Buscar

Portfolio marketing semana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de Marketing – 4ª Semana
José Henrique Garcia da Silva – RA 1107878
Cada vez mais, o consumidor tem se tornado exigente, a ponto de trocar de fornecedor por falhas, às vezes, simples ou de fácil solução. Assim, o “produto esperado” passou a ser o mínimo que um cliente considera aceitável que uma empresa lhe ofereça, partindo para níveis mais altos de exigência, como o “produto potencial”. Com base nessas afirmações, responder:
Você tem sentido que as empresas têm realmente buscado esse foco? Quais as áreas (tipos de produto e serviço ou “casamentos” de produtos com serviços) em que é possível presenciar essa tendência tanto dos consumidores quanto dos empresários?
R: Tenho notado que poucas empresas tem perseguido esse objetivo de satisfazer plenamente o cliente, do contrário, vejo que o afã de produzir e vender cada vez mais tem feito com que a qualidade dos produtos esteja em níveis insatisfatórios. Um exemplo: empresas de fabricação de laticínios, que algumas vezes são objeto de manchetes anunciando falhas no processo de fabricação, e que ocasionam impropriedades para o consumo. Outro exemplo: podem ser as indústrias de eletroeletrônicos, que a cada dia possuem um maior número de reclamações acerca de produtos como televisores, geladeiras, aparelhos de som, etc. Até mesmo a indústria automobilística, que cada dia produz mais, e a cada dia vende mais produtos com sérios defeitos de fabricação.
No setor de serviços, a competitividade do mercado tem feito com que as empresas e profissionais autônomos invistam cada vez mais na qualidade dos serviços, pois a satisfação do cliente é o maior fator de publicidade e que ditará o sucesso do negócio. Exemplos é o mercado imobiliário; empresas do setor bancário, que, além do crédito em espécie, vendem também seguros e outros produtos.
Como as estratégias de diferenciação podem ajudar nessa tendência?
R: As estratégias de diferenciação ajudam o fabricante a escolher qual o melhor planejamento a ser utilizado para a divulgação do produto como uma opção alternativa para o consumidor em face aos produtos concorrentes.
A melhor estratégia pode ser a diferenciação por atributos e benefícios do produto, que consiste em desenvolver inovações fundamentadas em pesquisas de marketing, no próprio processo de desenvolvimento dos produtos e por intermédio de novas tecnologias.
A empresa que conseguir inovar estará na frente dos concorrentes, pois determinadas inovações podem ser difíceis ou demoradas para serem reproduzidas. Em se tratando de produtos lançados no mercado, a alternativa é manter a diferenciação por meio de melhorias em seus atributos, tais como: novas versões, novas embalagens e novas características.
Outra estratégia de diferenciação, que é muito funcional, é a por imagem, quando se consegue formar na mente do consumidor uma imagem diferenciada e valorizada da marca. Atualmente, a maioria dos consumidores se interessa em comprar produtos com imagem favorável, com poucos casos de reclamação nos órgãos de defesa do consumidor. Afinal, as marcas são símbolos que, por conterem significados, representam meios de expressão para os indivíduos.
	
Você sempre reflete sobre o preço que está pagando por um produto em relação ao benefício que ele está proporcionando? Analisando o lado do administrador, elabore um roteiro de como definir o preço de um produto ou serviço a partir dos elementos que o compõem, como estrutura de custos, concorrência, influência da sensibilidade do consumidor e fatores ambientais. Lembre-se de agregar ao roteiro táticas e estratégias que proporcionem satisfação ao cliente ou que sejam dinâmicas em relação a mudanças no ambiente.
R: Sim. 
Para definir o preço de um produto, não basta focar nas características do produto e na estrutura de custo, pois o cliente pode valorizar o produto apenas pelo custo, e consequentemente, o preço só poderá ser aumentado se os custos também aumentarem.
O importante é estabelecer preços que atendam às exigências dos clientes, enfrentando a questão do preço ideal a convencer os clientes quanto ao valor dos produtos ou serviços a serem vendidos. Para isso, uma boa alternativa seria segmentar o mercado em diferentes níveis de preços e necessidades de valor. Dessa forma, a empresa transferirá a opção de escolha de alguns benefícios que abrirá mão em busca da opção mais acessível ao poder aquisitivo do consumidor.

Outros materiais

Outros materiais