Buscar

Pisos Intertravados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Pisos Intertravados
Blocos para Pavimentação Perfeitos para a pavimentação de ruas, calçadas de condomínios e casas, pátios industriais, acesso a garagens, praças e jardins, aeroportos e outros, os pavimentos intertravados são de fácil manuseio e de muito bom gosto.
*
Os pavimentos intertravados são compostos por peças pré-moldadas de concreto e constituem uma brilhante e eficaz solução para uso em calçadas, praças, ruas, sendo largamente difundida no Brasil.
*
*
*
*
*
*
*
*
As dimensões e a qualidade das peças pré-moldadas em concreto são uniformes, uma vez que sua fabricação obedece a controles rigorosos. Além disso, as formas, cores e texturas das peças e os padrões de assentamento são extraordinariamente variados, permitindo explorar harmonicamente essa característica do ponto de vista paisagístico.
*
Formatos e Cores
*
Os pavimentos intertravados de concreto refletem melhor a luz do que outros tipos de superfície e proporcionam ao usuário e ao meio ambiente excepcional conforto térmico, já que o calor produzido pela incidência dos raios solares é rapidamente dispersado pelo ar – ao contrário dos pisos mais escuros, que acumulam calor e o liberam lentamente. 
*
A diferença de temperatura entre ambos pode chegar a 30% quando submetidos à mesma insolação. Além disso, mesmo sob chuva, os pavimentos intertravados de concreto não são escorregadios.
*
*
Processo construtivo
Os pavimentos intertravados têm a seção transversal típica conforme desenho abaixo:
*
*
Assentamento
A colocação dos pavimentos intertravados é simples: basta assentar os blocos sobre uma camada de areia grossa, compactar a superfície e, em seguida, espalhar areia fina para preenchimento das juntas. Depois, deve se compactar as peças novamente até que as juntas estejam totalmente preenchidas com areia. Desta forma, consegue-se o intertravamento das peças, estado desejável para o bom desempenho do pavimento.
*
*
*
Para alcançar o travamento adequado, este tipo de pavimento requer sempre algum tipo de contenção lateral, comumente os meios-fios.
No pavimento, as peças pré-moldadas de concreto comportam-se como uma camada flexível e única devido à propriedade de intertravamento. É o intertravamento que proporciona resistência a estes pavimentos e os diferencia dos demais.
*
*
A propriedade de distribuição das cargas vai melhorando com a utilização do pavimento, que produz progressivamente um estado de travamento total chamado intertravamento “lock up”. A camada de rolamento vai adquirindo maior rigidez, e as peças pré-moldadas de concreto deixam de constituir uma mera camada de rolamento para transformar-se numa camada estrutural.
*
*
*
Juntas de assentamento
Normalmente especifica-se que a largura das juntas entre as peças de concreto esteja compreendida no intervalo de 2,5mm – 3mm.
*
Piso drenante
Embora seja conhecido como drenante, não se deve relegar os cuidados no projeto de drenagem. É obrigatório conferir o local para determinar direções da água, pontos de drenagem e avaliar as condições de cheias.
*
Formato, arranjo e espessura
*
A propriedade de distribuição de esforços das peças intertravadas depende essencialmente de seu formato, arranjo e espessura. No entanto não há consenso entre os pesquisadores quanto à influência do formato das peças e sim concordância quanto ao comportamento do pavimento em função da espessura e do arranjo de assentamento das peças. 
*
Tanto a aparência estética como o desempenho dos pavimentos intertravados são afetados significativamente pelo arranjo de assentamento adotado. Há consenso entre perquisadores quanto à hierarquia dos melhores arranjos. Em condições de tráfego intenso, o arranjo espinha de peixe é considerado o mais adequado devido à sua boa resposta frente ao fenômeno de escorregamento analisado em relação ao travamento horizontal.
*
*
Espessura
Recomenda-se que as peças tenham espessuras mínimas de :
6 cm, para pavimentos com tráfego leve;
8 cm para aqueles submetidos ao tráfego de veículos comerciais;
10 cm para casos especiais.
*
Resistência a compressão
De acordo com NBR 9780:
Deve ser de 35 MPa para as solicitações de veículos comerciais de linha;
50 MPa quando houver tráfego de veículos especiais ou solicitações capazes de produzir acentuados efeitos de abrasão.
*
Camada de areia para o assentamento
A camada de areia serve de base para o assentamento das peças. Ela deve proporcionar uma superfície regular onde se possa assentar as peças e acomodar suas tolerâncias dimensionais de fabricação e aquelas relativas à regularidade da superfície de rolamento do pavimento.
*
A camada de areia funciona também como uma barreira à propagação de eventuais fissuras da base e como fonte de areia para preencher as partes mais baixas das juntas.
Ensaios e análises feitos no Japão mostram que o aumento da espessura da camada de areia de assentamento não contribui para o assentamentos. Recomenda-se que a camada de areia tenha de 3 cm a 4 cm efeito de dispersão das cargas atuantes. Uma espessura excessiva torna-se uma fonte potencial de deficiências de espessura após a compactação das peças.
*
*
*
Intertravados e piso tátil
*
*
*
*
Hierarquia
*
Assentamento junto a boca de lobo
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais