Buscar

PROVA_GRAU_A_proc_civil_I_2013_II_com_resposta (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNISINOS- UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
PROCESSO CIVIL I EAD Turma 43 2013 II PROFESSORA DRA. MIRIAM H.SCHAEFFER Grau A vale 6,0 pontos
NOME DO ALUNO:
Procure ser objetivo nas respostas e sempre que possível utilize a base legal na fundamentação da resposta. As três primeiras questões dizem respeito à situação abaixo retratada.
O Condomínio Metropolitan propôs ação de cobrança das taxas condominiais contra a Sra. Rose, referente ao apto 401 daquele Condomínio. A Sra.Rose ainda reside no imóvel, apesar de já estar providenciando sua mudança. Ela residia no imóvel por conta do relacionamento(namoro) que tinha com o proprietário do mesmo, o Sr.Carlos. Quando a relação terminou o Sr.Carlos se mudou e a Sra.Rose combinou com o Sr.Carlos que desocuparia o apartamento até set/2013. O Sr.Carlos vendeu o apartamento em junho/2013 por contrato de promessa de compra e venda que ainda não foi registrado no R.I de NH, assim, ele continua sendo o proprietário do bem. O valor do débito condominial é de R$ 8.000,00 (valor nominal não atualizado). O síndico eleito na última reunião de condomínio, Sr.Antonio, alega que o débito condominial é referente aos meses de janeiro à setembro de 2013. O juiz designou o dia 29 de outubro para audiência de conciliação, instrução e julgamento. O advogado da Sra. Rose verificou que o Condomínio não juntou com a petição inicial a ata da reunião que elegeu o Sr.Antonio síndico do Condomínio e nem a convenção do condomínio. Os documentos juntados com a inicial são: procuração, cálculo do débito condominial, cópia matrícula do imóvel.
Qual a causa de pedir próxima e remota desta demanda? (vale 1,0)
Causa de Pedir próxima diz respeito aos fundamentos jurídicos da demanda, no caso, a obrigação de pagar as taxas condominiais segundo determina a Lei de Condominio e Incorporações e o Código civil.
Causa de pedir remota diz respeito aos fatos que dão suporte ao pedido de cobrança, qual seja, o inadimplemento das taxas condominiais.
Qual o momento processual ou prazo para a Sra.Rose apresentar a contestação e/ou qualquer outra defesa considerando o procedimento previsto para essa demanda,(rito) ? (vale 1,0)
Considerando que o rito para essa demanda é o rito sumário, o momento ou prazo para apresentar a contestação ou qq outra defesa é na audiência inaugural conforme determina o artigo 278 do CPC.
Quais as defesas processuais indiretas (preliminares de mérito) existentes que poderão ser argüidas pelo advogado da Sra. Rose, e de que tipo consistem essas defesas processuais indiretas? Respostas curtas e objetivas com a base legal (vale 2,0 pontos)
São duas as defesas processuias indiretas ou preliminares de mérito presente na hipótese fática proposta: 
Art. 301 VIII pelo defeito de representação ante a ausência de documentação que comprove ser o síndico efetivamente o representante legal do Condomínio (deveria ter juntada a ata de eleição) e para tanto com poderes para conferir o mandato ao procurador. Ela é do tipo dilatória pois a parte deverá arguir a preliminar e o juiz deverá deferir prazo para a regularização da representação do condomínio.
Art.301 X, carência de ação pois a Sra.Rose não é legitima passiva para responder pela taxas condominiais e sim o seu ex-namorado, ainda proprietário no imóvel perante o R.I. Essa preliminar é do tipo peremptória e determina a extinção da ação por carência de ação c/c 267 inciso VI do CPC.
As questões abaixo independem da hipótese acima narrada. Respostas objetivas e suscintas.
Quais são as fases procedimentais do procedimento ordinário e como elas ocorrem no procedimento sumário? (vale 1,0 ponto)
Fase postulatória, saneadora, instrutória ou probatória, sentencial e cumprimento de sentença.
No rito sumário as fases procedimentais acontecem de forma concentrada pois o rito prevê a realização de vários atos em um único momento ( na audiência inaugural).
Qual o objetivo principal de uma das partes utilizar uma ação declaratória incidental à ação principal e qual o momento para tal, tanto ao autor como para o réu? (1,0)
O objetivo principal da parte utilizar uma ação declaratória incidental é obter sentença com força de coisa julgada material sobre questão prejudicial.
Remeto os alunos ao material disponível na comunidade que trata sobre a ação declaratória incidental.

Outros materiais