Buscar

PROVA DE GEOGRAFIA NOTA 100 PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

PROVA DE GEOGRAFIA NOTA 100
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre a apropriação desta por aquela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. Geografia, meio ambiente e sociedade: múltiplas interpretações do mundo contemporâneo. São Paulo, [s. n.], 2011. p. 22.
As primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente foram desenvolvidas em dois países e os discursos geográficos coincidiram com os interesses dos respectivos Estados. Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais foram esses dois países?
	
	A
	Alemanha e Portugal.
	
	B
	França e Portugal.
	
	C
	Alemanha e França.
	
	D
	França e Roma.
	
	E
	Roma e Alemanha.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Nesse que e por que ensinar deve-se pensar no aluno, em sua vida, nos desafios que enfrenta, nas relações que estabelece e, para tudo isso, do que realmente necessita para, com base nesses referenciais, e nessas necessidades, chegar-se à eleição dos temas a serem trabalhados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 43.
A compreensão da representação do espaço é resultado de um processo longo e deve estar ligada à construção de algumas noções espaciais. Considerando o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as noções espaciais:
I. Posterioridade, altura e lateralização.
II. Noções de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social.
III. Lateralização, anterioridade e profundidade (perspectivas).
IV. Noções topológicas, euclidianas e projetivas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A geografia clássica [...] teve grande importância porque atendeu aos desafios que a burguesia, como classe dominante, encontrou na sua luta pela exploração dos recursos e dos homens na superfície da Terra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 106.
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, houve um período que delimitou a geografia clássica baseado em vantajosas trocas comerciais entre a metrópole e suas colônias, leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: qual período é esse?
	
	A
	Nacionalismo.
	
	B
	Neocolonialismo.
	
	C
	Neoliberalismo.
	
	D
	Liberalismo.
	
	E
	Imperialismo.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O bom professor é aquele que ‘aprende ensinando’ e não ensina, mas ‘ajuda os alunos a aprender’, — não apenas reproduz mas também produz saber na atividade educativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VESENTINI, J. W. (Org.) O ensino de geografia no século XXI. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. p. 224.
Para que a criança desenvolva o gosto por assuntos ligados à geografia e, mais especificamente, pela representação do espaço, é preciso que o professor realize quais atividades? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as atividades:
I. Proporcionar atividades para reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico.
II. Proporcionar atividades sobre orientação e localização tanto da criança quanto dos objetos e demais elementos do espaço.
III. Orientar o aluno a problematizar a realidade no espaço geográfico existente no mundo.
IV. Orientar a percepção das formas e tamanhos das coisas observadas, além da criação e do reconhecimento dos mais variados códigos que simbolizem os elementos distribuídos no espaço (legenda).
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na Geografia não há espaços estanques, separados e fragmentados. O espaço é sempre uma totalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 22.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a alfabetização geográfica torna o espaço objeto do conhecimento. Faz entender a estrutura e a organização da materialidade do espaço como derivadas sociais. Então, ler o espaço geográfico compreende:
	
	A
	a realidade e o espaço.
	
	B
	a sociedade e a natureza.
	
	C
	a natureza e o território.
	
	D
	a sociedade e a realidade.
	
	E
	o espaço e a sociedade.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A geografia escolar envolve, além de estudos de aspectos físicos de espaço, o ensino da política social e ambiental de um país e do mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, T. W. C.; CÉZAR, V. L. M. Desinteresse escolar em geografia: o que dizem alunos do 7º e 8º anos da E. E. E. F. Manoel Lopes, em Serra – ES. 48 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. 2013.
No livro-base Metodologia do Ensino de Geografia ressalta-se que, da mesma forma que a paisagem, os demais conceitos geográficos sofreram um processo de revisão desencadeado no contexto da globalização. Esses conceitos tiveram seus significados alterados em função do novo papel do Estado. Quais conceitos são esses? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Região e lugar.
	
	B
	Região e espaço.
	
	C
	Lugar e espaço.
	
	D
	Território e lugar.
	
	E
	Território e espaço.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Constitui também função insubstituível de um professor ser um decodificador de símbolos, isto é, um profissional que interprete textos [...], traga para o aluno as mensagens ocultas dos diferentes símbolos presentes nas múltiplas linguagens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 60.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o encaminhamento metodológico para um conteúdo e/ou unicidade de estudo deve contemplar três momentos. Quais são esses momentos?
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Apresentar o conhecimento como necessário, pois faz parte do conteúdo programático.
II. ( ) A mobilização para o conhecimento.
III. ( ) A construção do conhecimento.
IV. ( ) Elaboração e expressão da síntese do conhecimento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como podem os professores se tornarem construtores de conhecimentos quando são reduzidos a executores de propostas e projetos de cuja elaboração não participaram e que são chamados apenas a implantar?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002>.Acesso em: 12 abr. 2016.
As questões levantadas no texto acima são, no mínimo, inquietantes, extrapolando a mera definição “quadradinha” do que seja o currículo e trazendo para a mesa algumas questões para serem discutidas. Quais questões são essas? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A observação dos aspectos visíveis do espaço geográfico.
II. ( ) Saberes acadêmicos que são transformados em saberes escolares.
III. ( ) Políticas educacionais, cultura e saberes acadêmicos.
IV. ( ) Formação dos profissionais que atuam na educação básica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em geral, até o século XIX, a história da geografia estava mais próxima de uma catalogação de fatos, de lugares e protagonistas de descobertas geográficas, do que propriamente de uma História do Pensamento Geográfico, constituída a partir das considerações acerca de teorias, conceitos e temas da geografia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 149.
A renovação do pensamento geográfico continua até hoje. Essa renovação está relacionada às mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que alteraram as relações socioespaciais em todas as escalas. Em que momento se iniciou a renovação do pensamento geográfico?
	
	A
	Após a Primeira Guerra Mundial.
	
	B
	Após a Segunda Guerra Mundial.
	
	C
	Antes da Primeira Guerra Mundial.
	
	D
	Antes da Segunda Guerra Mundial.
	
	E
	Durante a Segunda Guerra Mundial.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A pluralidade de conceitos e de visões acerca da região se mostra benéfica, uma vez que o espaço geográfico não se constitui como estático e acabado, estando sempre numa permanente dinâmica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.) História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o pensamento e as pesquisas geográficas contribuíram para o reconhecimento das singularidades das regiões e as classificaram. Leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como foi denominada essa classificação?
	
	A
	Regiões-paradisíacas.
	
	B
	Regiões-personagens.
	
	C
	Regiões-autônomas.
	
	D
	Regiões-reveladas.
	
	E
	Regiões-próprias.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes