Buscar

discursiva fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANA PAULA BORGES DA SILVA SILVEIRA - RU: 1107541 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201604011107541795703
Disciplina(s):
Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
	Data de início:
	01/04/2016 09:33
	Prazo máximo entrega:
	01/04/2016 10:48
	Data de entrega:
	01/04/2016 10:19
Questão 1/5
O documento é uma coisa que fica, que dura, e o testemunho, o ensinamento (...) que ele traz devem ser em primeiro lugar analisados, desmistificando lhes o seu significado aparente.
LE GOFF, J. Documento/monumento. In: História e Memória. 5 ed. Campinas: Ed. Da Unicamp, n. 32 p. 2003 (p. 537-538)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, como as diferentes fontes podem ser utilizadas para a produção de conhecimento sobre a história da educação?
Nota: 20.0
	Entre as fontes possíveis para a pesquisa em história da educação estão aquelas não escolares, que auxiliam na compreensão do contexto e da sociedade em que o objeto ou problema de pesquisa está situado. Um único documento pode ser utilizado como fonte para questões distintas, por diferentes pesquisadores. Cada documento traz, inerente a sua produção, o olhar ou a representação do indivíduo ou da instituição sobre o assunto nele abordado (p. 26-28)
Resposta:As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes á produção e o historiador deve ter conhecimento dos tipos de fontes, a pertinência de determinada fonte para uma pesquisa em historia da educação esta relacionada ao conhecimento da autenticidade da produção e da origem do documento.
Questão 2/5
Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere a educação, passou a ser a formação das elites dirigentes do pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 41)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a escolarização no Brasil no período imperial.
Nota: 20.0
	O ensino secundário tinha como finalidade principal e mais almejada pelos estudantes a preparação para o ingresso em cursos superiores. Os cursos técnicos profissionalizantes eram pouco valorizados, uma das razões para isso era a cultura discriminatória em relação a alguns trabalhos manuais. Em todos os níveis de ensino havia falta de professores com formação adequada (p. 95-97). Houve a criação de cátedras e instituições culturais e educacionais, com ênfase no ensino superior. A iniciativa da educação primaria foram praticamente nulas, limitadas as escolas de ler e escrever e as aulas regias. (p.80)
Resposta:O ensino secundário tinha como finalidade principal e mais almejada pelos estudantes a preparação para o ingresso em cursos públicos, os cursos técnicos e profissionalizantes eram pouco valorizados, e em todos os níveis de ensino havia falta de professores com formação adequada.
Questão 3/5
O positivismo teve em Augusto Comte (1798-1857) seu principal formulador, a partir de sua trilogia Curso de filosofia positiva, Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo e Catecismo Positivista, em que apresenta seus pressupostos teóricos, exercendo forte repercussão no pensamento educacional, colocando-se como a filosofia da indústria e formulando uma teoria política de organização da sociedade assim expressa em sua máxima: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.
SILVA, João Carlos da. Utopia Positivista e instrução pública no Brasil. In.: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n.16, dez. 2004. pp. 11-14. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis16/art2_16.pdf.
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, explique como o positivismo influenciou os discursos de intelectuais brasileiros a respeito da educação na Primeira República.
Nota: 20.0
	O positivismo de Comte baseava-se no culto da ciência e pela sacralização do método científico. Havia nesse discurso uma confiança nos benefícios da industrialização, nem como um otimismo com relação ao progresso capitalista, guiado pela técnica e pela ciência. Os princípios positivistas influenciaram muitos participantes do movimento pela proclamação da República no Brasil, em especial os militares. A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do país e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso e isso passou a ser defendido pelos intelectuais brasileiros citados no texto (p. 113).
Resposta:Ideais positivistas foram utilizados e defendidos por muitos dos participantes do movimento pela proclamação da republica. A escola era compreendida como instituição fundamental no esforço de moralizar e civilizar a população do pais e de estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Seguindo o preceito legal, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação implementaram, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), iniciativa no sentido de elaborar e estabelecer diretrizes curriculares nacionais para todos os níveis de ensino.
 
SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE, 2008. (p. 79)
 
Os princípios norteadores para educação infantil previstos nas DCNEI são, segundo o livro-base da disciplina, os mesmo que servem de base para todas as etapas da educação básica. Nesse contexto, descreva as funções sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil:
Nota: 20.0
	A função sociopolítica e pedagógica da educação infantil: as propostas curriculares das instituições escolares de educação infantil devem garantir o cumprimento pleno da função sociopolítica e pedagógica, entendido como: condições c recursos para o acesso aos direitos civis, humanos e sociais; compartilhamento e “complementaridade de educação e cuidados entre escola e família”; possibilidade de convivência entre adultos e crianças; amplia-lo dc saberes e conhecimentos dc diversos tipos; promover “a igualdade dc oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais c às possibilidades de vivência da infância”; e consrn1ço dc “novas formas dc sociabilidade c de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta c com o rompimento dc relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa” (Resoiuçâo CNE/CEB n° 5/2009, art. 7). (p. 190)
 
Resposta:As propostas curriculares das instituições escolares de educação infantil devem garantir o cumprimento pleno da função sociopolítica e pedagógica entendido como: condições e recursos para o acesso aos direitos civis humanos e sociais, compartilhamento e complementariedade de educação e cuidados entre família e escola, possibilidade de convivência entre adultos e crianças, ampliação de saberes e conhecimentos de diversos tipos, promover a igualdade de oportunidades entre crianças de diferentes classes sociais no que se refere a acesso a bens culturais a ás possibilidades de vivencia da infância, e a construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas como ludicidade,a democracia,a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial,de gênero, regional, linguística e religiosa.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A democracia era absolutamente e sempre ameaçada. Tanto pela esquerda quanto pela direita. Mas paradoxalmente esta ameaça fazia bem para a democracia. Se vocês observarem o que foi a social-democracia de uma forma muito simplista, pode- se dizer que a social-democracia foi a resposta desta chamada democracia burguesa às ameaças. PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades nacontemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (p. 25)
 
 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, o modelo político conhecido como Estado de bem-estar esteve embasado em duas teorias: o keynesianismo e a social-democracia. Nesse sentido, responda: o que é a “social-democracia”?
Nota: 20.0
	A social-democracia foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda (com denominações diversas, tais como social-democratas, socialistas e trabalhistas). Na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de Estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização7 dos bens sociais. Instituíram simultaneamente mecanismos de redistribuiço de renda, como forma de relativizar as diferenças sociais. (p. 52-53)
Resposta:Foi uma corrente política que reuniu partidos de esquerda, na Europa, diversos partidos social-democratas, quando no comando de governos, impulsionaram a constituição de estados de bem-estar claramente orientados para a desmercantilização dos bens sociais.

Outros materiais