A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
apol aruiologia

Pré-visualização | Página 1 de 3

Observe a imagem a seguir:
Fonte: Painel Guernica de Pablo Picasso, 1937.
Após esta avaliação, caso queira ver integralmente essa imagem, ela está em: http://lounge.obviousmag.org/mosaico/2015/04/guernica---78-anos-historia-e-desdobramentos.html. Acesso em: 22/04/16 às 11:11. 
A imagem acima foi feita a partir da Guerra Civil Espanhola(1936-1939). 
Considerando que a relação entre o indivíduo e a sociedade é mediada pelos materiais produzidos pela cultura da época, assinale a opção correta:
	
	A
	Através das formas materiais os indivíduos agem ativamente em relação à manutenção ou contestação das ideias e valores existentes na sociedade em que vivem.
As formas materiais não espelham simplesmente distinções sociais, ideias ou sistemas simbólicos. Ao contrário, elas são o meio efetivo por onde esses valores, ideias e distinções sociais são constantemente reproduzidos e legitimados, ou transformados (Tilley, 2008b, p. 61), de modo que toda uma trama de relações sociais se instala a partir da cultura material. P.19.
	
	B
	Os exemplares pertencentes à cultura material de uma determinada época possuem seu significado restrito as pessoas que viveram naquele contexto.
	
	C
	A cultura material por ser composta de formas físicas é uma parte secundária do conjunto cultural como um todo.
	
	D
	O indivíduo é um agente passivo em relação aos objetos produzidos pela cultura anterior a dele, pois esses objetos já foram feitos e seus significados já estão dados.
	
	E
	Para que a cultura material mude é necessário que a sociedade e os indivíduos que a produzem se alterem primeiro.
Questão 2/10
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Pirâmides de Gizé, 2500 a.C., Egito. 
Após esta avaliação, caso queira ver integralmente essa imagem, ela está em: http://www.oocities.org/athens/Marble/4341/gize1.htm. Acesso em: 28/04/16 às 15:43.
As Pirâmides de Gizé são tombadas pela UNESCO e se configuram como um exemplo do Patrimônio Histórico Mundial. Sobre a relação da sociedade com o patrimônio, leia as afirmativas a seguir:
I – Os fatores que influenciam na preservação dos patrimônios estão diretamente relacionados com o contexto social no qual são estabelecidos.
II – Um exemplo da utilização dos patrimônios ao decorrer da História foi à delimitação dos Estados Nacionais e de suas identificações.
III – A preservação de um Patrimônio Histórico é de responsabilidade dos governos e órgão públicos, sendo que a população pode utilizá-lo como bem quiser, mesmo que isso signifique a destruição e degradação desses espaços.
IV – Conforme a responsabilidade de preservação do patrimônio varia de um grupo social para outro com o passar do tempo, muda-se também a atribuição de valor dada a esses patrimônios.
Agora assinale a opção correta:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	I, III e IV.
	
	E
	I, II e IV.
Toda a discussão sobre o que preservar passa por momentos históricos delimitados, de acordo com o papel dos diferentes atores de determinado grupo social, em um tempo. Isso quer dizer que o patrimônio a ser preservado teve várias atribuições de valor, desde a necessidade de marcar as identidades dos estados nacionais em formação, passando por grupos ideológicos e de poder, que selecionam e interpretam os marcos do passado, bem como as investidas para exploração econômica deste passado, como é o caso do acervo egípcio e clássico. P.9.
Questão 3/10
Observe a imagem a seguir:
Arte rupestre em rocha nos Estados Unidos. Foto de: Mark Herreid.
Após esta avaliação, caso queira ver integralmente essa imagem, ela está em:  http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/. Acesso em: 21/04/16 às 14:01. 
As pinturas rupestres datam do período denominado como Pré-História, já a definição da Arqueologia enquanto disciplina data de um período muito mais recente. Em relação a esse processo assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A consolidação da Arqueologia enquanto um campo do saber específico aconteceu em meados do século XIX, sendo que uma influência essencial foi a teoria do evolucionismo desenvolvida por Charles Darwin.
(  ) Com o desenvolvimento dos monastérios na Europa feudal e com o apoio do alto clero da Igreja Católica, a Arqueologia foi fundada no início do século XV.
(  ) Conforme aumentou o número de objetos de antigas civilizações encontrados, desenvolveu-se a necessidade de observação e coleta dos mesmos, o que contribuiu na criação da Arqueologia.
(  ) Os primeiros modelos de classificação e organização dos objetos arqueológicos foram baseados no sistema de ordenação das bibliotecas existentes no período de criação da Arqueologia.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V-F-F-V
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-V-V-V
	
	D
	V-F-V-F
Se as raízes mais fundas da Arqueologia estão no Iluminismo da Europa setecentista, sua fixação como disciplina só ocorreu em meados do século XIX, sob influência do evolucionismo de Charles Darwin e dos avanços alcançados por Charles Lyell, na Geologia. Da observação e coleta dos crescentes achados, veio a necessidade de classificá-los, surgindo daí a criação das primeiras convenções terminológicas para descrever e ordenar a cultura material em categorias inteligíveis. P.13.
	
	E
	F-V-F-V
Questão 4/10
Observe a imagem a seguir:
 
Fonte: Foto do sítio arqueológico de Pompéia, Itália. 
Após esta avaliação, caso queira ver integralmente essa imagem, ela está em: http://viagem.uol.com.br/guia/italia/pompeia/roteiros/esqueletos-petrificados-dao-ar-sinistro-a-passeio-por-pompeia-na-italia/index.htm. Acesso em: 26/04/16 às 11:49.
Pompéia foi uma cidade na Roma Antiga que foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio e que devido a um processo químico decorrente disso, teve a maior parte da cidade e de seus habitantes moldados por cinza e lama o que permitiu uma solidificação que dura até hoje. Acerca da Cultura Material leia as afirmativas a seguir:
 I – A Arqueologia é dentre os campos do conhecimento que utilizam os Estudos da Cultura Material o que possui o maior nível de identificação com ele, pois a fonte primária das pesquisas arqueológicas, por vezes a única, são os vestígios materiais.
II – Os Estudos da Cultura Material enquanto um domínio do conhecimento autônomo foi originado pela aproximação entre a área da História, da Museologia e do Design que permitiu o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a esse tema.
III – O fato de a Arqueologia depender do uso das fontes materiais fez com que desenvolvesse teorias, métodos e técnicas voltados para a utilização dos artefatos produzidos pela ação humana, mais do que outros campos.
IV – As pesquisas realizadas dentro da Arqueologia tem a orientação de utilizarem fontes da cultura material como opcional, sendo que estas podem vir a ser substituídas por fontes da cultura imaterial.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	A
	II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I e III.
Você acertou!
Maior que a de outros campos do conhecimento que também utilizam a cultura material como dado, essa forte identificação tem suas raízes, certamente, no fato de que, por não poder contar mais com os atores sociais em cena, ela constitui a fonte primária da Arqueologia para o acesso ao passado da humanidade, quando não a única, como ocorre na arqueologia pré-histórica. Por essa razão, mais que as demais, a disciplina teve forçosamente que se aparelhar – teórica, metodológica e tecnicamente – para lidar em maior profundidade com os aspectos concretos, tangíveis, da produção humana. P.12.
	
	D
	II e IV.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
A palavra latina monumentum remete à raiz indo-európeia men, que exprime uma das funções essenciais do espírito (mens), a memória (memini). O verbo monere significa “fazer recordar”, de onde “avisar”, “iluminar”, “instruir”. O monumentum é um sinal do passado. Atendendo as suas origens filológicas, o monumento