Buscar

vitamina D

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
ENGENHARIA AMBIENTAL
BIOQUÍMICA
VITAMINA D
Acadêmicas: Daiana Danieli Fabiane, Diuliana Chiaradia Pimentel
Professora: Denise Cargnelutti
Erechim, 2014
VITAMINA D
A vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que possui duas formas principais que são: vitamina D2, conhecida como calciferol e vitamina D3, conhecida como colecalciferol.
Estrutura da Vitamina D
Sua estrutura química possui 4 anéis, característicos dos esteróides e é formada a partir da abertura de um dos anéis do ciclopentano com cadeias laterais distintas. Sendo assim classificada como um seco-esteróide.
Figura 1: Fórmula Estrutural Plana da Vitamina D2 (calciferol)
Figura 2: Fórmula Estrutural Plana da Vitamina D3 (colecalciferol) 
Funções da Vitamina D
A principal função da Vitamina D é no metabolismo do cálcio. A forma ativa da vitamina estimula a transcrição gênica dos receptores de ligação do mineral cálcio, contribuindo com a saúde óssea, aumentando a sua densidade. Ela é uma vitamina que atua no sistema imunológico protegendo órgãos como coração e cérebro.
A vitamina D é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.
5
● Os pediatras recomendam a suplementação da vitamina D aos bebês e às crianças, para o crescimento ósseo. 
● Possui ação anticancerígena. 
● Tem influência na secreção de insulina, melhora a função das células ß (beta) e a tolerância à glicose, favorecendo o controle glicêmico de pacientes que apresentam diabetes.
● Exerce influência na função muscular (aumento da força e redução de dores).
● Atua na síntese e secreção de hormônios da tireóide.
Ocorrência nos alimentos
Podemos encontrar vitamina D principalmente em frutos do mar. O óleo de fígado de bacalhau contém a maior quantidade da vitamina. O salmão, o ovo cozido e a manteiga são outros exemplos de alimentos ricos em vitamina D. 
 
Doenças causadas pela falta de Vitamina D
Raquitismo: causa o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos, devido a falta de cálcio.
Osteoporose: é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.
Efeitos nocivos do excesso de Vitamina D
O efeito nocivo relacionado ao excesso de vitamina D no organismo, é o aumento de cristais de cálcio na corrente sanguínea, isso pode gerar doenças renais, gota e até mesmo doenças cardíacas.
Melhor forma de absorção da Vitamina D
É a única vitamina que pode ser produzida em nosso organismo por meio dos raios ultravioleta do sol. A pró-vitamina D ingerida e sob a ação da radiação ultravioleta da luz solar se transforma em vitamina D, que se concentra na pele. Promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Também ajuda a manter os níveis sanguíneos de fósforo. 
A exposição adequada para absorção através dos raios solares é de 10-15 minutos (pernas, braços e tronco), sem filtro solar (necessário a exposição no horário correto: de manhã cedo ou final da tarde).
E outra forma de absorção da vitamina, é ingerir alimentos ricos em vitamina D.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais