Buscar

Gestão do conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão do Conhecimento:
O grande desafio empresarial!
				José Cláudio C. Terra, Dr.
Tainara Volan
Gestão do Conhecimento
Curso de Engenharia de Produção/URI - Erechim
Competitividade nas empresas
Gestão proativa do conhecimento
Preço
Localização
Capital Financeiro
Assistência técnica
Mão-de-obra barata
Recursos Naturais
Vivemos um ambiente de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão do conhecimento possui um papel central para a competitividade, tanto das empresas, como de países. Isso nem sempre foi assim, no passado, localização, capital financeiro... Tinham papeis muito mais determinantes.
2
Importância do conhecimento para o desempenho empresarial
	Sem estratégias empresariais, setoriais e nacionais, muito bem ligadas e rapidamente implementadas, fica muito difícil imaginar que as empresas brasileiras irão conseguir tornar-se competitivas, e mesmo sobreviver aos desafios impostos pela competição internacional.
O recurso “conhecimento” vem aumentando sua importância para o desenvolvimento empresarial, e os desafios impostos pela abertura econômica tornam a questão ainda mais fundamental para as empresas brasileiras. Outras formas de aprendizado são muito mais relevantes e requerem uma mudança de tendências, há pouco investimento com gastos públicos em Ciência e Tecnologia, e no Setor de Pesquisa e Desenvolvimento e há falta de cooperação entre as instituições de pesquisa e de setor público.
3
“... Investimento, de maneira geral, em tecnologia, educação e na gestão do conhecimento.”
Vai muito além do investimento em tecnologia, ela deve passar pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo, e também das necessidades individuais e coletivas, associadas ao processo de criação e aprendizado. O desafio de produzir mais e melhor, vai sendo superado, por criar novos produtos, serviços e processos. Por sua vez, a velocidades das transformações, e a complexidade dos desafios, não permitem mais concentrar esses esforços em alguns poucos indivíduos ou áreas das organizações.
4
Geração de conhecimentos
No momento que as empresas cientes das necessidades de se reinventarem, de desenvolverem suas competências, de testarem diferentes ideias, de buscarem sempre novos desafios, adotam estilos, estruturas e processos gerenciais que desencadeiam processos semelhantes no nível individual.
Os trabalhadores, vem aumentando seus patamares de educação e aspirações, ao mesmo tempo que o trabalho passa a ter um papel central em suas vidas, esses indivíduos, de forma crescente, se realizam sendo criativos e aprendendo constantemente. Isso aponta para uma grande oportunidade: a de se criar círculos virtuosos de geração de conhecimentos. A reinvenção, esta associado à mudanças de modelos mentais e de comportamentos, assim como à busca de grandes desafios
 os indivíduos dependem de grande motivação, combinação de perspectivas e experiências além de erros pessoais.
5
Aspectos importantes em relação a gestão do conhecimento:
Papel da alta administração
Cultura e estrutura organizacionais
Práticas de recursos humanos
Alianças estratégicas
1º definição de metas desafiadoras, otimização de todas as áreas da empresa, aprendizado continuo
2º mudança da cultura quanto as tradicionais culturas hierarquicas-burocraticas
3º recrutamento, seleção de pessoal, planos de carreira, manter os talentos da empresa que agregam ao fluxo de conhecimento
4º estimular os comportamentos com alinhados
6
O estudo da Gestão do Conhecimento, de suas principais questões, continua a representar importantes desafios.
7
Como mapear o conhecimento (competências individuais) existente nas empresas?
Como utilizar os investimentos em informática e tecnologia para se aumentar o conhecimento e não apenas acelerar o fluxo de informação?
Como atrair e selecionar pessoas com as requeridas competências, habilidades e atitudes?
Como manter o equilíbrio entre o trabalho em equipe e o individual?
	Estabelecimentos de contatos pessoais, análise de diferentes perspectivas, estimulação da motivação interna, aprendizado através de experiências.
Oculto ainda a maior parte dessas questões, está o reconhecimento de que o capital humano, formado pelos valores e normas individuais e organizacionais, bem como pelas competências, habilidades e atitudes de cada funcionário, é a “mola propulsora” da geração de conhecimentos e geração de valor nas empresas.
Isso significa, reconhecer as necessidades dos funcionários......
10
	A Gestão do conhecimento procura compreender como os investimentos nesta área podem de fato aumentar a capacidade de gerar, difundir e armazenar conhecimento de valor para as empresas e para o país.
De maneira geral, os estudos de caso apontam, que empresas que passaram por altas mudanças, concentraram seus esforços de conscientização e de comunicação e ativa participação pessoal na alta administração. Que precisam, por outro lado, de apoio nas mudanças de processos, estruturas, sistemas de informação e de incentivo pessoal e coletivo.
Tem de haver um apoio mútuo, tanto em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), quanto avanços recentes na tecnologia gerencial.
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais