Buscar

discursiva teoria conhec. pedagogico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
O currículo é uma prática desenvolvida através de múltiplos processos e na qual se entrecruzam diversos subsistemas ou práticas diferentes, é óbvio que, na atividade pedagógica relacionada com o currículo, o professor é um elemento de primeira ordem na concretização desse processo.
 
Fonte: SACRISTÁN J. G.; PÉREZ GÓMEZ A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 2000, p. 163.
 
De acordo com a leitura do texto, os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, apresente um texto explicando:
O currículo como instrumento da ação educativa.
Nota: 6.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 62):
Currículo escolar é a conjunção das diferentes ações e relações advindas do processo de reflexão, elaboração e avaliação do projeto da escola.
O currículo é um instrumento que deve referir-se a uma realidade histórica, cultural e social, reflete os procedimentos didáticos administrativos que favorecem sua prática e teorização.
Sem dúvidas a elaboração de um currículo é uma ação social, que envolve os fatores lógicos, epistemológicos, intelectuais e determinantes sociais, entre eles o poder, interesses, conflitos simbólicos e culturais, propósitos de dominação dirigidos por fatores ligados à classe, raça, etnia e gênero.
O currículo refere-se a toda forma de reflexão e ação, orientando a prática da escola, com vistas à formação do sujeito crítico e consciente de seu papel como agente transformador da realidade social.
Resposta:o currículo representa conhecimento e valores num processo social, 
Questão 2/5
De acordo com a pedagogia tradicional, a criança tem capacidade de aprendizagem igual à do adulto, sendo apenas menos evoluída. No modelo tradicional a repetição e o treino são essenciais a aprendizagem, e o estímulo costuma ser negativo, por meio de castigos, notas baixas, comunicados aos pais e outras formas de constrangimento.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.91)
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro base da disciplina, aponte o papel da escola na pedagogia tradicional.
 
Nota: 6.0
	O papel da escola segundo a pedagogia tradicional, era, portanto, preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. A escola cumpria também, indiretamente, o papel de justificar as diferenças entre as posições sociais como fruto da incapacidade ou de falta de esforço individual (p. 84)
Resposta:o papel é de promover uma formação moral e intelectual, com uma convivência social ao aluno, com pressuposto na conservação da sociedade em seu estado atual, a escola tem como foca a cultura, sendo os problemas social somente da sociedade.
Questão 3/5
A pedagogia histórico-crítica enfatiza que os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados com base na relação direta das experiências trazidas da realidade social e confrontadas com o conhecimento sistematizado.
LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 94).
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro base da disciplina, aponte como se dá o papel do pedagogo na pedagogia histórico-crítica
Nota: 0.0
	Como a pedagogia histórico-crítica é expressão do movimento em prol da educação publica de qualidade para todos que ocorreu no Brasil a partir dos anos de 1980, ela contribui de maneira significativa para a revisão do papel do pedagogo. Nessa concepção, deve-se buscar a superação do ensino fragmentado, assim como também da fragmentação de ações dentro da escola. Para isso compreende-se o pedagogo como um profissional que está ao lado do professor, contribuindo para que ele reflita sobre sua prática pedagógica e sobre a educação de maneira geral. É o pedagogo unitário, que, junto com os demais profissionais da educação, luta no sentido de construir uma escola mais significativa, que contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária (p. 160)  
Resposta:o professor vê o conhecimento um meio para o crescimento do aluno , ele enfatizou a questão central da pedagogia, com métodos e processos que ajudam no conhecimento ensino aprendizagem,
Questão 4/5
A escola nova deveria promover a autoaprendizagem, na qual o ambiente – inclusive o professor inserido nele – é mero estimulador. A motivação para aprender dependeria a força de estimulação do problema e as disposições internas do aluno.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos.9 ed. São Paulo: Loyola, 1990 p. 26
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro base da disciplina, descreva as características sobre a pedagogia nova.
Nota: 6.0
	Foi atribuído a escola um papel que não lhe cadê – a escola, por si só, é incapaz de resolver problemas que são da sociedade como um todo – e defendeu-se que seu fracasso em promover a equalização social se devia ao tipo de ensino (tradicional) que precisaria ser renovado, daí a nome nomenclatura Escola Nova. Vale ressaltar que, embora a figura do pedagogo ainda não contasse oficialmente na legislação dessa época, sob a orientação escolanovista começou a se colocar a ideia que seria importante a escola contar com um orientador educacional, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade do aluno. Em vários lugares ao redor do mundo, surgiram duas vertentes dessa renovação: uma mais diretiva e outra não diretiva. (p.90)
Resposta:ela tem o propósito de adaptar o aluno ao meio social, e esse conhecimento esta vinculado as descobertas dos aprendizes, ela é identificada por diversos movimentos e é vinculada num ideal liberal não diretivo, o professor estabelece bases do aprendizado e supervisiona .
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Parece que, quando tratados genericamente, ou seja, “a olho nu”, os termos administração e direção escolar se confundem; mas quando se trata de exigir rigor e especificidade, a direção se impõe como algo diverso da administração.
 
Fonte: PARO, V. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010, p. 769. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08.pdf> Acesso em: 10 maio. 20015.
 
Com base no fragmento do texto acima, e acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, escreva um texto justificando:
O papel do diretor na gestão democrática
Nota: 20.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 75)
A organização pedagógica e administrativa da escola tem como representante o diretor escolar. Seu papel é diferente do gerente empresarial, pois este último administra através de atividades técnico-burocrática (planeja, organiza, dirige e controla). Já o diretor escolar, constrói o processo educativo amparado na legislação vigente.
A ele cabe o fortalecimento do trabalho coletivo por meio do diálogo constante e da efetivação das decisões tomadas pela organização de todos os segmentos das instâncias colegiadas, tendo como pressupostos a intersubjetividade, o consenso, a argumentação e o entendimento recíproco, princípios que proporcionam uma visão ampliada de uma sociedade autônoma e transformadora.
 
Resposta:o diretor desempenha um papel fundamental pois ele pode dificultar ou facilitar a implantação de procedimentos participativos, se dedicam na capacitação de profissionais no desenvolvimento de um sistema de acompanhamento escolar e em experiências pedagógicas baseadas na reflexão da ação, ajuda a resolver problemas em grupo, um trabalho em equipe com professores e colegas, ajudando a identificar suas necessidades decapacitação.

Outros materiais