Buscar

FORMAÇÃO, ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do Pará 
Instituto de Ciências da Saúde
Faculdade de Nutrição 
Conselho de Alimentação Escolar: Formação, atribuições e competências 
DISCENTES: Ana Paula Noronha; Kazuê Harada; Leticia Miranda; Márcia Alves 
INTRODUÇÃO 
Forma centralizada.
Em 1994 houve a descentralização financeira e assim tornou se necessária a criação dos conselhos para a fiscalização do PNAE pela lei 8.913/94 
O conselho alimentar e escolar (CAE) surgiu primeiramente por uma medida provisória nº 1.784/98 e em 2 de junho de 2000 ele passou a ser previsto por lei.
 É um órgão deliberativo e autônomo, cuja criação está ligada a descentralização dos repasse dos recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
FORMAÇÃO 
 1 representante indicado pelo poder executivo do respectivo ente federado;
 2 representantes das entidades de trabalhadores da educação e de discentes, indicados pelos respectivos órgãos de representação (pelo menos 1 docente);
 2 representantes de pais de alunos matriculados na rede de ensino a qual pertença a entidade executora;
 2 representantes indicados por entidades civis organizadas;
 Mandato com duração de 4 anos;
 A nomeação dos membros é feita por meio de Portaria ou Decreto executivo;
COMPETÊNCIAS 
LEI nº 11.947, DE 16 DE JUNHO DE 2009, estabelece as competências do CAE
Art. 19. Compete ao CAE: 
I - acompanhar e fiscalizar o cumprimento das diretrizes estabelecidas da alimentação escolar;
II - acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar;
 Solicitar à prefeitura documentos e informações que permitam verificar o funcionamento do Programa;
 Avaliar se o dinheiro foi aplicado apenas em alimentos para a merenda, preços pagos pelos alimentos, produtos comprados foram usados para oferecer merenda, qualidade dos alimentos. 
CHAVES, 2006; BRASIL, 2010. 
Competências 
III - zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, bem como a aceitabilidade dos cardápios oferecidos;
IV - receber o relatório anual de gestão do PNAE e emitir parecer conclusivo a respeito, aprovando ou reprovando a execução do Programa.
 Averiguar se o cardápio da escola está priorizando alimentos saudáveis e se está respeitando os hábitos alimentares locais;
 A prestação de contas do uso do recurso público elaborada pelo município ou Estado deve ser apreciada e aprovada pelo CAE.
CHAVES, 2006; BRASIL, 2010. 
Atribuições do CAE
Acompanhar a aplicação dos recursos financeiros transferidos à conta do PNAE 
 Acompanhar e monitorar a aquisição dos produtos adquiridos para o PNAE, zelando pela qualidade;
Orientar sobre o armazenamento dos gêneros alimentícios;
 Receber e analisar a prestação de contas do PNAE enviadas pelo EE e remeter ao FNDE, com parecer conclusivo;
Comunicar aos órgãos de controle qualquer irregularidade identificada na execução do PNAE, inclusive em relação ao apoio para funcionamento do CAE, sob pena de responsabilidade solidária de seus membros;
Atribuições do CAE
Divulgar em locais públicos os recursos financeiros do PNAE transferidos à EE;
Comunicar à EE a ocorrência de irregularidades em relação aos gêneros alimentícios; 
Elaborar o Plano de Ação do ano em curso e/ou subsequente, a fim de acompanhar a execução do PNAE nas escolas (deve conter previsão de despesas necessárias para o exercício de suas atribuições) e encaminhá-lo à EEx. antes do início do ano letivo.
Atribuições do CAE
Realizar reunião específica para apreciação da prestação de contas com a participação de, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos conselheiros titulares;
O CAE poderá desenvolver suas atribuições em regime de cooperação com os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional estadual e municipal e demais conselhos afins, e deverão observar as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA. 
Referências 
Regimento Interno do Conselho de Alimentação escolar – CAE do município de Araucária. Conselho de Alimentação Escolar. Araucária. Set, 2013. 
BRASIL. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa Dinheiro Direto da Escola aos alunos da atenção básica. Lei nº 11.947, de 16 de Junho de 2009. 
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Cartilha para conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) / Tribunal de Contas da União. -- 5. ed. -- Brasília : TCU, 2010. 50 p.: il.
CHAVES, LORENA GONÇALVES. Políticas de Alimentação Escolar / Lorena Gonçalves Chaves e Rafaela Ribeiro de Brito – Brasília : Centro de Educação a Distância – CEAD, Universidade de Brasília, 2006. 88p. - (Profuncionário - curso técnico de formação para os funcionários da educação)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais