Buscar

Ciências exercício 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: DENIZE MOREIRA PEREIRA
	Matrícula: 201101069261
	Disciplina: CEL0361 - CONT MET PRAT CIE ED 
	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
	
	
		1.
		As Ciências Naturais são compostas de um conjunto de explicações com peculiaridades próprias e de procedimento para obter essas explicações sobre a natureza e os artefatos materiais. Seu ensino e sua aprendizagem serão sempre balizados pelo fato de que o/os
I- conjunto de relações naturais prévias permanecem ausente durante a atividade escolar.
II-  conjunto de relações sociais e naturais não são prévias a sua escolaridade.
III- conjunto de relações sociais permanece durante a o tempo da atividade escolar.
IV- sujeitos já dispõem de conhecimentos prévios a respeito do objeto de ensino.
V- sujeitos participam de um conjunto de relações sociais e naturais prévios a sua escolaridade. Estão CORRETOS os itens
	
	
	 
	III, IV, V
	
	
	II,IV,V
	
	
	 I,III,V
	
	
	II,III, IV
	
	
	I,II, III
	
	
	
		2.
		O senso comum nasce da tentativa do ser humano de resolver os problemas da vida diária. Assinale abaixo a única característica que NÃO corresponde ao Senso Comum:
	
	
	
	
	
	tender a estabelecer relações diretas de causa e efeito
	
	
	não ter preocupação com análises e críticas;
	
	
	não necessitar de demonstrações
	
	
	não explicar o porquê das coisas
	
	 
	as conclusões podem ser verificadas por qualquer outro pesquisador que repita o experimento nas mesmas condições
	
	
	
		3.
		Nas práticas de campo no ensino de Ciências naturais, é sabido que o aluno atua com o meio e interage com ele, no entanto se este aluno não souber o porquê de estar nesse local, esse momento será apenas um passeio. Refletindo sobre essa ideia, escolha a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Cabe ao professor planejar a atividade que vai ser realizada, organizar um guia com instruções para o que vai ser observado e trabalhar com o conteúdo visto no retorno à sala de aula, mas essa atividade deve ser realizada apenas pelo professor de Ciências e não deve envolver outras disciplinas na sua abordagem.
	
	
	Um estudo do meio não necessita de programação prévia. O guia de orientação deve ser elaborado durante o passeio e os alunos vão pesquisar sobre o local visitado apenas depois da atividade ter sido realizada.
	
	
	O professor pode planejar práticas de campo que despertem interesse no aluno e levem-no a aprendizagem, mas não há necessidade de elaborar orientações prévias para esse estudo, pois as atividades a serem realizadas serão decididas no momento do estudo do meio.
	
	
	Cabe ao professor escolher um local que seja de interesse dos alunos, que eles já conheçam e que haja entretenimento adequado para a faixa etária desses estudantes. São os próprios alunos que devem elaborar um guia desse local que vai ser visitado.
	
	 
	Cabe ao professor planejar práticas de campo que despertem interesse no aluno e levem-no a aprendizagem e ao interesse de aprender, interagindo com o meio. É preciso que o aluno tenha por escrito um guia que indique exatamente o que ele deve fazer e o porquê dessa atividade.
	
	
	
		4.
		A ciência é frequentemente definida como uma acumulação de conhecimentos sistemático, visa à compreensão do mundo em que o homem vive, o conhecimento da realidade. O método científico:
	
	
	
	
	
	nas crenças religiosas.
	
	
	nas ideias reflexões populares.
	
	 
	é baseado na observação e construção de modelos.
	
	
	baseado na tradição e nos hábitos.
	
	
	nas crenças populares.
	
	
	
		5.
		Assinale a resposta correta: a) Ciência é muito importante em nossa sociedade, pois permite que consigamos nos orientar, modificar e viver com um melhor conforto e qualidade de vida. b) Ciência é a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza social, biológica e tecnológica. c) O estudo de Ciências tem como fundamento o conhecimento científico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade.
	
	
	
	
	
	Apenas a letra "b" está correta
	
	
	Apenas a letra "a" está correta
	
	
	Apenas a letra "c" está correta
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	Todas estão erradas
	
	
	
		6.
		Observe abaixo algumas declarações sobre a Ciência e marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	A TECNOLOGIA É MERA APLICAÇÃO DA CIÊNCIA.
	
	
	A CIÊNCIA É UMA ATIVIDADE MASCULINA.
	
	 
	A CIÊNCIA NÃO É INFALÍVEL.
	
	
	A CIÊNCIA É ALGO JÁ CONSTRUÍDO E INQUESTIONÁVEL.
	
	
	A CIÊNCIA SE DIVIDE APENAS EM TEORIA E PRÁTICA.
	
	
	
		7.
		É incontestável que a Ciência hoje em dia, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, o desenvolvimento alcançado pela ciência é determinante na nossa forma de vida atual e essa influência tende a aumentar cada vez mais. Refletindo sobre esse texto, o que significa a expressão "alfabetizar-se cientificamente"?
	
	
	
	
	 
	Que a grande maioria da população deve dispor de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para se desenvolver na vida diária, ajudar a resolver os problemas e as necessidades de saúde e sobrevivência básica, tomar consciência das complexas relações entre ciência e sociedade.
	
	 
	Que o ser humano tem poder diante do conhecimento científico e é responsável pela melhoria da qualidade de vida e pela preservação dos recursos naturais apenas com suas atitudes individuais.
	
	
	Que o ensino de ciências é responsável pelo conhecimento científico e apenas no contexto escolar devem ser abordados os temas científicos, para que os alunos expliquem aos seus pais e à comunidade o que está acontecendo no mundo.
	
	
	Que os professores de Ciências devem explicar todos os assuntos científicos que estão sendo abordados na mídia atualmente, nos seus mínimos detalhes, para que os alunos entendam a cultura científica do seu tempo, sem relação com o cotidiano.
	
	
	Que os saberes escolares da alfabetização científica se tornam mais significativos quando não fazem parte das comunidades onde a escola está inserida e não interferem no cotidiano das pessoas.
	
	
	
		8.
		Estudos têm demonstrado que os melhores métodos para ensinar a atitude e a habilidade científica são aqueles que tratam da solução de problemas de forma sistêmica. É preciso que exista algo para se resolver, e que esteja relacionado com a realidade do aluno. O ensino de Ciências tem o potencial de desenvolver algumas habilidades nos estudantes, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Escolha a alternativa que melhor representa esse "rol de habilidades":
	
	
	
	
	 
	Inicialmente, as habilidades processuais dos alunos são limitadas e assistemáticas, por tentativa e erro. As habilidades mais simples envolvem: observar, classificar, questionar e levantar hipóteses, mas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, como planejar, prever e interpretar dados.
	
	
	Habilidades de levantar hipóteses; comprovar, sem questionar, os conceitos mencionados no livro didático; manipular experimentos científicos no laboratório para demonstrar a teoria explicada; classificar seres vivos e planejar dados obtidos anteriormente pelos cientistas.
	
	
	São as habilidades de saber manusear os equipamentos do laboratório de ciências, saber pesquisar, saber escrever relatórios científicos e fazer a previsão de dados resultantes dos experimentos.
	
	
	Aprender os conteúdos científicos ensinados pelo professor, observar, classificar, planejar e prever dados que serão comprovados no laboratório de ciências, sem questionarou levantar hipóteses.
	
	
	a capacidade de perceber lacunas, de usar caminhos diferentes na solução de um problema, o respeito às ideias do professor, saber manipular equipamentos sofisticados no laboratório, estudar apenas o conteúdo mencionado no livro didático e não apresentar ideias novas ao assunto que está sendo abordado.

Outros materiais

Outros materiais