Buscar

RESUMO.OSTEOFITOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Zavanela PM, Riente R, Fernandes MR, Oliveira F. Incidência de osteófitos na coluna vertebral. Rev Med (São Paulo). 2008 abr.-jun.;87(2):148-53. 
PANTOJA, M.N.L; MEJIA, D.P.M. A Fisioterapia no Tratamento do Osteófitos no Climatério. 2014. Disponível em: < http://www.portalbiocursos.com.br/?u=artigos-de-fisioterapia-em-ortopedia-e-traumatologia---ano-2014> . Acesso em: 01 de set. de 2016.
PATOLOGIA DA COLUNA DORSAL: OSTEOFITOSE (BICO DE PAPAGAIO)
Daniel de Cena Xavier
Osteofitose, também conhecida popularmente como Bico de Papagaio, é uma patologia da coluna vertebral consequente de formações ósseas que crescem em torno da mesma. Ocorre devido à protrusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral, dando origem a formações ósseas. A coluna possui a função de movimento e de suportar o homem em sua postura ereta. No entanto, a hereditariedade, má postura, obesidade e sedentarismo são alguns fatores que contribuem para a calcificação das vértebras. Com a degradação dos ossos e ligamentos, o corpo cria os osteófitos, nódulos redondos de osso extra que se desenvolvem em volta da lesão para proteger contra forças compressivas que excedem a capacidade de resistência do osso. Tal compressão poderá afetar raízes nervosas ou até mesmo, em casos mais graves, órgãos e vísceras, como esôfago, traqueia e laringe. Na verdade, os osteófitos podem ser considerados um tipo de defesa do organismo para absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna. Além de proteção, alterações mecânicas e degeneração são fatores comuns de envelhecimento da coluna. Quando localizados na zona cervical, podem causar dores de cabeça, tonturas e fraqueza ao pressionar os nervos. Ao longo da coluna vertebral, podem fazer com que os membros fiquem dormentes e até provocar paralisia em casos mais graves. Não existe tratamento para recuperar o disco intervertebral, o desgaste que sofreu é irreversível. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser úteis para aliviar a dor, mas o fundamental é desenvolver hábitos que facilitem corrigir os problemas de postura.
Palavras-chaves: Bico de Papagaio. Coluna. Osteofitose.

Outros materiais