organismos especializados que hoje a ela pertencem já existiam e outros foram por ela criados. Todos eles encontram-se vinculados as Nações Unidas, porém a vinculação, não se entende que tais organismos são instituições subsidiárias da ONU. Trata-se de vinculação institucional( formal), que não retira de tais entidades sua autonomia. 
O direito de essas organizações assinarem tratados foi reconhecido expressamente pela Convenção de Viena de 1986.
Estrutura – todas têm estrutura semelhante: Assembléia Geral, Conselho e Secretário-Geral.
Principais Organizações e suas sedes.
Organismos especializados de cooperação econômica
BIRD – Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – Criado em 1944, por meio do acordo de Bretton Woods, o Banco Mundial é um banco que oferece empréstimos a longo prazo , com juros menores, com objetivo de desenvolvimento econômico e social dos Estados.Sede EUA .
FMI - Fundo Monetário Internacional – criado no pós guerra por força da Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas de 1944.Objetivo:garantir a estabilidade do câmbio e minimizar o desequilíbrio das balanças internacionais de pagamento . Sede EUA
FAO –Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – Criada em 1945 , através de um ato internacional , assinado em Quebec no Canadá. Sede Roma.
Principais objetivos: fomentar pesquisas científicas na área agrícola, aumentar o nível de alimentação e a expectativa de vida no planeta, melhorar a conservação dos recursos naturais, melhorar o sistema de distribuição de produtos agrícolas e de pesca, implementar melhoria das condições de vida das populações rurais.
OMC – Organização Mundial do Comércio, criada oficialmente janeiro de 1995 com sede em Genebra. É a sucessora do GATT.
Objetivo: redução gradual das tarifas alfandegárias, desenvolver o comércio mundial e serve de foro para negociações de novas regras de comércio .
Organismos internacionais de cooperação social:
OIT – Organização Internacional do Trabalho, foi criada pelo Tratado de Paz de 1919(Tratado de Versalhes), nasceu como uma forma de anexo à Liga das Nações. Objetivo: Promover a justiça social nas relações de trabalho. Promover os princípios fundamentais e direitos no trabalho através de um sistema de supervisão e de aplicação de normas.Promover melhores oportunidades de emprego e renda para mulheres e homens em condição de livre escolha, de não discriminação e de dignidade, aumentar a abrangência e a eficácia da proteção social. 
UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação , a Ciência e a Cultura. Criada em dezembro de 1946. Sede Paris . Principal objetivo: fomentar a educação, a ciência e a cultura
da sociedade internacional.
OMS – Organização Mundial de Saúde – criada também em 1946 – sede em Genebra. Objetivo:
Alcançar o mais elevado índice de saúde para a sociedade mundial, combatendo a mortalidade infantil e fomentando os portadores de deficiência. Também são suas funções , a erradicação das epidemias e endemias. 
OEA

Outros materiais