Buscar

REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIDADE 02
REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS E NÃO ARGAMASSADOS
*
Revestimentos de paredes
Os revestimentos de paredes tem por finalidade regularizar a superfície, proteger contra intempéries, aumentar a resistência e proporcionar estética e acabamento. 
São classificados de acordo com o material utilizado:
Revestimentos argamassados
Revestimentos não-argamassados 
*
Revestimentos argamassados
Os revestimentos argamassados são os procedimentos tradicionais da aplicação de argamassas sobre as alvenarias e estruturas.
 Tem o objetivo de regularizar e uniformizar as superfícies, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamentos dos painéis.
Chapisco;
Emboço;
Reboco. 
*
Chapisco
chapisco é argamassa básica de cimento e areia grossa, na proporção de 1:3 ou 1:4, bastante fluída, que aplicada sobre as superfícies previamente umedecidas e tem a propriedade de produzir um véu impermeabilizante, além de criar um substrato de aderência para a fixação de outro elemento. 
*
chapisco em parede de alvenaria
*
Emboço
O emboço é a argamassa de regularização que deve determinar a uniformização da superfície, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painéis e cujo traço depende do que vier a ser executado como acabamento. A espessura não deve ser maior que 1,5 cm. 
O emboço é constituído de uma argamassa grossa de cimento e areia no traço 1:3. 
*
Para a execução do emboço é necessário ter decorrido um tempo mínimo de carência da aplicação do chapisco de 3 dias e que preferencialmente os elementos embutidos das paredes tenham sido executados, as tubulações hidráulicas e elétricas, os rasgos devidamente preenchidos, os forramentos das portas colocados ou com os tacos dos forramentos assentados, contramarcos dos caixilhos e preferencialmente o contrapiso executado. 
*
*
Etapas executivas do emboço
Etapa 1 - Colocação dos tacos ou taliscas
São pequenas peças de madeira ou de ladrilhos cerâmicos colocados sobe a superfície a ser revestida e que servirá de referencia para o acabamento. Usa-se fixar os tacos com a mesma argamassa que vai ser utilizada no emboço.
*
Tacos (taliscas) do emboço
*
*
Etapas executivas do emboço
Etapa 2 - Execução das mestras
Depois que os tacos estiverem consolidados (2 dias, no mínimo), preenche-se o espaço entre as taliscas verticalmente com a mesma argamassa do emboço e estando a massa firme com o uso de uma régua de alumínio (desempenadeira), aprumam-se as mestras que servirão de guia para a execução do revestimento. 
*
*
Mestra em parede chapiscada
*
Mestra em parede chapiscada
*
Mestra em parede chapiscada
*
Etapa 3 - Emassamento da parede
Depois de consolidadas as mestras (mínimo 2 dias), executa-se o preenchimento dos vãos entre as mestras com argamassa de revestimento em porções chapadas cuidando para que fique um excesso em relação ao plano das mestras.
Fazer o espalhamento, tomando o cuidado de recolher o excesso de argamassa depositado sobre o piso antes que endureçam. 
*
*
Etapa 4 - Sarrafeamento
Iniciar o sarrafeamento tão logo a argamassa tenha atingido o ponto de sarrafeamento usando uma régua desempenadeira de baixo para cima, retirando o excesso de material chapeado.
Para verificar o ponto de desempeno, deve-se pressionar com o dedo a superfície chapeada. O ideal é quando o dedo não mais penetra na argamassa (apenas uma leve deformação), permanecendo praticamente limpo. 
*
*
Etapa 5 - Desempeno
Dependendo do acabamento desejado pode-se executar o desempeno da superfície com desempenadeira de mão adequada para cada caso (madeira ou aço). Se a parede for receber revestimento cerâmico, basta um leve desempeno com desempenadeira de madeira
*
Reboco
É a argamassa básica de cimento e areia fina e água. Constitui uma argamassa , que tem a característica de pequena espessura (na ordem de 2 mm) e deixa a superfície, com aspecto agradável, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicação de pintura.
A aplicação é feita sobre a superfície do emboço, após 7 dias (sem que o emboço tenha sido desempenado) com desempenadeira de mão, comprimindo-se a massa contra a parede, arrastando de baixo para cima, dando o acabamento (alisamento) com movimentos circulares. 
*
Revestimentos Não Argamassados
São revestimentos de paredes, constituídos por outros elementos naturais ou artificiais, assentados sobre emboço de regularização, com argamassa colante ou estruturas especiais de fixação. Estes produtos tem procedimentos de assentamento ou fixação específicos, segundo as características de seus elementos. Entre os mais utilizados estão: 
a) Revestimento cerâmico; 
b) Revestimento de pastilhas de porcelana; 
c) Revestimento de pedras naturais;
d) Revestimento de mármores e granitos polidos;
e) Revestimento de madeira;
f) Revestimento de plástico;
g) Revestimento de alumínio. 
*
Finalidade e vantagens do revestimento cerâmico
Finalidade e vantagens do revestimento cerâmico
a) proteção à alvenaria; b) é anti-alérgico; c) facilidade de limpeza (é higiênico); d) beleza (possui inúmeras opções decorativas); e) é durável (quando de boa qualidade); f) é anti-inflamável.
Observação: O revestimento cerâmico não pode ser considerado elemento impermeabilizante a ponto de conter coluna de água sobre ele, assim como a cerâmica e a argamassa de rejuntamento. 
*
Elementos do revestimento cerâmico
Os elementos do revestimento cerâmico são:
a) substrato ou base (emboço); b) argamassa colante; c) placa cerâmica; d) diferentes tipos de juntas; e) argamassa de rejuntamento. 
*
*
*
*
*
*
*
Tipos de juntas para aliviar as tensões entre as peças cerâmicas
Junta é definida como o espaço (fresta) regular entre duas peças de materiais idênticos ou distintos. Os tipos mais comuns de juntas são: estrutural, de assentamento, de movimentação e de dessolidarização. Quanto a forma de aplicação, as peças podem ser assentadas com:
a) juntas paralelas ou a prumo;
b) juntas amarradas;
c) juntas em diagonal desencontradas;
d) juntas em diagonal paralelas. 
*
*
*
Revestimento com tijoletas cerâmicas (Tijolo aparente)
Para o revestimento de fachadas, lareiras, churrasqueiras e ambientes internos pode-se usar tijoletas que imitam a face lateral de um tijolo de 2 furos. Produzidas com maior controle de qualidade apresentam certa uniformidade no tom, proporcionando ótimo acabamento se executada dentro da técnica. No assentamento utiliza-se argamassa de cimento e areia na proporção de 1:4 sobre parede chapiscada e 1:4 sobre parede emboçada.
*
*
Revestimento de pedra natural
Utilizando rochas naturais, como: arenito, granito, pedra mineira, e outras, as unidades são cortadas ou serradas, constituindo peças irregulares ou regulares, que são assentadas com argamassa mista de cimento, sobre superfícies chapiscadas, procedendo-se antecipadamente o chapisco da contra-face na aderência das peças, também. 
*
Revestimento de mármores e granitos polidos
A espessura das peças para aplicação como revestimento de parede é de 2 cm e a aplicação deve observar o cuidado no levantamento das medidas da área de revestimento, que gerará o detalhamento de painéis e/ou placas mais uniformes possíveis, respeitando as disposições das manchas e veios das placas obtidas dos desdobramentos dos blocos das rochas. Este procedimento resultará em um projeto de montagem, onde as placas receberão uma numeração seqüencial para facilitar o assentamento.
*
Revestimento de madeira
 O uso mais comum de revestimento em madeira para paredes é o lambril, peças em madeira maciça com bordos em macho e fêmea, dimensão de 10 cm de largura e ½" de espessura, cuja fixação é feita sobre um tarugamento executado com caibros (trapezoidais), fixos na parede em linhas paralelas
com espaçamento de 50 cm, ortogonalmente à posição de assentamento das peças.
*
*
Chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
*
Chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
Detalhe: chapisco executado com rolo em superfície mista de isopor e concreto. 
*
chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
*
chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
Detalhe: chapisco executado com rolo em superfície mista de isopor e concreto.
*
Chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
*
Chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
Detalhe: chapisco executado a colher em superfície mista de isopor e concreto.
*
Chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
*
Chapisco de teto de laje pré-fabricada com EPS (isopor)
Detalhe: chapisco executado a colher em superfície mista de isopor e concreto.
Observação: aguardar 3 dias (tempo de cura do chapisco) para iniciar a colocação das taliscas e mestras do emboço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais