Buscar

Processos que ocorrem antes do fluido entrar nos separadores de produçao[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Defesa de PPG
TEMA: processos que ocorrem antes que o fluido entre nos separadores de produção
																																	Grupo 1
Integrantes do Grupo
Adriano N. Humba
Arone Vipanda
Celsa Machado
Evanildy Trindade
Apresentação 
Na produção do petróleo são vários os processos que ocorrem antes do petróleo ser direcionado aos separadores de produção. No presente trabalho retrata esses passos envolvidos na produção e dos equipamentos que são utlizados;
 Falando das etapas de produção sem fazer menção da exploração do poço tampouco o tratamento do mesmo fluido aquando da sua entrada nas máquinas de separação de produção dos fluidos(separadores).
Petróleo
É constituído da mistura de compostos químicos orgânicos formados por carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
O petróleo pode ser definido como uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e coloração variando entre o negro e o castanho – claro (THOMAS, 2004).
O petróleo tem sua origem há milhares de anos através de restos mortais de seres que depositados no solo durante muito tempo formaram, juntamente com outros sedimentos, uma camada de material orgânico.
Considerações Gerais 
O petróleo é gerado em uma rocha conhecida como rocha mãe ou geradora e depois migra a rocha reservatório. Para ocorrer a acumulação do petróleo a rocha reservatório tem que ser porosa no seu interior, e que esses poros estejam interconectados.
Prospecção
Para se encontrar o petróleo no interior da rocha reservatório é necessário o estudo e análise das bacias sedimentares pelos geólogos e geofísicos, para indicarem o local mais propício para acumulação do mesmo e verificar qual destas situações possui maior probabilidade de conter hidrocarbonetos
Considerações Gerais 
Introdução
Após o processo de exploração e perfuração do poço, e da comprovação da existência do hidrocarboneto, é feito o acabamento do mesmo. 
Tendo feito isso o petróleo é elevado à superfície por tubulações especiais (construídos para resistir as pressões exercidas pela imensa coluna de água).
 Entre as etapas temos a Completação , extração ou elevação(responsável pelo transporte do óleo do poço até a superfície, e diferentes processamentos envolvendo equipamentos de variadas funções que serão descritos a seguir.
1º- Elevação e processamento
Completação 
A completação consiste num conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás ou ainda para injetar fluidos nos reservatórios.
A completação pode ser caracterizada de 
diferentes formas, nomeadamente pelo tipo de 
revestimento de produção e pelo número 
de zonas completadas.
As principais etapas do processo de completação são:
Instalação dos equipamentos de superfície 
Condicionamento do poço 
Substituição do fluido do interior do poço por um fluido de completação;
Avaliação da qualidade da cimentação;
Canhoneio 
Instalação da coluna de produção;
Colocação do poço em produção
1º- Elevação e processamento
Extração ou Elevação
A Elevação é o processo através do qual os fluidos produzidos por um reservatório são transportados verticalmente do fundo do poço até a superfície.
Método de elevação natural:
Acontece quando não se utiliza métodos artificiais para a elevação do petróleo. O mesmo deixa o poço naturalmente devido a alta pressão do reservatório.
Método de elevação artificial
Quando a pressão do reservatórios é baixa, os fluidos contidos nele não alcançam a superfície, ou seja quando o nível de petróleo no poço encontra-se estático, fazendo-se necessário utilizar métodos de elevação artificial. 
1º- Elevação e processamento
Dos Risers aos Manifold de produção
 O petróleo é elevado do poço até a superfície através tubulações chamados Risers.
Um riser é um tubo que liga uma estrutura de produção offshore flutuante, ou uma plataforma de perfuração, a um sistema submarino para fins produtivos, como a perfuração, produção, injeção e exportação etc.
Os Risers chegam a plataforma e são conectados aos Manifolds, que são conjunto de válvulas e instrumentos de controle que proporcionam flexibilidade na operação da plataforma.
O Manifold tem a função de receber a produção do Óleo ou Gás destes Risers de produção. No mesmo módulo do Manifold encontramos também os lançadores e recebedores de PIGs.
Lançadores e Recebedores de PIG
tem a especial função de lançar e receber os Pigs que por sua vez são dispositivos que servem para a limpeza das tubulações. 
 
2. Dos Risers aos Manifold de produção
No mesmo módulo do Manifold encontramos também os lançadores e recebedores de PIGs.
Os Lançadores e Recebedores de PIG tem a especial função de lançar e receber os Pigs que por sua vez são dispositivos que servem para a limpeza das tubulações removendo parafinas e 
outras substancias 
2. Dos Risers aos Manifold de produção
3. Dos Headers aos aquecedores de produção
A Função dos headers
Quando o petróleo chega aos Manifolds é alinhado para dutos chamados headers. Os quais são responsáveis por recolher o óleo proveniente dos diversos poços produtores de petróleo.
A função dos aquecedores de produção
Depois da etapa acima citada o fluido é logo direcionado para os pré-aquecedores para ganhar em torno de 5°C. É nos pré aquecedores onde se recupera energia que seria desperdiçada. 
Daí o fluido segue para o aquecedor de produção onde existem os trocadores de calor casco duplo alimentado por uma corrente de água de 180° C para elevação da temperatura do óleo até 80°C. Após o óleo receber o calor da água e atingir a temperatura de 80°C o óleo passará por outro trocador de calor a vapor onde o óleo atingirá a temperatura de 140°C.
 
3. Dos Headers aos aquecedores de produção
Aquecedores de produção
Os Trocadores de calor
São dispositivos que permitem a troca de calor 
entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas
Na saída do trocador de calor o óleo é enviado para o separador primário de produção (horizontal). Neste vaso de pressão são controladas variáveis como temperatura, pressão, níveis de interfacies óleo/água e gás/óleo e tempo de residência para termos as correntes de saída: óleo, água e gás.
E depois o fluido estará pronto para entrar nos separadores de produção
3. Dos Headers aos aquecedores de produção
conclusão
Este trabalho teve como objetivo a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre as etapas envolvidas desde que o fluido seja retirado ou extraído do poço até que entre nos separadores de produção. Os quias envolvem processos como a completação a elevação, equipamentos utlizados na produção do petróleo como os Risers, os Manifolds, os headers, os lançadores e recebedores de Pigs os aquecedores, etc.
Em função das condições de realização do trabalho conclui-se que:
Os processos mencionados têm grande importância para a indústria de petróleo, por serem responsáveis pela retirada do petróleo contido na formação rochosa e transportá-lo até aos separadores de produção; 
 para nós engenheiros de pesquisa e produção de petróleo, pois temos a obrigação de conhecer de forma detalhada os processos todos que intervêm desde a prospeção até a produção do petróleo.
FIM
OBRIGADO!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais