Buscar

RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MINERAIS FORMADORES DE ROCHA: FELDSPATOS(K-FELDSPATOS-ORTOCLASIO/Ca-Na- FELDSPATOS(PLAGIOCLASIOS)-ANORTITA-ALBITA ) FORMADORES DE MINERIO: Fe (HEMATITA, MAGNETITA), Pb(GALENA, ANGLESITA), Zn(ESFALERITA), Cu (CALCOPIRITA, CALCOSITA, CUPRITA), Sn (CASSITERITA).SISTEMAS DE CRISTALIZACAO: SISTEMA CUBICO, TETRAGONAL, HEXAGONAL, ROMBOÉDRICO, ORTORROMBICO, MONOCLINICO, TRICLINICO. 
ROCHA IGNEA: PROVEM DA CONSOLIDAÇAO DO MAGMA, SÃO DE ORIGEM PRIMARIA. MAGMA: MATERIAL ROCHOSO EM ESTADO DE FUSAO COMPOSTO NA SUA MAIOR PARTE POR ELEMENTOS POUCO VOLATEIS. CARACTERISTICAS: TEXTURA:DIZ RESPEITO AO TAMANHO E DISPOSIÇÃO DOS MINERAIS QUE CONSTITUEM A ROCHA. MINERALOGIA: INDICA A COMPOSIÇÃO QUIMICA APROXIMADA DA ROCHA. ROCHA EXTRUSIVA: SE CONSOLIDAM NA SUPERFICIE TERRESTRE.EX:BASALTO. ROCHA INTERMEDIARIAS: SE CONSOLIDAM A BAIXAS PROFUNDIDADES: EX:DIABASIO ROCHA INTRUSIVAS: SE CONSOLIDAM A GRANDES PROFUNDIDADES . EX: GRANITO IGNEAS MAIS COMUNS: GRANITO(MAIS COMUM), SIENITO(ROCHA ALCALINA), DIORITO(ROCHA MESOCRATICA), GABRO(ROCHA MELANOCRATICA DE GRANULAÇAO GROSSA), RIOLITO(EQUIVALENTE EFUSIVO DO GRANITO), BASALTO(ROCHA MELANOCRATICA. EQUIVALENTE EFUSIVA DO GABRO), DIABASIO(EQUIVALENTE INTEMEDIARIO DO BASALTO) 
 ROCHA METAMORFICA: FORMADAS PELA TRANFORMACAO DE UMA ROCHA PRE EXISTENTE EM ESTADO SOLIDO. AS TRANFORMACOES PODEM SER TEXTURAIS, MINERALOGICAS E QUIMICAS. NORMALMENTE HÁ RECRISTALIZACAO. 
METAMORFISMO DE CONTATO: CONTATO DE UMA ROCHA IGNEA EM ESTADO SEMICONSOLIDADO, EM ALTA TEMPERATURA COM UMA ROCHA DE COMPOSICAO DIFERENTE MAIS COMUMENTE SEDIMENTAR. METAMORFISMO REGIONAL: ABRANGE GRANDES AREAS REGIONAIS, SOB FORCAS TECTONICAS GLOBAIS. PRINCIPAIS ROCHAS METAMORFICAS : QUARTZITO(ORIGINADO DO METAMORFISMO DO ARENITO), MARMORE(ORIGINADO DO METAMORFISMO DO CALCARIO) ARDOSIA(ROCHA DE COR CINZA, DE ASPECTO SEDOSO E BOA DIVISIBILIDADE), FILITO(ROCHA SEDOSA EM ESTAGIO METAMORFICO DE MAIOR GRAU DE METAMORFISMO, XISTO( BOA DIVISIBILIDADE E XISTOSIDADE , GNAISSE(ROCHA DE GRANULOMETRIA GROSSA, BOA ORIENTACAO E COMPOSTO POR FELDSPATO, MICAS, ANFIBOLIO E GRANADA.
ROCHA SEDIMENTAR: ROCHAS FORMADAS A PARTIR DA DESTRUICAO EROSIVA DE QUALQUER TIPO DE ROCHA. ANALISE GRANULOMETRIA: DEFINE AS FRAÇOES GRANULOMETRICAS QUE COMPOEM SOLO, AREIA SAIBRO. PSAMITOS: ROCHAS COM GRAOS DO TAMANHO DE AREIA CLASSIFICAÇÃO DE WENTWORTH: MATACAO(256MM), CASCALHOGROSSO(64-356), CASCALHO FINO(4-64, GRAO(2-4), AREIA GROSSA(1/4-2), AREIA FINA(1/16-1/4), SILTE(1/256-1/16), ARGILA(1/256)
PRNCIPAIS SEDIMENTARES: ARGILITO, ARGILA FOLHELHO(GRANULACAO FINA, COR VARIAVEL FORMADA POR MINERAIS ARGILOSOS), SILTITO, SILTE, ARENITO, AREIA OU ARCOZIO, BRECHA, TILITO, CALCARIO(FORMADA POR CALCITA), DOLOMITO, SILEX.
UNIFORMITARISMO: TODOS OS PROCESSOS GEOLOGICOS, BIOLOGICOS QUE OCORRERAM ANTES, OCORREM HOJE.
LITOESTRATIGRAFICAS: FORMADAS POR ROCHAS DO MESMO TIPO OU SEMELHANTES. BIOTIGRAFICAS: FORMADAS POR FOSSEIS. CRONOESTRATIGRAFICAS: FORMADAS POR ROCHAS DE IDADES SEMELHANTES.
INTEMPERISMO:PROCESSO QUE LEVAM A DESINTEGRACAO FISICA E DECOMPOSICAO QUIMICAS DAS ROCHAS E MINERAIS CHEGANDO NUM ESTAGIO FINAL A FORMCAO DO SOLO. CAUSAS: VARICAO DIA/NOITE, VENTOS, IMPACTO DAS AGUAS... OXIDAÇÃO: DEVUDO A AÇÃO OXIDANTE DE O2 E CO2 DISSOLVIDOS NA AGUA, ORIGINANDO HIDRATOS, OXIDOS, CARBONATOS. REDUCAO: JAZIDAS METALIFERAS EM AMBIENTES PANTANOSOS COM A MATERIA ORGANICA CONSUMINDO O OXIGENIO. HIDRATAÇÃO: PRIMEIRO PASSO PARA A HIDROLISE. INCORPORACAO DE AGUA NA ESTRUTURA CRISTALINA DOS MINERAIS. HIDROLISE: QUEBRA COMPLETA DA ESTRUTURA CRISTALINA. ÍONS DA AGUA COM ÍONS DOS MINERAIS FORMAM NOVAS SUBSTANCIAS. CARBONATAÇÃO: CO2 DA AGUA PEQUENA QUANTIDADE DE ACIDO CARBONICO. DECOMPOSIÇÃOQUIMICOBIOLOGICA: ACAO DE BACTERIAS FUNGOS, MUSGOS... SOLO: PRODUTO FINAL DO IMTEPERISMO, DEPENDEM DO CLIMA, ROCHA MAE, RELEVO... EDAFOLOGIA: CIENCIA QUE ESTUDA O SOLO ARAVEL. 
MINERAIS INALTERAVEIS: QUARTZO, ZIRCAO MUSCOVITA. MINERAIS INSOLUVEIS: ARGILAS SUBT. SOLUVEIS: SAIS DE POTASSIO, SODIO, CALCIO, FERRO MAGNESIO E SILICA.
DIAGENESE: DEVIDO AO PESO DOS SEDIMENTOS SUPERIORES, ENVOLVE COMPACTAÇÃO, EXPULSAO DA AGUA, INTRODUÇÃO DE MATERIAL CIMENTANTE E RECRISTALIZAÇÃO. PRECEDE O METAMORFISMO.
ROCHAS CARBONATICAS: BIOCONTRUIDOS(CORAIS), VIO-ACUMULADOS(CARAPAÇAS DE ORGANISMOS MARINHOS, CALCARIOS METASSOMATICOS(DOLOMITICOS CARBONATICOS: (CALCARIOS), FERRIFEROS(HEMATITA), SILICOSOS(SÍLEX)
FORMAÇÃO DO PETROLEO: PRESENÇA DE ROCHA GERADORA, ACUMULAÇÃO DE RESTOS DE MICRO ORGANISMOS MARINHOS, PROCESSOS DE MIGRAÇÃO DE OLEO, PRESENÇA DE UMA TRAPA, PRESENÇA DE ROCHA RESERVATÓRIO.
ROCHAS GERADORAS:ROCHA GERADORA DE PETROLEO QUE PODE GERAR ACUMULAÇÕES COMERCIAIS DE PETROLEO. REQUISITOS(QUANTIDADE E QUALIDADE E ESTAGIO DE EVOLUÇÃO TERMICA DA MATERIA ORGANICA. DEPOSIÇÃO COM MICROORGANISMOS E ORIGEM MARINHA VEGETAL OU ANIMAL. AMBIENTE DE POUCA OXIGENAÇÃO. MIGRAÇÃO PRIMARIA: NA ROCHA GERADORA SECUNDARIA( GERADORA PARA RESERVATORIO) FOLHELHOS: =OU>1%.CALCARIOS:0,2-0,4% DE CARBONO ORGANICO. (AREIAS E FOLHELHOS)ECONOMICIDADE: DEPENDE DAS ESTRADAS E INFRAESTRUTURA. MEIO AMBIENTE: E EXTREMAMENTE DANOSO . 
ROCHAS RESERVATORIOS:ROCHA COM POROSIDADE E PERMEABILIDADE ADEQUADADS A ACUMULAÇAO DE PETROLEO. TEM ESPAÇOS VAZIOS POROS E FRATURAS INTERCONECTADAS DE TAL FORMA QUE PERMITE A ACUMULAÇÃO DE FLUIDOS DENTRO DELAS.A > PARTE ENCONTRA-SE EM ARENITOS E ROCHAS CARBONATICAS, EMBORA OCORRAM EM FOLHELHOS CONGLOMERADOS OU EM ROCHAS IGNEAS E METAMORFICAS.
ROCHAS SELANTES: BAIXA POROSIDADE E PERMEABILIDADE DE TAL FORMA QUE NÃO PERMITE A PASSAGEM DE HIDROCARBONETOS ATRAVES DELA.NAS BACIAS ONDE NÃO EXISTEM SELANTES, OS HIDROCARBONETOS ESCAPAM PARA A SUPERFICIES.PROVOCA O TRAPEAMENTO DA ROCHA GERADORA EM PROFUNDIDADE APROPRIADAS PARA A GERAÇÃO DE PETROLEO. LOCAIS: DETEM A MIGRAÇÃO E RETEM AS ACUMULAÇOES NAS TRAPAS. 
SELANTES REGIONAIS: DIRIGEM E CONTROLAM A DISTRIBUIÇÃO DOS HIDROCARBONETOS NA BACIA. MELHORES SELANTES: EVAPORITOS, LUTITOS E ROCHAS GERADORAS. 
POROSIDADE:PORCENTAGEM DE VAZIOS DE UMA ROCHA. VARIA DE 10 A 20%. ABSOLUTA: CORRESPONDE AO VOLUME TOTAL DE VAZIOS ENQUANTO A POROSIDADE EFETIVA SE REFERE APENAS AOS POROS CONECTADOS ENTRE SI. 
A QUANTIDADE, TAMANHO, GEOMETRIA E GRAU DE CONECTIVIDADE DOS POROS CONTROLAM DIRETAMENTE A PRODUTIVIDADE DO RESERVATORIO.
POROSIDADE PRIMARIA:FORMADA DURANTE A DEPOSIÇÃO DOIS SEDIMENTOS PODE SER INTER-OU INTRAGRANULAR. (ARENITOS) POROSIDADE SECUNDARIA: FORMA-SE APÓRS A DEPOSIÇÃO, GERALMENTE COMO RESULTADO DA DISSOLUÇÃO DE MINERAIS(ROCHAS CARBONATICAS)
PERMEABILIDADE: CAPACIDADE DA ROCHA DE TRANSMITIR FLUIDO , CONTROLADA PRINCIPALMENTE PELA QUANTIDADE GEOMETRIA E GRAU DE CONECTIVIDADE DOS POROS. RARAMENTE E A MESMA EM TODAS AS DIREÇÕES SENDO NA MAIOR PARTE HORIZONTALMENTE.
ACUMULAÇÃO DE PETROLEO: FORMAÇÃO DA TRAPA. GERAÇÃO-MIGRAÇÃO-ACUMULAÇÃO, PRESERVAÇÃO DO PETROLEO.
TRAPAS: ARRANJO GEOMETRICO DE ROCHAS QUE PERMITE A ACUMULAÇÃO DE PETROLEO E GAS. COMPONENTES:ROCHA ARMAZENADORA, SELANTE E O ARRANJO GEOMETRICO ENTRE ELAS.(ESTRUTURAIS, ESTRATIGRAFICAS E COM UMA COMBINAÇÃO DE AMBOS ELEMENTOS.
A AREA DE INFLUENCIA EM QUE SE LEVAM A CABO OS PROCESSOS DE GERAÇÃO DE PETROLEO-MIGRAÇÃO-E ACUMULAÇÃO SE DENOMINA EXTENSÃO GEOGRAFICA.
PRESERVAÇÃO DO PETROLEO É O TEMPO QUE O PETROLEO PERMANECE NA TRAPA. DURANTE ESSE PERIODO A COMPOSIÇÃO DO PETROLEO PODE SOFRER ALTERAÇÕES EXTREMAS DEVIDO A PROCESSOS TAIS COMO BIODEGRADAÇÃO, LAVAGEM DE AGUA, DISMIGRAÇÃO... 
 BACIAS: DE SUL PARA NORTE, SANTOS, CAMPOS, ESPIRITO SANTO, CUMURUXATIBA, JEQUITINHONHA, ALMADA, CAMAMU, JACUIPE, SERFIPE-ALAGOAS, PERNAMBUCO-PARAIBA,.
TODAS AS BACIAS QUE EXISTEM SAL HAVERA PRE E POS SAL? EM TERMOS DE ROCHA E TEMPO RELATIVO SIM, MAS A IMPLICAÇÃO DE RIQUEZA PETROLIFERA SÓ SE APLICA PARA O PRE SAL DE SANTOS, CAMPOS E ESPIRITO SANTO. 
BACIAS DE MARGEM EQUATORIAL: POTIGUAR, CEARA, BARREIRINHAS, PARA-MARANHAO E FOZ DO AMAZONAS( NÃO POSSUEM O SAL APTIANO.)
BACIAS HOMOLOGAS: IRMAS GEMEAS GEOLOGICAS, UNIVITELINAS PARTIDAS).
A IMENSA FAIXA DE AGUAS PROFUNDAS EM FRENTE AO AMAPA, PARA, MARANHAO E PIAUI SÃO ENTRE AS MAIS COBIÇADAS DO MUNDO .
CEARA E POTIGUAR: A ANP COLOCARA 87 BLOCOS EM LICITAÇÃO .
 SERGIPE ALAGOAS: ESTA SOFRENDO UPGRADE NO POTENCIAL PETROLIFERO. A PETROBRAS ESTA ABRINDO UMA FRONTEIRA EXPLORATORIA COM GRANDE SUCESSO.
APÓS A DESCOBERTA NO CAMPO DE PIRANEMA UM CAMPO GIGANTE DE GAS CONDENSADO E OLEO FOI ANUNCIADO.
