Buscar

QUESTÕES DE DIREITO CIVIL I RESOLVIDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. De acordo com a legislação brasileira, é correto afirmar que adquire e transmite direitos bebê que vier a falecer, em decorrência de má formação cerebral, cinco minutos após seu nascimento.
Resposta: Correto. Assim que a pessoa nasce com vida, ela ganha a capacidade de adquirir e transmitir direitos, mesmo que seja apenas por alguns segundos.
2. O nascituro tem personalidade jurídica no que se refere aos direitos personalíssimos e aos da personalidade. No entanto, somente após o nascimento com vida adquire a personalidade jurídica material, alcançando os direitos patrimoniais.
Resposta: Correto. O nascituro possui algumas proteções jurídicas, mas só contrai a personalidade civil quando há o nascimento com vida.
3. A personalidade civil da pessoa natural começa com a concepção, pois, desde esse momento, já começa a formação de um novo ser, sendo o nascimento com vida mera confirmação da situação jurídica preexistente. Nesse sentido, o Código Civil adota, a respeito da personalidade, a teoria concepcionista.
Resposta: Errado. A personalidade civil da pessoa tem início a partir do nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. Dessa forma, o Código Civil adota a teoria natalista, onde a personalidade é adquirida com o nascimento com vida.
4. A capacidade de fato é inerente a toda pessoa, pois se adquire com o nascimento com vida; a capacidade de direito somente se adquire com o fim da menoridade ou com a emancipação.
Resposta: Errado. A capacidade de direito se contrai com o nascimento com vida, sendo inerente a toda pessoa. Já a capacidade de fato é adquirida com o alcance da maioridade ou pela emancipação.
5. No que respeita à capacidade de gozo ou de direito, as pessoas naturais absolutamente incapazes estão privadas da capacidade de adquirir direitos e obrigações na ordem civil.
Resposta: Errado. A capacidade de direito ou gozo é inerente a toda pessoa incluindo as pessoas absolutamente incapazes; estas podem adquirir direitos e deveres. O que elas não tem é a capacidade de exercer esses direitos por si só.
6. Os animais são dotados de personalidade civil.
Resposta: Errado. Apenas o ser humano pode ser considerado pessoa natural. Os animais possuem apenas proteção da lei, mas não possuem personalidade civil. 
7. Nos termos da legislação em vigor, os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo, são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
Resposta: Errado. De acordo com o Código Civil, os excepcionais são relativamente incapazes e não absolutamente incapazes.
8. A lei confere ao tutor o poder de emancipar, mediante instrumento público, o tutelado que tiver 16 anos de idade completos.
Resposta: Errado. O tutor não pode emancipar o tutelado, mas a emancipação pode ocorrer pelo juiz, escutado o tutor, se o menor tiver 16 anos completos.
9. A emancipação pela concessão dos pais ocorre mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial.
Resposta: Correto. Segundo o art. 5º, parágrafo único, inciso I do Código Civil: ‘’pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos’’.
10. Pode ser declarada por sentença a morte presumida da pessoa natural sem a necessidade da decretação da sua ausência.
Resposta: Correto. A morte presumida sem decretação da ausência poderá ser declarada por sentença apenas no caso de extrema probabilidade a morte de quem estava em perigo de vida ou se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra. A declaração da morte presumida, apenas nesses casos, poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável da morte. 
11. O óbito deve ser declarado por médico ou, caso não haja, duas testemunhas que tiverem presenciado ou verificado a morte.
Resposta: Correto. Segundo a Lei de Registros Públicos, Lei 6.015/73, é possível que, na falta de médico que ateste a morte, é possível o assento do óbito se houver duas testemunhas que tiverem presenciado ou verificado a morte.
12. Não é própria aos direitos da personalidade a qualidade de irrenunciabilidade.
Resposta: Errado. Regra geral, os direitos da personalidade são irrenunciáveis, segundo o art. 11 do Código Civil.
13. A existência legal das pessoas jurídicas de direito privado começa com o início das atividades.
Resposta: Errado. Prevê o art. 45 do Código Civil que a existência da pessoa jurídica de direito privado começa a partir da inscrição do seu ato constitutivo no respectivo registro.
14. As pessoas jurídicas, validamente constituídas, respondem somente com seu patrimônio pelos atos praticados por seus administradores, desde que esses atos sejam praticados sem abuso da personalidade jurídica.
Resposta: Correto. Caso haja abuso da personalidade jurídica, os bens dos administradores podem responder pelas dívidas da pessoa jurídica.
15. As pessoas jurídicas de direito privado não detêm direitos da personalidade, razão pela qual não cabe a reparação por dano material ou moral, no caso de ofensa à honra objetiva.
Resposta: Errado. De acordo com o art. 52 do Código Civil, aplicam-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.

Outros materiais