Buscar

resenha a vida de david gale

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

�		
 		
A VIDA DE DAVID GALE
PARKER, ALAN. The Life of David Gale\ A vida de David Gale. [Filme-vídeo]. Produção de Charles Randolph, direção de Alan Paker. EUA/ Reino Unido/ Alemanha, Universal Pictures, 2003. 130 MINUTOS.
Sinopse
David Gale é um professor de filosofia, que se tornou Diretor da Universidade de Filosofia, no Texas e também um militante do movimento que luta contra a pena de morte para aqueles que cometeram algum crime. Durante o filme, David Gale encara problemas no casamento que ele mesmo provocou, dando sequência até que, após o assassino de uma colega de trabalho, Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. 
História
	O Filme “A Vida de David Gale” do diretor Alan Parker conta a história dos militantes David Gale e Constance e da jornalista Bitsey Bloom. 
	O longa-metragem tem incio com a corrida desesperada da jornalista Bitsey Bloom em uma longa estrada logo após o carro em que ela estava superaquecer, a cena é cortada para uma agência de reportagem, onde uma funcionária encontra-se assistindo televisão, a atenção está voltada para transmissão onde o repórter dá a seguintes noticia: “O Tribunal Superior negou a suspensão da execução do ex-professor de Filosofia David Gale, marcada para sexta-feira. Gale solicitou a revisão de sua condenação em 1994 pelo estupro e assassinato de sua colega na Universidade de Austin, Constance Harroway.', que nos leva a crer que trata-se de um crime cometido por uma alguém e que está aguardando a sentença por um crime praticado contra a vida de uma pessoa.
	O filme em si tem início após o aceite da jornalista Bitsey Bloom em entrevistar Gale por 3 (três) dias, uma vez que o próprio Gale jamais havia falado com a imprensa durante os anos em que esteve preso na penitenciária de Huntsville, mas seu advogado havia oferecido uma entrevista exclusiva a uma única repórter, ou seja, para jornalista Bitsey Bloom, que segundo os diretores da redação, Bloom já havia sido presa por se negar a prestar informações a respeito da investigação contra pornografia. 
	Com base no filme, e em flashs mostrando o que aconteceu antes do crime, David Gale e Constance são dois excelentes professores da Universidade de Filosofia, no Texas e também militantes da ONG Death Watch, que luta contra a pena de morte para aqueles que cometeram algum crime hediondo punível no estado Americano com a pena de morte.
	Gale era fascinado pelo conhecimento e pelas teorias filosóficas, além de ser um indivíduo extremamente crítico, que se posicionava contra diversas questões, sem se preocupar com o reflexo das suas opiniões na sua vida.
	Gale também era um pai responsável e constantemente vivia somente na companhia de seu filho, uma vez que sua esposa passava parte do ano em viagens pela Espanha, por ser filha do ex-embaixador Espanhol.
	No filme, podemos notar que o problema apresentado por Gale é o “direito a vida”, pois, independente do que tenha acontecido, cada criminoso merece a oportunidade de apresentar sua defesa e que o Estado deve buscar outras alternativas como punição e não a aplicação da pena de morte para os delituosos, vez que para ele, a punição como a morte aplicada aos criminosos não traria uma certa redução na taxa de criminalidade. Gale critica, também o valor a ser gasto pelo Estado ao punir os réus com a pena de morte. 
	Gale, acreditava que algumas execuções não tinham sentido, vez que após morto o acusado não poderia apresentar sua defesa, sendo que a pena de morte levaria a execução de pessoas inocentes abrindo margens à falhas no sistema, na qual nunca poderiam ser revisadas, pois, tratava-se de extermínio de “vidas”, com isso mostraria a ineficiência do sistema judiciário do Texas.
	O texto foi elaborado visando abrir o espaço para debates, discussões, defesa e contraditórios, princípios assegurados pela Carta Magna do nosso país, no mais, o filme é bem interessante, pois aborda aspectos políticos, éticos, culturais e religioso, que nos deixam atentos do início ao fim.
Ambientação
	O roteiro dirigido por Allan Parker, começa com a corrida contra o tempo da jornalista Bitsey Bloom na cidade de Huntsville, logo em seguida o foco passa para a redação em Nova York, após a confirmação do contrato a cena é passada ao longo da estrada de Huntsvill.
	No incio dos flashs contado por David Gale, à cenas na University of Texas -Austin, Texas/ EUA , logo teremos cenas nos locais : Cain & Abel's Bar & Grill - 2313 Rio Grande Street, Austin, Texas, EUA ; B.D. Riley's Pub - 204 E. 6th Street, Austin, Texas, EUA ; Plaza Real, Barcelona, Catalunha, Espanha (Dusty caminha com maleta na cena final) e o presídio chamado de Unidade Ellis.
Personagens 
	Os principais personagens são: David Gale (Kevin Spacey); Constance (Laura Linney), amiga de Gale; Jornalista Bitsey Bloom (Kate Winslet); Editora Barbara Kreuster (Cleo King) está assistindo ao noticiário pela televisão logo inicio do filme; Editor -chefe Joe Mullarkey (Lee Ritchey) ; o estagiário Zack Stemmons (Gabriel Mann); Esposa de David, Sharon Gale (Elizabeth Gast); Chefe do presídio Duke Grover (Jim Beaver); Advogado de Gale, Braxton Belyeu (Leon Rippy); Governador Hardin (Michael Crabtree); Cloud Dog, carneiro de pelúcia; Dustin, Emil Wright (Matt Craven) 
Curiosidades
	Antes da contratação de Kevin Spacey para protagonizar A Vida de David Gale os atores Nicolas Cage e George Clooney foram convidados e recusaram o papel.- A atriz Nicole Kidman chegou a ser sondada para interpretar a personagem Elizabeth Bloom.- As filmagens de uma cena de protesto contra a pena de morte na sede do parlamento do Texas foram interrompidas pela chegada de um grupo real de manifestantes políticos ao local.- O orçamento de A Vida de David Gale foi de US$ 50 milhões.
	Outra curiosidade presenciada no filme, é o uso da residencia de Contance como espaço cultural por uma pessoa gótica, ou seja, ela preservou toda a cena do crime, para obter lucros com a venda de fotos e vídeos da própria Constance. 
Ficha Técnica
Título Original: The Life of David Gale 
Gênero: Drama 
Tempo de Duração: 130 minutos 
Ano de Lançamento (EUA): 2003 
Site Oficial: www.thelifeofdavidgale.com 
Studio: Universal Pictures / Saturn Films / InterMedia Films Equities Ltd. / Dirty Hands Productions 
Distribuição: Universal Pictures / Paramount Pictures / UIP 
Realizador: Alan Parker 
Argumento: Charles Randolph 
Produção: Nicolas Cage e Alan Parker 
Música: Alex Parker e Jake Parker 
Fotografia: Michael Seresin 
Desenho de Produção: Geoffrey Kirkland 
Direção de Arte: Steve Arnold e Jennifer Williams 
Guarda-Roupa: Renee Ehrlich Kalfus 
Edição: Gerry Hambling 
Depoimentos 
Depoimento dos alunos não foi disponibilizado.
___________________________________________________________________________
Página � PAGE �4�

Outros materiais