Buscar

Traje para advogados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Uso de trajes sociais para profissionais do Direito.
O uniforme profissional é utilizado em grande escala de trabalhadores brasileiros, todos utilizando a roupa adequada para seu devido local de trabalho.
Assim, o profissional do Direito deve se vestir socialmente, cumprindo uma tradição dos juristas. Na qual, se o advogado adentrar em um tribunal sem o devido traje poderá ser advertido verbalmente por seu magistrado.
Uniforme profissional
Ao defender um caso no tribunal, é importante que o traje demonstre profissionalismo e seriedade. Desse modo o advogado será levado a sério pelo juiz, júri e oficiais da corte. Roupas como ternos e sapatos sociais, muitas vezes, são necessários para causar uma boa impressão e podem aumentar a sua chance de ganhar um caso. 
São proibidos trajes como: shorts, bermuda, miniblusa, minissaia, trajes de banho e camiseta sem manga – este último no caso dos homens. A lista é prevista em regulamento de 1997. Apesar de as regras já existirem para esses casos, não era cumpridas, nem fiscalizadas como passou a ocorrer em novembro de 2011.
As transformações no uso de roupas ao longo anos ainda podem ser fortemente notadas nos tribunais brasileiros. Mas as exigências da tradição, no entanto, persistem no plenário do STF. Ato normativo da Casa determina: "Não são permitidos o ingresso e a permanência nas dependências do tribunal de pessoas com trajes em desacordo com o cerimonial, a formalidade e o caráter solene da Corte, ou que sejam atentatórios ao decoro“.
LEI Nº 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994.
Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Art. 58. Compete privativamente ao Conselho Seccional:
XI - determinar, com exclusividade, critérios para o traje dos advogados, no exercício profissional;
CÓDIGO DA ÉTICA E DISCIPLINA DA OAB 
Art. 2º O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce. Parágrafo único. São deveres do advogado: I – preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais