Buscar

REVESTIMENTOS CERÂMICOS 2ª PARTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Revestimento cerâmico
Nos dias de hoje, o revestimento cerâmico é apreciado por ser um produto durável, de fácil limpeza, antialérgico, resistente, impermeável, altamente decorativo, não inflamável e acessível a todas as condições financeiras. 
*
Escolher ou especificar um revestimento cerâmico não significa apontar aleatoriamente ou esteticamente o mais interessante ou o de custo menor. É necessário uma análise detalhada de três fatores:
Desempenho técnico necessário do revestimento, de acordo com o local desejado;
Fator estético desejado
Fator custo/benefício
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
A italiana Gardênia Orchidea, que também cria lançamentos inspirados nos trabalhos do estilista Gianni Versace, apostou nos porcelanatos florais. Com cores fortes e marcantes, essa estampa só aparece num painel que ajuda a decorar a parede do banheiro. Cada peça mede 30 x 90 cm. 
*
Nos porcelanatos fabricados pela empresa italiana Santa Agostino, o mármore aparece de um jeito mais moderno. As placas de 30 x 90 cm foram impressas numa máquina especial. 
*
Os traços e as cores psicodélicas do designer egípcio Karin Rashid são o mote da linha criada pela italiana Refin e assinada pelo profissional. Os porcelanatos de 30 x 90 cm compõem painéis interessantes na parede do fundo e da lateral da bancada. 
*
nos lançamentos da italiana Tagina. Seus porcelanatos reproduzem a madeira com um suave brilho, em réguas de tamanhos variados – 22,5 x 90 cm, 15 x 90 cm e 12 x 90 cm. Note que o rejunte, quase da mesma cor do piso, ajuda a unificar os revestimentos e dar a sensação de que o ambiente é mais amplo. 
*
O desempenho tecnológico do revestimento cerâmico envolve:
o conhecimento das características dos revestimentos (propriedades);
Os materiais e métodos de instalação que envolve as propriedades da argamassa e do rejunte;
Procedimentos de instalação que envolve a qualidade da mão de obra.
*
questionário
Para onde vou usar?
Será piso ou parede?
Será piso interno ou externo?
Terá muito ou pouco tráfico?
O local será úmido ou seco?
*
Matéria Prima
Tipos de argila:
Argila branca – misturada a outros minerais, é mais cara porque o fabricante tem um controle maior sobre o produto.
Argila vermelha – pura
Esta argila é transformada em cerâmica por dois processos:
-prensagem
-extrusão
*
Prensagem: a massa granulada com baixo teor de umidade é colocada num molde com formatos e tamanhos definidos, para em seguida ser submetida a altas pressões através de prensas de grande tonelagem.
Extrusão: A massa plástica é colocada em uma extrusora, também conhecida como maromba, onde é compactada. Como resultado obtém-se uma coluna extrudada, com o formato e dimensões desejados, em seguida essa coluna é cortada.
*
O método de assentamento segue as seguintes etapas:
Escolha dos materiais equipamentos e ferramentas; 
Definição do número de juntas estruturais e de movimentação;
Execução do contrapiso;
Aplicação do revestimento cerâmico e aplicação das juntas.
*
*
*
*
*
*
*
*
Materiais para assentamento
*
*
*
*
*
*
*
Características técnicas
Resistência a abrasão do esmalte
*
Resistência a absorção
*
Resistência ao escorregamento
Resistência ao escorregamento: ambientes como rampas, locais de fuga, calçadas, escadarias e áresa externas, requerem o uso de produtos com o coeficientes de atrito CA, maior ou igual a 0,40, classe 2.
Coeficiente de atrito menor a 0,40, classe 1, para ambientes internos.
*
Resistência Mecânica
A resistência mecânica dos revestimentos cerâmicos depende da sua espessura e da sua absorção de água. Quanto menor a absorção de água, maior será a sua resistência mecânica. Ela também depende da composição da massa, moagem, prensagem e temperatura de queima.Conforme NBR 13818.
*
Resistência Química
É uma característica importante, pois os revestimentos cerâmicos tem contato diário com produtos de limpeza que contem reagentes químicos. É necessário que os revestimentos não sofram alterações em sua aparência quando submetidos a determinados produtos químicos padronizados pela norma NBR 13.818.
*
Resistência ao risco
Resistência ao risco (dureza MOHS) é uma característica ainda sem normalização no Brasil, mas de grande importância na especificação. Existem valores que designam classes para essas características, tomando como referência a dureza do diamante na classe MOHS, que é =10. Mas é importante frisar que todos os pisos riscam. Pisos brilhosos tem baixa resistência ao riscos que os pisos rústicos.
*
Planejando as juntas
Junta de assentamento: Espaço regular entre duas peças cerâmicas. A largura dessa junta depende da dimensão da peça. Tem por finalidade melhorar o alinhamento, oferecer relativo poder de acomodação às movimentações da base e da placa e facilitar as trocas sem correr o risco de quebrar as restantes.
*
*
Este porcelanato floral da Biacnogres lembra um tecido adamascado, usado para decoração. Da linha Ramo Nero Monoslim, no formato 31 x 55 cm. 
*
Da coleção Aresta, da Portinari, este modelo faz uma interpretação da pedra limestone. 
*
Desenvolvida em porcelanato esmaltado, a linha Cairo, da Gyotoku, é encontrada no formato 45,5 x 90 cm, com relevos inspirados nas pedras rústicas das pirâmides do Egito 
*
linha Decor Tiles, da Eliane, estes porcelanatos de motivos étnicos, com estampas de zebra e onça. Disponível no formato 15 x 15 cm.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais