APOL ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON LINE   UTA METODOLOGIAS EXATAS E GEOGRAFIA   B 2016   FASE II
2 pág.

APOL ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON LINE UTA METODOLOGIAS EXATAS E GEOGRAFIA B 2016 FASE II


DisciplinaApol342 materiais1.507 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10
Leia a passagem de texto a seguir:

\u201cA ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem progredido ainda mais rapidamente durante o século XX. E não foram apenas as descobertas científicas que se aceleraram. Um número cada vez maior de cientistas trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados obtidos têm sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes mais imaginativas de gerações um pouco anterior\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Círculo do Livro, 2001. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a ciência tem permitido enormes avanços em diversos setores da sociedade por intermédio de que meio?
	
	A
	Pelos métodos de demonstração da verdade.

	
	B
	Pelos aspectos histórico-culturais.

	
	C
	Pelo ensino das ciências exatas.

	
	D
	Pela existência humana.

	
	E
	Pelos métodos experimentais.
Você acertou!
Por meio de seus métodos experimentais, a ciência tem permitido enormes avanços em diversos setores da sociedade, como produção de novos materiais (livro-base, p. 23).

Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cPara cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:

I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.

São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas, pois os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos que são: a formação de conceitos (relativos ao espaço geográfico \u2013 por exemplo: lugar, território, paisagem, região, rede, sociedade, natureza) e a alfabetização cartográfica. (p. 24)

	
	B
	I e IV apenas.

	
	C
	I e III apenas.

	
	D
	III e IV apenas.

	
	E
	I, II, IV apenas.

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

\u201cA prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.

Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F

	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V

	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer (1997) vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento, que é a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural, os quais permeiam toda e qualquer ação humana, e, ao serem ignorados, fazem com que qualquer iniciativa, torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor. (p. 71)

	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cMesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais importantes nas discussões geográficas\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67. 
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
	
	A
	Organismo secundário.

	
	B
	Organismo superado.

	
	C
	Organismo submetido.

	
	D
	Organismo autônomo.
Você acertou!
A alternativa \u201cD\u201d está correta, pois nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada entendendo a região como um organismo autônomo, caracterizado internamente pela relação entre os fatores naturais e socioculturais próprios. (p. 44)

	
	E
	Organismo primário.

Questão 5/10
Leia a situação, sugerida no fragmento de texto abaixo:
\u201cAntônio escreveu:

A professora pergunta para Antônio como chegou ao resultado.
Antônio Responde que, o onze eram quinze a mais do que cento e cinquenta. Então 10 vezes 15 é 150, mais 15 igual a 165\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.p.131.
Segundo sua leitura e compreensão do livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, na multiplicação a criança precisa entender que:
	
	A
	a multiplicação é adicionar uma quantidade de parcelas.
Você acertou!
O passo fundamental para introduzir os procedimentos de multiplicação é entender que a multiplicação nada mais é que adicionar uma quantidade de parcelas (iguais ou não), ou seja, trata-se tão somente de uma convenção, de um símbolo para que a notação possa ser simplificada. (p.51).

	
	B
	a combinação de conjuntos numéricos semelhantes possibilita o resultado.

	
	C
	a ordem dos algoritmos na operação é independente do resultado da operação matemática.

	
	D
	a multiplicação é indiferente à representação dos algoritmos apresentados.

	
	E
	o resultado final determinará a adição ou subtração do valor posicional do numeral.

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto que aborda a seguinte situação:
\u201cA professora Catarina solicitou que os alunos do 4º ano explicassem como efetuaram a operação 15+16=31. Ana explicou da seguinte maneira: Ao somar 15+16 que resultou em 31, lembrei que o 5+6 são 11. Ou seja, 1 unidade e 1 dezena. Juntei o número 1 às dezenas e obtive 3 dezenas e 1 unidade, igual à 31\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:PANIZZA,Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise
cristina
cristina fez um comentário
gostaria que me enviasse a prova objetiva e discursiva de metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza para cristinabonatoalvesaraujo
0 aprovações
cristina
cristina fez um comentário
Gabrielle obrigado por postar
0 aprovações
Carregar mais