Buscar

PROVA DE NEUROPSICOFARMACOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NEUROPSICOFARMACOLOGIA – RESUMO PARA N-1 – 13/09/16
1 – O tecido nervoso é formado basicamente por capilares sanguíneos, que tem a função de nutrição do SN; pela Glia, que garante as condições básicas para o neurônio exercer sua atividade sinalizadora, e pelo neurônio, cuja função é a geração e propagação do sinal nervoso.
2 – A Membrana Neural é formada por uma camada dupla de fosfolipídios intercalada com proteína (Lipídio e Proteína).
3 – O Neurônio em repouso apresenta uma diferença de potencial de -70mV entre o interior e o exterior do neurônio – (Potencial de Repouso).
4 – O estímulo sobre o Neurônio em repouso provoca abertura de canais de Sódio (Na+ ) para sua difusão para o interior do Neurônio e troca de Sódio por Potássio (K+) no Potencial de Ação pela Bomba de Sódio / Potássio.
5 – A Bomba de Sódio/Potássio expulsa o Sódio de dentro da célula para o meio extracelular.
6 – O Potencial de Ação resulta da abertura de canais de voltagens dependentes, pois ela responde ao potencial elétrico entre as faces interna e externa da Membrana Neuronal.
7 – Os Receptores iônicos não determinam mudanças estruturais da célula, quem faz isso são os Receptores de Segundo Mensageiro muito mais lento.
8 – Os Neurotransmissores são produzidos a partir de Substâncias Precursoras. A síntese do Neurotransmissor se faz a partir de um Precursor (tirosina, triptofano, colina e outros alfa-aminoácidos) que, vindo do meio externo para o interior do Neurônio, atravessa a membrana do corpo celular da estrutura neuronal por intermédio de mecanismos especializados.
9 – Os Receptores pré-sinápticos regulam a liberação de Neurotransmissores na fenda sináptica, pois eles podem produzir uma transmissão excitatória, que cria um impulso nervos ou uma transmissão inibitória que impede os impulsos nervosos sequentes.
10 – Os Receptores lentos provocam alterações na estrutura neural. Alterações mais lentas e persistentes nas propriedades elétricas da membrana e modificam reações químicas no núcleo e citoplasma, alterando suas funções, emitindo respostas lentas.
11 – Os Psicofármacos Agonistas auxiliam os Neurotransmissores na abertura dos canais iônicos, total ou parcialmente e os Antagonistas, mantém o canal iônico em estado de repouso.
12 – As Vesículas Sinápticas protegem os Neurotransmissores, impedindo sua destruição pelas enzimas.
14 – Receptores de segundo mensageiro é um receptor lento; pois é um ativador que se projeta no citoplasma da célula com a função de ativar substâncias específicas no interior do neurônio pós-sináptico, possibilitando a excitação ou a inibição de efeito prolongado.
15 – A membrana neural tem canais iônicos que se abrem por ação de estímulos adequados, que podem ser elétricos, químicos ou mecânicos.
16 – Na sinapse, os canais iônicos se abrem por ação de uma despolarização de um Potencial de Ação mudando o potencial da membrana pré-sináptica e canais de cálcio controlados por voltagens, se abrem em resposta a despolarização da membrana.
17 – O Potencial Local é a entrada de Sódio no Neurônio, regulados por voltagem e estimulado previamente.
18 – Os Neurotransmissores são produzidos no Citosol do terminal pré-sináptico e armazenado nas vesículas sinápticas.
19 – Para que se desencadeei o Potencial de Ação, o Potencial Local deve atingir um nível crítico de -55 mV, que é o gatilho para o Potencial de Ação. 
20 – Chama-se “Up Regulation” – Baixa Regulação – o processo pelo qual uma célula diminui a quantidade de um componente celular, tais como a proteína, em resposta a uma variável externa. Ex.: A redução celular do número de receptores a uma molécula, tais como uma hormona ou um neurotransmissor, o que reduz a sensibilidade da célula à molécula.
21 – A via endovenosa não é a via de administração mais usada em pacientes durante o surto psicótico, pois a administração carece da colaboração do paciente.
22 – Meia Vida de um antipsicótico se refere ao tempo que esse fármaco circula no organismo. É o tempo gasto para que a concentração plasmática ou quantidade original de um fármaco se reduz à sua metade no organismo.
23 – A metabolização dos fármacos envolve enzimas específicas, promovendo a sua modificação bioquímica ou sua degradação, ativação ou desativação do composto químico (intoxicação ou desintoxicação).
24 – A interação medicamentosa pode levar a efeitos benéficos para maior controle da doença.
25 – Quando se faz a dosagem sérica de uma droga, mede-se a quantidade em peso por unidade de volume de soro (peso corporal e volume de distribuição).

Outros materiais