Buscar

A FILOSOFIA E UMA NOVA VISAO DE MUNDO

Prévia do material em texto

UNOESTE – Universidade do Oeste paulista
Carolina Mendes Mosaner
Questionário sobre “A FILOSOFIA E UMA NOVA VISÃO DE MUNDO”
 Profº: Luiz Antônio Cabreira – CHS (Ciências Humanas e Sociais) 
Presidente Prudente
2015
WEB AULA 01- QUESTIONÁRIO
A partir da definição de Chauí, diga por que a Filosofia é importante ao ser humano.
-A filosofia tem como “objeto” de estudo o homem, a natureza e todas as leis morais e éticas impostas e modificadas pelo ser. Além disso, busca a compreensão de valores sentimentais (próprios do indivíduo), culturais, morais, políticos e artísticos, sendo estes partes do passado, presente e futuro do homem e da sociedade em que este faz parte.
Segundo Marilena Chauí “... A Filosofia é um conhecimento que busca o ser racional e verdadeiro...”, ou seja, essa ciência (da Filosofia) procura conhecer o ser em todos os seus aspectos, principalmente investigando através de meios reflexivos a “solução” de suas dúvidas e incertezas. Portanto, conclui-se que é com base na Filosofia, que o homem e a sociedade aprimoram sua compreensão de “mundo” e “comportamento humano”, valorizando o questionamento do indivíduo na sociedade, tornando-se este um “cientista do saber”.
02. Fale sobre o início da Filosofia.
- O pensamento mítico, dominante na Grécia Antiga, por volta do século VIII a.C, era baseado na conduta de mitos históricos, em diversos Deuses, sendo estes responsáveis pelos fenômenos da natureza. A Filosofia surgiu então dentre o período do séc.VII ao séc. VI a.C, em que foi conhecido o primeiro filósofo (Tales de Mileto), e que o pensamento começa a ser estruturado em uma corrente de hipótese e razão buscando a reflexão e o estudo de uma nova idéia de mundo.
03. Em que consistia a filosofia pré-socrática? Suas ideias permanecem hoje? Comente.
- A Filosofia pré-socrática consistia na busca de conhecimento de “mundo exterior”, ou seja, longe de bases que se utilizavam de mitos para responder as dúvidas e incertezas do mundo, tendo como princípio fundamental o uso da razão. Essa estrutura de pensamento permanece latente até os dias de hoje, como exemplo o surgimento de vida no planeta, sendo Thales de Mileto o precursor da teoria de que o homem surge de elementos ligados a natureza, o que foi um abalo no teocentrismo seguido na época, dando espaço ao antropocentrismo.
Tal questionamento do filósofo designou-se nos tempos atuais como base para estudo de cientistas, em que estes afirmam que a vida tenha surgido a partir de reações químicas ocorridas no solo de milhões de anos atrás.
 
04. A Filosofia pode ser dividida em três períodos. Indique-os.
- Período Pré-Socrático: Onde o pensamento mítico começou a ser deixado de lado, e passou se a usar a razão como base de reflexão para a compreensão das coisas.
-Período Clássico: Dominado pelo “Diálogo”, sendo este o princípio para o surgimento de idéias aperfeiçoando e aprimorando o conhecimento, desta vez não só do mundo, mas também do homem em si.
-Período Helenístico: Onde as leis do raciocínio foram agregadas juntamente com a valorização da felicidade, ensinando as pessoas a encontrarem a maneira correta de direcionarem sua vida
05. Fale sobre a importância de Thales de Mileto para a Filosofia.
- Tendo na época, o povo, uma visão mitológica de formação do mundo, Thales de Mileto (considerado o primeiro filósofo conhecido), foi o primeiro a questionar certo pensamento alegando que o surgimento do homem estava ligado à componentes da natureza como a água. Partindo deste princípio houve o rompimento da visão teocêntrica do mundo, iniciando então o começo do uso da razão e o início da Filosofia. Assim foi a partir de Thales que a Filosofia começa se utilizada de forma a questionar o surgimento da vida e o mundo exterior.
06. O teocentrismo não existe mais? Reflita criticamente.
- O Teocentrismo (Deus como centro de tudo), foi uma das bases de pensamento do período da Idade Média em que as respostas e soluções se buscavam unicamente em Deus, porém com o surgimento de questionamentos sobre o mundo exterior, sem base religiosa, refletiu-se em uma nova visão, sendo esta denominada de Antropocentrismo, em que o homem passou a ser o centro das ações, expressões e da cultura. Assim o pensamento teocêntrico foi se desfazendo ao longo dos anos, ainda que este esteja presente minoritariamente em nosso meio contemporâneo por certas religiões, porém o que predomina atualmente é a preocupação e a busca de incertezas do homem como ser absoluto na terra, principalmente de suas origens e contestações.
07. Em que consistia a maiêutica socrática e a dialética? Elas estão presentes em nossos dias?
    Há riscos em seu uso?
- A maiêutica socrática e dialética consistia no debate de idéias que através destas seria possível perceber as “limitações” capazes de reconstruir conceitos e aperfeiçoar os pensamentos, ou seja, a idéia compartilhada seria a chave para a sabedoria, presente na Filosofia. Portanto, vê se esta forma de pensamento presente até os dias de hoje, pois é através do compartilhamento das idéias e seus aperfeiçoamentos que o homem está cada vez mais se redescobrindo em seu próprio mundo, porém é necessário que se tenha tutela por parte das idéias, pois com o exacerbado conhecimento que muitos têm hoje, estes são capazes de usá-las em um contexto negativo podendo ocasionar um perigo não só a si, mas como para toda a sociedade.
08. É possível sair da “caverna”?Quais seriam os riscos e benefícios de sair da escuridão da caverna e produzir um conhecimento autônomo?Reflita criticamente.
- Sim, é possível sair da caverna a partir do momento que nos desprendemos de opiniões e crenças que nos levam, muitas vezes, a conceitos errôneos sobre o mundo e as coisas, assim os benefícios de sair da escuridão logo podem ser percebidos como uma nova visão de mundo em um novo contexto em que a sabedoria é agregada ao indivíduo, porém há riscos que colocarão o homem frente à desaprovação daqueles que ainda não saíram da “caverna”, pois como Platão sugere em sua obra “Alegoria da Caverna” este compreende que o homem correria riscos como o de ser ignorado e até morto por aqueles que não compreendessem o verdadeiro mundo real, como o caso de Sócrates, filósofo que foi morto por expressar seu novo conceito de pensamento.
CURSO: DIREITO - NUTURNO
TURMA: B

Outros materiais