Buscar

patologia digestorio ruminantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Digestório de Ruminantes
 
 Cavidade Oral:
Estomatites (glossites e gengivite)
Estomatite (no geral):
- Est. Vesícular: Febre Aftosa (Causada por picornavíridae, causa salivação abundante, lesões que acometem principalmente a língua, lesões nos cascos-espaço interdigital-, tetos)
- Intoxicação pelo cogumelo Ramaria flavo-brunnences: no início se assemelha com a f. aftosa; “BOCOPA”- boca, cola e patas; doença sazonal (outono); salivação abundante, alisamento da língua (atrofia das papilas filiformes da língua) podendo vir a desenvolver ulceras na língua, podem apresentar lesões no esôfago (esofagite ulcerativa, ulceras lineares), avermelhamento da região coronário do casco podendo se desprender e cair (chifres tbm), perda dos pelos longos da vassoura da cola.
- Est. Erosivas e Ulcerativas: Diarréia Viral Bovina (erosões ulcerativas no palato mole e duro, quadro diarreico, vírus Faviviridae não deixa corpúsculos de inclusão viral); Febre Catarral Malígna ( lesões ao sistema nervoso, lesões necróticas nas papilas cônicas, secreção nasal e ocular); Lingua Azul ( língua aumentada de volume com coloração arroxeada, lesões necróticas e ulcerativas nas papilas, lesões no pulvino dentário, lesões hemorrágicas nos pré estômagos, quadro febril, prostração, edemas na face, hemorrágias no tronco pulmonar- ovinos- (achados necropsia), necrose de músculos (esôfago fazendo com que regurgitem e ocorre falsa via); Ectima Contagioso ( zoonótica, lesões nos lábios (comissura), lesões ao redor do olhos, avermelhamento, ovinos jovens mais acometidos, favorecida por microlesões na pele por onde o vírus penetra, animais em geral não morrem, epitélio acometidos ficam vacuolizados (degeneração hidrópica), parapoxviridae deixa corpúsculos de inclusão intracitoplasmáticos); Difteria dos terneiros (acontece no estagio final de outras estomatites ulcerativas e necrosante quando há complicação pela bactéria fusobacterium necrophorum- gram +- causam lesões bem mais graves, placas de fibrina que recobrem a lesão -aderidas na superfície-).
- Glossites: Actinobacilose ( gram -, Actinobacillus lingnieresii, geralmente causa inflamação e fibrose na língua, lesões podem afetar outros tecidos e linfonodos regionais, reação de splendore-roeppli- reação antígeno anticorpo-).
- Tumores: BOVINOS: Benígno: Papiloma ( papiloma vírus tipo 4, samambaia causa imunossupressão e o neoplasma não desaparece sozinho como em cães e humanos); Malígno: Carcinoma de Células Escamosas ( associados a intoxicação por uma planta (pteridium aquilinum e caudatum=samambaia do campo, grandes massas-exofiticas e ulceras-endofiticas, planta precisa de ph alcalino – boca até a entrada do rumen-)
 Esôfago
Esfogagites
- Parasitas: Gongylonema (nematódeo, achado incidental, associado a uremia, ulceras com hemorragia, fica sob a mucosa, não é a causa da morte).
 Pré Estomagos 
-Autólise: alterações pós mortem
- Baccharis coridifolia: “mio mio”, tem na sua etiopatogenese princípios tóxicos (tricotessenos) de fungos que estão incorporados ao solo ao redor das raízes (fungo produz o principio toxico e a planta absorve) e causam lesões graves. Lesoes subjacentes graves, desprendimento do epitélio a e avermelhamento. Animais morrem em horas depois do consumo da planta.
-Timpanismo: Aumento de volume abdominal provocado por gases, não elimina os gases por cause de alguma obstrução ou patologia. Aumenta o volume e vai comprimindo estruturas como o diafragma, tendo dificuldades respiratórias. Carcinoma de células escamosas pode causar impedimento da eructação, corpos estranhos –arames, pregos- se aloja com frequencia no reticulo e com os movimentos normais migra para o saco pericárdico (reticulopericardite traumática).
- Ruminite: Sobrecarga de carboidrato (principal causa)- podem desenvolver acidose láctica, aumento da proliferação de bactérias gram + que produzem o ac láctico e este baixa o ph (consequente atonia ruminal). O baixo ph tbm diminui a microbiota normal do rumen acontecendo danos ao epitélio ruminal, formação de microvesículas e efeito osmótico (perda de líquidos pro rumen, causando desidratação). Complicação: ruminite mucotica (há grupo de fungos que é favorecido pela situação que são os Aspergillus e o Zigomicetos, lesões mucoticas secundarias, são extensas e avermelhadas, transmurais-atravessam toda a parede-, são angioinvasivos-migram e atravessam a parede de vasos e causam trombose, necrose isquêmica-.
- Parasitas: Paranfistomo (encontrado associado a mucosa, achado incidental)
 Abomaso:
-Abomasite: ulcerativa, pode haver edema. As ulceras podem perfurar a parede e o conteúdo cai na cavidade abdominal e o animal morre. Complicação: Abomasite mucotica: muitas vezes está recoberta por fibrina.
-Plantas: Senecio: Planta tóxica que mais mata bovinos no RS. “maria mole”, “flor das almas” alusivas ao Senecio brasilliensis. Consumida na época da sua brotação, onde ela esta baixa e é consumida junto com outras (inverno). Planta hepatotóxica (principal) e lesão secundária é edema cavitário (ascite) e edema das pregas do abomaso.
-Parasitas: Haemonchus (anemia com edema-subcutaneo, pulmonar...-); Ostertagia (rugosidade da parede, “couro marroquino”, larva dentro da mucosa, das glândulas e migram para o lumen do abomaso e nessa migração que ocorre a doença e os casos clínicos).
 Intestino:
- Diarreia: secundária a outras doenças, como as citadas acima
-Paratuberculose:Micobacterium, doença de “jonny”, quadro de emagrecimento, mais bov de leite, diarreia, lesão macroscópica (espessamento na mucosa do intest, pregueamento), mucosa intestinal com muitos macrófagos (na microscopia e fazer coloração especial para identificar o agente- zeel nilsen)
-Clostridiose: 
- Coccidiose:

Outros materiais