Buscar

FORUM C HISTORIA MODERNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ADRIANA DE SOUZA CARVALHO 
26 de abril 2016 às 21:17:51
ATENÇÃO TURMA: PROPOSTA FÓRUM C
 Em nossas aulas de Idade Moderna, temos discutido frequentemente a questão do Estado, isto porque até hoje, em nossos Estados Contemporâneos, temos a influência das teorias que foram formuladas entre os séculos XVI e XVIII. Nesse aspecto, o Iluminismo está profundamente ligado ao contexto da Idade Moderna, especialmente movimentos como o Renascimento e o Humanismo, que valorizavam o homem e a razão. Neste contexto:
- Discuta as principais teorias que embasaram o Estado absolutista (estudamos Bodin, Bossuet, Maquiavel e Hobbes);
- Analise a importância da Revolução Científica para a produção de novas ideias (novo paradigma da ciência);
- Identifique os principais argumentos iluministas na crítica do Antigo Regime."
 Compreendemos que o absolutismo foi uma prática política criada na Europa, a partir do século XV, que defendia o poder total nas mãos do rei.
Ai podemos refletir um pouco e lançar a seguinte pergunta. Quem justificava todo este poder? É aí que entra a ação dos teóricos absolutistas, cujas idéias sustentavam o poder absoluto das monarquias européias. A justificativa dos teóricos absolutistas tomou forma através das obras que ficaram marcadas na história do continente europeu. Algumas destas obras se tornaram verdadeiros clássicos e são lidas por milhares de pessoas no mundo inteiro. Uma das principais teorias que justificava total poder do Estado é de autoria de Nicolau Maquiavel, historiador italiano, pois sua teoria defendia que o monarca deveria utilizar de qualquer meio, seja ele lícito ou não para manter o controle do seu reino. A frase que resume suas ideias é: “Os fins justificam os meios”. Essa idéias são encontradas em sua obra “ O príncipe”
 Já Hobbes filósofo inglês, que discorreu sobre a natureza humana e a necessidade de governos e sociedades. Dizia que o ser humano, no estado natural, é cruel e vingativo, necessitando de um governo forte e centralizado para manter o seu controle. A frase que resume suas idéias é: “O homem é o lobo do homem”. Sua obra mais conhecida “Leviatã”.
 
 Para Bossuet, bispo e teólogo francês, homem que criou o argumento que o governo era divino e os reis recebiam o seu poder de Deus. Sendo assim, aqueles que desobedecessem a autoridade real seria considerado um pecado mortal. Nesse sentido os reis absolutistas se valeram de tal teoria para justificar seu poder.
 Assim como Bossuet, Bodin  também argumentava nesse sentido com base na religião , pois esse defendia que a soberania é um poder perpétuo e ilimitado. Sendo assim, as únicas limitações do soberano eram a lei divina e a lei natural.

Outros materiais