Buscar

Resposta do Forum de Conteudos 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta do Fórum de Conteúdos 1
CARINA
A leitura é uma prática social que acontece num processo de interação entre o autor e o leitor, e é nesse processo interativo que ativamos nossas experiências relacionando-as com o que lemos. O ato de ler ultrapassa as margens do texto e não se resume a sua decifração.
 A leitura é uma ferramenta para que o homem sobreviva na sociedade moderna, uma vez que lhe permite adquirir conhecimento e se destacar entre os demais. A leitura nos permite o acesso às novas ideias e a aquisição de novos conhecimentos essenciais ao desenvolvimento humano.
DANIEL
Paulo Freire nos ensina que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, assim dizendo, ele ressalta a importância da formação do leitor-sujeito, que interage com pessoas e contextos. 
Na proposta de Freire, da compreensão crítica do ato de ler, o movimento do mundo da palavra, está sempre presente nas interações leitoras. É preciso o leitor interagir, é preciso estar lá, implicado na leitura, concordar, discordar, contradizer, construir outros textos com os textos lidos.
A compreensão crítica para Freire do ato de ler, a ação de tornar-se leitor crítico, não termina na tradução pura da linguagem escrita, se antecipa a ela e se prolonga na inteligência do mundo, o qual fazemos parte. Para que a leitura seja produzida, é necessário o estudo das condições de produção.
 O papel da escola é muito importante, é na escola que esse estudo precisa ter lugar de destaque, é ali que o sujeito que aprende se torna, ou deveria se tornar leitor- sujeito crítico e consciente de seu processo de aprendizado.
Por fim, o que faz ser um leitor-sujeito, em primeiro lugar são as ideologias sobre as quais ele constrói a sua autoimagem, a importância social que a sua comunidade atribui à ação leitora, inclusive a família. Em segundo lugar, a importância que a escola atribui à leitura e seu papel na interação do processo de desenvolvimento intelectual.

Outros materiais