Buscar

Agricultura Urbana no bairro Santa Lúcia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO 
A AGRICULTURA URBANA NO BAIRRO SANTA LÚCIA, MACEIÓ-AL
Schandler Farias de Souza
Silvio Gomes Cerqueira
Taise Lopes Santos Soares 
Maceió, AL
2014
*
RESUMO
	O presente trabalho intitulado A agricultura urbana no bairro de Santa Lúcia, trás em questão o modo de produção agrícola nas cidades, onde basicamente estes produtores, criadores buscam melhorar sua alimentação, através do que produzem e algumas vezes ate torna-se uma fonte de renda (extra), o mesmo tem por objetivo identificar e caracterizar, a agricultura urbana no bairro Santa Lúcia, Maceió, onde trará todas as características de determinado processo neste bairro. Fazendo compreender o porquê ainda existe esse tipo de produção em cidades que vivem um intenso processo urbano, identificando ainda qual o incentivo que estas pessoas tem a fazer este tipo de produção. A metodologia fundamentou-se nos processos de visitas técnicas à residências que praticam este tipo de produção (agricultura urbana), e pesquisas bibliográficas a cerca do assunto, favorecendo assim um compreendimento maior a cerca de determinadas questões. Os resultados encontrados foram bastante satisfatórios já que atenderam o principal objetivo do trabalho. Os dados mostram que ao contrario do que se pensa existem vários resquícios de agricultura nas cidades.
 
 
*
INTRODUÇÃO
Segundo o Manual de Agricultura Urbana, Atualmente mais de 60% da população mundial vive em cidades. O que implica em sobre-exploração dos recursos naturais, o rápido aumento da demanda por alimentos, energia e água aumentou a poluição do ar e de corpos d'água (lagos, rios e mares), além da erosão do solo e desmatamento, não esquecendo a geração alarmante de resíduos sólidos e perigosos (AZOTEAS VERDES DE GUADALAJARA, 2012).
A agricultura urbana é definida pela Azoteas Verdes de Guadalajara (2012) como a “técnica criada para as cidades; é uma forma alternativa de produção e distribuição de alimentos que aproveita os recursos locais disponíveis(lixo, serviços públicos de água, etc.) para gerar produtos para consumo doméstico”.
*
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO
O bairro de Santa Lúcia situado na cidade de Maceió, capital de Alagoas tem uma área de aproximadamente 4.025 km2, e população de 26.061 de acordo com o censo de 2010 do IBGE. O Bairro foi criado através da lei municipal 4953 em 06 de janeiro de 2000. Alterando assim a lei Nº 4.687/98, que dispõe sobre o perímetro urbano de Maceió, a divisão do município em regiões administrativas e inclui o abairramento da zona urbana e da outras providencias. (Publicado no Diário Oficial do Município em 07/01/2000).
 
*
*
PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E METODOLÓGICOS
 
 
 Pesquisas bibliográficas
  Visitas técnicas
*
RESULTADOS
A primeira visita foi realizada na residência da dona Quitéria, que possui uma criação de galinhas, precisamente sete galinhas, um galo e seis pintinhos. Contou-nos que nasceu em Palmeira dos Índios, de onde se originou sua família de doze irmãos. Perguntamos se ela e seus familiares criavam animais lá no município e ela nos respondeu que sua mãe criava “de tudo”: Porcos, galinhas, boi, vaca, cavalo etc. e cria até hoje, nos contou também que criavam ovelhas, hoje em dia não mais, mas já criaram bastante.
 
*
Na residência de dona Tânia, identificamos o cultivo de tomate, abóbora, acerola, noni, jambo, banana, carambola e hortelã conforme as figuras abaixo. Perguntada sobre suas origens, dona Tânia nos contou que nasceu em Capela, mas ainda pequena mudou-se para o Paraná onde passou algum tempo e logo em seguida voltou com a família para Alagoas, boa parte se estabeleceu na cidade de Cajueiro e ela veio para a capital ainda pequena, possui oito irmãos. Mora há muitos anos em Maceió e há 15 anos na residência que visitamos. Perguntamos como ela criou o hábito de cultivar alimentos e ela nos contou que aprendeu com a mãe (falecida)que “gostava muito de mexer na terra, de plantar, de colher” e afirma se sentir muito bem praticando a agricultura. 
*
*
	A agricultura urbana é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno, é destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Santos (2011, p.172)
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 Neste artigo foram apresentadas as experiências de agricultura urbana desenvolvidas no bairro Santa Lúcia Maceió – AL. 
Assim a agricultura no meio urbano verificada no bairro é normalmente praticada por pessoas que exerciam atividades agrícolas em cidades do interior do estado, porém devido ao sistema de distribuição de terra em nosso país, que beneficia os grandes produtores e exclui os pequenos, a alternativa que essas pessoas encontram é tentar uma vida melhor na cidade, o que muitas vezes não acontece.
No bairro encontraram-se alguns locais em que são desenvolvidas formas de agricultura e criação de animais. Foi possível perceber que existem pequenas propriedades na região do bairro onde é praticada a agricultura urbana.
A agricultura não pode ser apenas cultivada no espaço rural, a mesma pode ocorrer também em áreas urbanas.A execução de atividades agrícolas é essencial para o desenvolvimento econômico tanto do meio rural como do meio urbano.
A experiência dos estudantes de Geografia durante a produção deste trabalho foi enriquecedora, considerando a aprendizagem adquirida que irá contribuir para a futura atuação profissional dos futuros geógrafos.
*
REFERÊNCIAS
AZOTEAS VERDES DE GUADALAJARA. Manual de agricultura urbana, 2012. Disponível em <http://www.ecohabitar.org. Acesso em 01 dez. 2014.
BAIRROS DE MACEIÓ. Bairro de Santa Lúcia, 2010. Disponível em: http://www.bairrosdemaceio.net. Acesso em: 09 dez. 2014, 09:25:23.
 
CRIBB, S.L.S.P; CRIBB, A. Y. Agricultura urbana: alternativa para aliviar a fome e para a educação ambiental. Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. julho de 2009.
 
IBGE. Censo, 2010. Disponível em: http://saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 06 de jul. de 2014.
 
MACHADO, A.T.; MACHADO, C.T.T. Agricultura urbana. Documentos / Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2002. 25 p. MARQUES, M. I. M. O conceito de espaço rural em questão. Terra Livre. São Paulo, n. 19, 2002.
 
PESSOA, C.C.; Souza. M; Schuch, I. 2006. Agricultura urbana e Segurança Alimentar: estudo no município de Santa Maria – RS. http://www.ipes.org. Acesso em: 06 de jul. de 2014.
 
SANTOS, Diego Henriques. Agricultura urbana e segurança alimentar. Revista multidisciplinar da UNIESP saber acadêmico - n º 11 - Jun. 2011/ ISSN 1980-5950.
 
SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, Centros de apoio a Agricultura urbana e periurbana (CAAUP) e Sistemas Coletivos de produção para Autoconsumo, 2010. Disponível em: http://www.assistenciasocial.al.gov.br. Acesso em: 09 dez. 2014, 10:20:35.
 
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SEPLANDE). APL Fruticultura Agreste – Pinha. Disponível em: http://www.seplande.al.gov.br. Acesso em 07 dez. 2014.
 
WANDERLEY, M. de N. B. Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade.
Estudos, Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v.21, Outubro, 2003: 42-61.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais