Buscar

Prova discurssiva Direito Aplicado e Gestão Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RAIONILCE FERREIRA DA SILVA AYALA - RU: 1207156 
Nota: 100 
PROTOCOLO: 20150828120715641F507
Disciplina(s): 
Direito Aplicado
Gestão Ambiental
	Data de início: 
	28/08/2015 15:27 
	Prazo máximo entrega:
	28/08/2015 16:27 
	Data de entrega:
	28/08/2015 16:12 
Questão 1/5
Sobre o Direito do Trabalho, responda?
O Direito do Trabalho é definido como o conjunto de princípios, regras e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado e situações análogas, que visa assegurar melhores condições de trabalho e condições sociais ao trabalhador, de acordo com  as medidas de proteção  que lhe são destinadas. Dentre as condições asseguradas a legislação trata da suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Dessa forma pede-se:
Diferencie suspensão e interrupção do contrato de trabalho. Exemplifique-os.
Nota: 20.0
	São ambas causas de paralisação do trabalho e dentre outras diferenças, na suspensão não há salário, de acordo com  o livro Direito e legislação aplicada.
 
Ou ainda:
A suspensão do contrato de trabalho ocorre quando o empregado não presta mais serviços, e o empregador não está obrigado a pagar salários.
Na interrupção, não há prestação de trabalho, mas subsiste a obrigação de o empregador pagar salários.
Quanto à contagem do tempo de serviço, na suspensão ela não existe e na interrupção, em geral, sim.  – Branchier; Tesolin (2007), em suas páginas 185 e 186. Aula 4
Resposta: O que diferencia a suspensão da interrupção do contrato de trabalho é: que na suspensão a empresa continua pagando seus funcionários e o tempo será computado como tempo de serviço, enquanto que na interrupção ocorre o contrário, o empregado não recebe nenhuma remuneração e o tempo parado não é contado. Na suspensão podemos citar as férias como exemplo. E na interrupção, as greves, as faltas sem justificativas.
Questão 2/5
Tecnologia e sustentabilidade na inovação
O casamento entre inovação tecnológica e sustentabilidade ainda é uma aspiração para os ambientalistas. A evolução da tecnologia, aliada à preservação do meio ambiente, já apresenta alguns avanços. Em pequena escala, é verdade, mas certas ações ecologicamente viáveis merecem destaque em um cenário que ainda está em desenvolvimento.
Uma dessas ações, lançada tempos atrás em Curitiba, é a implantação de 13 veículos elétricos como parte da frota oficial da prefeitura de Curitiba, dentro do projeto Eco-Elétrico, uma parceria entre a prefeitura, a fabricante de veículos Renault e a Itaipu Binacional, com intuito de melhorar a mobilidade urbana e reduzir a poluição. Apesar de serem poucos veículos, Curitiba é a cidade brasileira com maior número de carros oficiais movidos a eletricidade do país.(...)
Artigo assinado por Rodrigo Berté e publicado no jornal Gazeta do Povo em 16/09/2014
Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/tecnologia-e-sustentabilidade-na-inovacao-edprl0zrrhjuiuzz56x2hyamm>. Acesso em 30/04/2015.
 
Descreva as principais ações desenvolvidas no estabelecimento de um programa ambiental no Estado do Paraná.
Nota: 20.0
	GABARITO: Berté (2013, p. 169 a 171) – Política de Resíduos Sólidos no Estado do Paraná.
Mudança de atitudes e de hábitos de consumo;
Minimização na geração de resíduos;
Combate ao desperdício;
Incentivo à reutilização dos materiais;
Reaproveitamento de materiais através da reciclagem;
Estimular a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos de forma compatível com a saúde pública e a conservação do meio ambiente;
Implementar programas de educação ambiental, em especial os relativos a padrões sustentáveis de consumo.
Resposta: Dentre elas podemos citar: conservação e proteção da biodiversidade do Paraná, zoneamento ecológico e econômico, implantação do Programa Nacional do Meio Ambiente do Paraná, Pro-saneamento e saneamento dos recursos hídricos, proteção da floresta atlântica, ações agrárias, fundiárias e cartográficas, policiamento ambiental.
Questão 3/5
Sobre o poder vinculado da Administração Pública, leia o fragmento a seguir e responda: 
Segundo Branchier e Tesolin (2006 p. 42-46)A administração Pública é a gestão de bens e interesses qualificados da comunidade nos âmbitos federal, estadual ou municipal, segundo os preceitos do direito e da moral, visando o bem comum (...) onde os poderes administrativos são os verdadeiros instrumentos de trabalho, adequados à realização de tarefas administrativas.Neste sentido, conceitue poder vinculado da Administração Pública:
Nota: 20.0
	Poder vinculado: É aquele que o direito positivo (a lei) confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e os requisitos necessários à sua conveniência, oportunidades e conteúdos. Por esse poder, a Administração fica totalmente vinculada ao que a lei determinar, sendo que, caso haja um desvio, o ato será ilegal e nulo. Branchier e Tesolin (2006 p. 42-46).
Resposta: Podemos entender que o poder vinculado da Administração pública é aquele em que o administrador público está ligado inteiramente as leis que regem e estabelecem apenas um determinado comportamento a ser escolhido nas situações concretas.
Questão 4/5
Práticas sustentáveis: a união que faz a força
(...) Já a ONG UNIBIO desenvolve um projeto de implantação de hortas orgânicas comunitárias, o qual eu pude acompanhar pessoalmente o trabalho, e tem o maior exemplo de práticas sustentáveis com associações comunitárias na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. (...) São ações deste tipo que geram trabalho, renda, educação e equilíbrio ambiental. Não de forma independente mas, sim, de forma integrada. O que demonstra que as organizações sustentáveis precisam ser ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.
Estas instituições têm desempenhado um papel importante de conscientizar os cidadãos da necessidade de participar do processo de transformação da sua realidade e do ambiente em que estão inseridos. Independentemente de ação em conjunto com as instituições, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, o importante é que essas ações transformem a realidade e o pensamento de forma coletiva, mesmo que agindo de forma individual.(...)
 
Artigo assinado por Rodrigo Berté e publicado no jornal Gazeta do Povo em 15/10/2014. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/giro-sustentavel/praticas-sustentaveis-a-uniao-que-faz-a-forca/ >. Acesso em 30/04/2015.
 
Assim, baseado no conceito de gestão ambiental, é verdadeira ou falsa a seguinte afirmação: “as empresas têm um papel importante de conscientizar os cidadãos na transformação da sua realidade e do ambiente em que estão inseridos”? Justifique a resposta.
Nota: 20.0
	É verdadeira, pois estas instituições têm desempenhado um papel importante de conscientizar os cidadãos da necessidade de participar do processo de transformação da sua realidade e do ambiente em que estão inseridos. Independentemente de ação em conjunto com as instituições, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, o importante é que essas ações transformem a realidade e o pensamento de forma coletiva, mesmo que agindo de forma individual. GABARITO - Berté (2013, p. 15 e 16) – Gestão ambiental
Resposta: Sim. Não só as empresas, quanto também a população em si, são responsáveis pelo impactos gerados no meio ambiente. As empresas são responsáveis pelos bens e serviços disponíveis para o mercado consumista, por isso da mesma forma que elas dispõe seus produtos através da divulgação, também são importantes na conscientização da sociedade em práticas sustentáveis. Através das propagandas de seus produtos, tanto na mídia ou nos rótulos de seus produtos, as empresas contribuem em grande escala na mobilização do modo de vida sustentável, evitando assim o consumo exagerado e sem consciência. Muitas empresas já reciclam e recolhem seus produtos, beneficiando assim o meio ambiente e demonstrando que é possível a transformação do modo de vida consumista .
Questão 5/5
Sobre o Poder de Tributar– limitações, responda: 
A Secretaria do Tesouro Nacional visa auxiliar a viabilidade do Estado e este, por sua vez, ao bem-estar social. Para tanto, o sistema contempla o Estado um poder chamado poder de tributar a fim de arrecadar receitas derivadas. Já a Constituição Federal de 1988 traz esse poder descrito em alguns artigos. Dentre eles, destaca-se o art.150, III,c,CF, que trata do Princípio da Anterioridade Mitigada ou da Espera Nonagesimal. Neste sentido pede-se:
Do que trata o princípio da Anterioridade Mitigada ou da Espera Nonagesimal?
Nota: 20.0
	Trata que é vedado cobrar tributos antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Conforme aula 3 (Slide).
Resposta: trata-se de que quando uma contribuição previdenciária ou social é instituída ou modificada por determinada lei, deve-se esperar noventa dias após sua publicação para que seja realmente exigida ou cobrada.

Outros materiais