 ESPIRITO SANTO É A SEGUNDA MAIOR PRODUTORA DE PETROLEO NO BRASIL. DEPOIS DE SANTOS E CAMPOS, PE A BACIA QUE TEM APRESENTADO O MAIOR NUMERO DE DESCOBERTAS SIGNIFICATIVAS NOTADAMENTE NO POS SAL NOS ULTIMOS 10 ANOS.
TODAS AS DESCOBERTAS SÃO EM ARENITOS TURBIDITICOS DO CRETACIO SUPERIOR E CENOZOICO.
 BACIAS COM POTENCIAL MAIS DESCONHECIDO: CUMURUXATIBA, JEQUITINHONHA, ALMADA E CAMAMU( BACIAS DA BAHIA SUL)
BACIA DE PELOTAS: MNAIS PROBLEMATICA, MARGEM VULCANICA.
AS BACIAS TERRESTRES PODEM SER DIVIDAS EM 3: AS BACIAS DE IDADE PALOZOICA(SOLIMOES AMAZONAS PARNAIBA E PARANA. AS GIGANTESCAS BACIAS DE SÃO FRANCISCO E DO FRANCISCO E DO PARECIS DE IDADE PRECAMBIANA E AS DIMINUTAS BACIAS DE IDADE CRETACIA (POTIGUAR, SERGIPE-ALAGOAS, RECONCAVO E ESPIRITO SANTO) 
 A BACIA DE SOLIMOES FOI A 2 UNIDADE DE TODA A PETROBRAS EM TERMOS DE PRODUÇÃO DE BARRIS DE OLEO EQUIVALENTE SUPERANDO GRANDES UNIDADES PRODUTORAS COMO A BACIA POTIGUAR O RECONCAVO, O ESPIRITO SANTO E A BOLIVIA. AS PEQUENAS BACIAS TERRESTRES DE IDADE CRETACIA JÁ CUMPRIRAM SEU POAPEL DE BACIAS ESCOLAS E AS PIONEIRAS QUE SUSTENTARAM A PRODUÇÃO NACIONAL DE OLEO E GAS.
NO BRASIL MT SE FALA NO POTENCIAL DO SAHEL GAS DAS PALEOZOICAS. DESCARTAM-SE IMEATAMENTE PARA ESTA PROPOSITO AS BACIAS DE SOLIMOES E AMAZONAS PELAS SUAS LOCALIZAÇÕES REMOTAS. RESTAM PORTANTO AS BACIAS DO PARNAIBA E PARANA. INFELIZMENTE OS FOLHELHOS DESTAS BACIAS POSSUEM TEORES DE CARBONO ORGANICO MT INFERIORES AOS DOS FOLHELHOS DE MESMA IDADE NORTE AMERICANOS.
 NO BRASIL NÃO EXISTE NENHUMA MALHA DE GASODUTOS RAZOAVELMENTE DENSA EM CIMA DAS BACIAS PALEOZOICAS.
Atualmente, nove das bacias sedimentares brasileiras – Bacias de Campos, Tucano, Potiguar, Recôncavo, Solimões, Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Santos – são produtoras de petróleo.
 RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS: SÃO PRODUÇOES DE OLEO E GAS APARTIR DAS ROCHAS QUE TRADICIONALMENTE NÃO SERIAM CONSIDERADAS COMO ROCHAS RESERVATORIOS CAPAZES DE EXPELIR VOLUMES COMERCIIS DESTES HIDROCARBONETOS.ACUMULAÇOES COVENCIONAIS PRODUZEM OLEO E GAS APARTIR DE ROCHAS POROSAS E IMPERMEAVEIS TAIS COMO ARENITOS E CARBONATOS. NÃO CONVENCIONAIS: PRODUZEM VOLUMES DE GAS APARTIR DE ARENITOS FECHADOS E NÃO PERMEAVEIS, OLEO E GAS APARTIR DE ROCHAS FINAS COMO FOLHELHOS, GAS APARTIR DE CARVAO MINERAL OU OLEO E GAS APARTIR DE ARENITOS E CARBONATOS FECHADOS MAS FRATURADOS.

Outros materiais