Buscar

Desafio pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Centro de Educação a Distância Rio Verde de Mato Grosso 
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos 
Adriana Patrícia Kosloski, RA 9146230034
Hélio de Oliveira Santos, RA 8986231396
Sullyana Karla Almeida Simões, RA 9418569706
Josenilto Fernandes de Souza, RA 1299105468
Administração de Cargos, Salários e Benefícios
Educação Corporativa
Gestão do Conhecimentos
Desafio Profissional
Profª. Presencial: Verônica Martins Freitas
Rio Verde de Mato Grosso – MS, 18 de novembro de 2015
MAPEAMENTO DE PROBLEMAS
PROBLEMAS
CAUSAS
Climaorganizacional ruim
Conflito de gerações
Desmotivação da equipe de jovens
Faltade espaço para expor ideias e opiniões
Comunicaçãoruim
As equipe não secomunicam entre si, dificuldade na troca e disseminação das informações.
Não há trocade informações
Falta de uma boa comunicação
Disseminação de conhecimento ruim
O conhecimento fica retido com uma equipe ou pessoa
Falta deabertura para exposição de opiniões e valores
Ideiade que os processos já estão prontos e não podem ser mudados
Insatisfação com benefícios oferecidos pela empresa
Os benefícios existentes não são tão atrativos e são pouco utilizadosprincipalmente pelos jovens da equipe
Conhecimento centralizado
Falta de tolerância aos diversos valores, crenças e visões de mundo
MAPEAMENTO DE PROBLEMAS
Problemas: Clima organizacional ruim
Causas: Conflito de gerações
A TWA é uma mescla de profissionais com uma grande bagagem no mercado de trabalho, com jovens recém formados querendo ocupar seu espaço no mercado de trabalho, sendo assim gerando um conflito de gerações resultando de forma negativa para a empresa, ora por falta de interatividade entre ambas as gerações, ora por conflitos de ideias ,que se for resolvido gerara um ganho enorme no relacionamento entre os colaboradores, criando um ambiente de trabalho saudável entre eles . 
Problemas: Desmotivação da equipe jovem
Causas: Insatisfação com seus benefícios 
No questionário verificou-se um grau de desmotivação com a equipe mais jovem da TWA, insatisfeita com os benefício dados pela empresa, embora a empresa não gozando de uma boa saúde financeira no momento para estar melhorando este descontentamento, procuraremos motivar este profissionais com flexibilização do horário de trabalho, implementando recompensas, com cumprimentos de metas estipuladas pela empresa, por meio de folgas alternadas. 
MAPEAMENTO DE PROBLEMAS
Problemas: Comunicação ineficiente
Causas: Dificuldade na troca e disseminação das informações
Uma comunicação ineficiente dentro da empresa, é prejudicial para todos os colaboradores de todas as áreas de uma empresa, gerando assim informações desencontradas para as equipes, sendo assim é fundamental a criação do hábito de comunicação entre todas as equipes através de reuniões ou outro método que gere informação a todos os colaboradores, para que a empresa fale uma língua só e caminhe numa mesma direção, gerando assim produtos que atenda os seus consumidores. 
Problemas: Não há troca de Informações
Causas: Falta de uma boa comunicação
Problemas: Disseminação de Conhecimento Ruim
Causas: O conhecimento fica retido com uma equipe ou pessoa
Quando as informações ficam retidas em um único setor sem serem trocadas ou passadas afrente muitas ações deixam de acontecer e muitos processos deixam de ser melhorados, as informações de todos os cunhos devem e precisam ser transmitidas de forma clara e eficiente e em tempo dos acontecimentos para isso uma boa comunicação é essencial e o que falta para resolver os problemas acima relatados.
MAPEAMENTO DE PROBLEMAS
Problemas: Falta de abertura para expor ideias e opiniões
Causas: Ideia de que os processos já estão prontos e não podem ser mudados
A exposição de ideias e opiniões é tão importante quanto a boa comunicação, muitas vezes uma ideia sem pretensão pode ser a solução de um problema ou a criação de um produto de sucesso. Por isso é de extrema importância que seja criado um espaço onde todos possam opinar e dar ideias sobre os mais diversos assuntos que envolvem a organização.
Problemas: Insatisfação com os benefícios oferecidos pela empresa
Causas: Os benefícios existentes não são tão atrativos e são pouco utilizados principalmente pelos jovens da equipe
Realmente ao se tratar de uma equipe jovem não é de se espantar com a insatisfação apresentada, visto que a probabilidade de jovens adoecerem é pouca e por isso acabam não utilizando seu plano de saúde. O que deve ser proposto é que estes jovens vejam estes benefícios realmente como algo bom, que possa ser útil a sua vida mostrando por exemplo que um plano de saúde não precisa ser utilizado somente em caso de doença, mas que pode ser utilizado para checkup anual de saúde estimulando a boa qualidade de vida.
MAPEAMENTO DE PROBLEMAS
Problemas: Conhecimento centralizado 
Causas: Falta de tolerância aos diversos valores, crenças e visões de mundo 
Todo o conhecimento quando é centralizado, se torna de certa forma ineficiente e perdido para uma empresa, ou equipe de trabalho, pois fica centralizado a uma pessoa ou equipe, não sendo disseminado entre todos para enriquecimento e amadurecimento da equipe, por muitas das vezes deixando de fazer com que esses colaboradores produzam de forma melhor com custo baixos para a empresa, todo detentor de conhecimento deve levar em consideração os valores, crenças e visões do mundo de outros colaboradores e equipes da empresa ou meio que esteja se relacionado. 
PÚBLICO ALVO
Após identificação dos principais problemas e suas causas que estão afetando o bom desenvolvimento da TWA, é necessário que algumas questões sejam esclarecidas, para poder avançar com a proposta de educação corporativa.
Quem é o público-alvo das ações de educação corporativa que vão ser propostas:
Todos os funcionários são alvo visto que todos precisam estar em harmonia com as politicas da empresa para os resultados serem alcançados.
 Qual a caracterização da equipe de jovens da empresa e que fazem parte da chamada Geração Y? O que pensam? Quais as suas motivações? Como os profissionais de maior experiência profissional e idade podem lidar melhor com eles? 
São profissionais da área de Tecnologia de Informação e Design Gráfico e formam uma equipe com pessoas muito jovens, recém-formados e pouca experiência de mercado. Buscam maior espaço para opinarem sobre suas ideias e reais necessidades e desejos dentro da empresa. Sempre buscam soluções inovadoras para resolver os problemas de tecnologia, estão em um processo de aprendizagem constante para manter a competência da empregabilidade
PÚBLICO ALVO
Uma vez que a TWA não pode melhorar as recompensas financeiras e o pacote de benefícios, quais seriam as alternativas de recompensas não financeiras adequadas para o público-alvo de jovens trabalhadores da Geração Y?
Flexibilização do horário de trabalho, implementando recompensas, com cumprimentos de metas estipuladas pela empresa, por meio de folgas alternadas. Propiciar um ambiente de interação entre as duas gerações, de modo a gerar um relacionamento sadio entre os colaboradores
 Como reduzir o problema da falta de comunicação entre as gerações de profissionais da empresa e melhorar a convivência e participação dos funcionários? 
Fazendo reuniões semanais onde todos possam colocar suas ideias para serem discutidas em equipes, afim de melhorar o relacionamento entre os colaboradores dentro da empresa. 
CONCEITO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA 
A Educação Corporativa a ser implantada na TWA, deve ter como foco conceitual a busca pela valorização de sua da equipe que compõe a empresa, pois quando individuo se sente valorizado ele começa a valorizar também o que lhe é oferecido. 
Dutra e Comini (2011) citam que “as organizações e as pessoas percebem a ligação entre o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento organizacional e passam a valorizar cada vez sinergia entre ambos.”
Podemos justificar está implantação
citando que somente através da implantação de algo tido como novo na organização é que será possível começar a integrar os membros da equipe, estimulando a comunicação que será a solução de diversos problemas já identificados anteriormente, para isso nada melhor do que a Educação Corporativa que além de expor e implantar objetivos da organização também irá estimular uma maior participação da equipe nas ações da empresa.
A curto prazo devemos definir como publico alvo desta Educação a equipe jovem da organização que é a que apresenta maior insatisfação com os rumos da organização.
CONCEITO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA 
As ferramentas a serem utilizadas serão divididas conforme as etapas a serem desenvolvidas durante a execução do projeto, as ferramentas utilizadas serão:
Atividades em grupo;
Treinamentos mensais direcionados;
Avaliação da eficácia das ações implantadas com dois métodos teste por escrito e avaliação de resultados da organização;
Avaliação da duração e enraizamento das ações implantadas.
 
CONCEITO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA 
A implantação da Educação Corporativa na TWA será implantada em duas etapas:
1º Divulgação do projeto e suas etapas;
Implantação do projeto.
2º Continuação do projeto liderado por um membro da equipe, acompanhado pela equipe de desenvolvimento do mesmo.
O objetivo da segunda etapa é que a ação seja incorporada a cultura organizacional da empresa, de forma de muitas da etapas implantadas se tonem um hábito dentro da empresa, mantendo assim os resultados esperados.
Para mensurar os resultados da implantação da Educação Corporativa, será realizado após a conclusão da ação, a reaplicação do questionário aplicado para realizar o mapeamentos dos problemas verificando o seu resultado, que se espera que seja totalmente diferente do primeiro. Será realizado também uma pesquisa para medir o nível de satisfação com as ações implantadas onde haverá espaço para exposição dos principais benefícios observados por cada colaborador após a implantação da Educação Corporativa.
RESULTADOS ESPERADOS COM IMPLANTAÇÃO DA PROPÓSTA APRESENTADA 
A Educação Corporativa na TWA será desenvolvidos com o seguinte planejamento:
1º: Apresentação da ação e suas etapas que são:
Apresentação dos principais problemas identificados e que influenciam no clima organizacional e nos resultados da TWA;
Palestras com temas como: Comunicação; disseminação de conhecimentos; trabalho em equipe; motivacional; 
Atividades em grupo onde os próprios colaboradores poderão através do conhecimento dos problemas da organização e dos conhecimentos adquiridos nas palestras, propor soluções para os problemas existentes.
2º: Continuação liderado por um membro da equipe:
Implantar reuniões mensais, cada mês está reunião será coordenada por um colaborador diferente, trazendo assuntos que ele julgue necessários e importantes para equipe, de forma que todos terão espaço para expor suas ideias e opiniões. Está faze será liderada um colaborador membro da equipe indicado por consenso comum entre todos, que fará o cronograma das reuniões, marcará e divulgará as mesmas para toda a equipe.
O colaborador líder da 2º etapa também será o responsável em passar para empresa um feed beck da ação implantada e o que os demais colaboradores estão achando das ações que estão sendo realizadas.
BIBLIOGRAFIA
Cadernos de atividade da matéria de Educação Corporativa.
http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/educacao disponível em 16/11/2015
http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/educor.html disponível em 16/11/2015
http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/public/arquivo/arq1229430605.pdf disponível em 16/11/2015
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/educacao-corporativa/23397/ disponível em 16/11/2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais