Buscar

história da enfermagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade anhanguera são josé dos campos
Exercício profissional
Profº JOSÉ WALMIR
HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
DISCENTES:
FLÁVIO HENRIQUE FAQUINE DE ARAÚJO – RA: 9088459899
RÉGIS FÉLIX BARBOSA – RA: 9020438203
LUCILAINE BARBOSA – RA: 0885620773
HELOIZA LOPES CUNHA – RA: 9060422942
introdução
A profissão de enfermagem se desenvolveu através de séculos, em estreita relação com a história da civilização, mas cientificamente, a profissão não se desenvolveu no mesmo ritmo do desenvolvimento da medicina.
A religião, os costumes, a condição social da mulher influenciava na desigualdade, de modo que por muito tempo somente havia dedicação e não ciência. 
O enfermeiro dever seguir três preceitos indispensáveis: ideal, habilidade e ciência.
PERÍODO PRÉ-CRISTÃO:
Neste período as doenças eram tidas como castigo de Deus ou do poder do demônio. Sacerdotes e feiticeiras tinham funções de médicos e enfermeiros. A enfermagem era empírica e usava rituais invocando divindades, banhos de água quente ou fria, purgativos. Somente mais tarde que os sacerdotes desenvolveram conhecimentos científicos.
Egito:
Pioneiro em documentos referentes à medicina. Praticavam hipnotismo, interpretação de sonhos. Acreditavam que uma pessoa poderia influenciar na saúde de outra. Existia ambulatórios onde os enfermos eram hospitalizados e os desamparados auxiliados.
A religião era contra a dissecação dos corpos, o que atrapalhava o progresso científico.
Somente com a introdução da medicina grega na escola em Alexandria, onde a dissecação era permitida, que houve um avanço científico na medicina egípcia.
grécia
As primeiras teorias gregas se prendiam à mitologia. Usavam sedativos, fortificantes e hemostáticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, também tinham casas para tratamento de doentes.
O excesso de respeito pelo corpo atrasou estudos anatômicos. A medicina era exercida pelos sacerdotes-médicos.
Enfermagem na era moderna
O avanço da Medicina vem favorecer a reorganização dos hospitais. É na reorganização da Instituição Hospitalar e no posicionamento do médico como principal responsável por esta reordenação, que vamos encontrar as raízes do processo de disciplina e seus reflexos na enfermagem, ao ressurgir da fase sombria em que esteve submersa até então. 
Os ricos eram tratados em suas casas enquanto que os pobres eram instrumentos de experiências.
É neste cenário que a enfermagem passa a atuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra da Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra da Criméia.
Decadência da enfermagem
O progresso da medicina e a difusão de hospitais não trouxeram valores para a enfermagem. O serviço prestado meramente pela Igreja repercutiu na quantidade e qualidade das pessoas que serviam aos enfermos, na escassez de donativos, na falta de roupas, alimentos e leitos. Pouco a pouco a decadência se tronou geral, tomando proporções assustadoras.
 
Fase crítica
Com a decadência do Cristianismo e com a Reforma Religiosa criada pelo monge Alemão Martin Lutero, os religiosos na Alemanha e Inglaterra foram expulsos dos hospitais e substituídos por pessoal de baixa escala social, que trabalhavam pesado com baixos salários e extorquiam dinheiro dos indigentes e deixavam os doentes morrer. 
Foi São Vicente de Paulo, com suas obras bem planejadas que se tornou merecedor do título de precursor da Enfermagem Moderna.
Começou visitando os doentes e fundou uma Confraria em sua paróquia e com a ajuda de outros paroquianos, a quem pediu ajuda e orientou, tratou de doentes, armazenou alimentos e distribuiu aos pobres. 
Conclusão:
Podemos concluir que na era pré-cristã as doenças eram tidas como castigo ou atribuídas à mal espíritos. Nas civilizações antigas o estudo de anatomia era proibido, já que o corpo era considerado sagrado, o que muito atrasou o avanço da ciência. 
Havia lugares para cuidar dos doentes, mas tudo era muito empírico. Os menos favorecidos eram estudados para que se pudesse aplicar os conhecimentos nos mais abastados.
A medicina era o foco principal pois muitos eram sacerdotes e respeitadíssimos. 
A enfermagem só veio a ganhar força com a ida de Florence Nightingale à Guerra da Criméia. Onde à partir dai começou a ter-se às primeiras noções básicas do ato de cuidar.
BIBLIOGRAFIA
Paixão, Waleska. Historia da Enfermagem, 5ª edição, revisada e aumentada. Livraria Julio C. Reis, 1979
http://www.medicinaintensiva.com.br/enfermagem-historia.htm. Acesso em 25.03.2016
http://www.coren-pe.gov.br/novo/origem-da-enfermagem. Acesso em 22.03.2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais