Buscar

apredizado 1

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		"Na atualidade, os desenvolvimentos da pintura, da escultura, da fotografia e de outras formas de arte, impõem à arte hoje, formas muito variáveis na chamada "Civilização da Imagem". Portanto para compreender a arte, nesse contexto, de acordo com a estética _________________, é fundamental o conhecimento dos caminhos que a geraram." Assinale a alternativa que melhor completará a lacuna do enunciado da questão:
		
	
	
	
	
	da modernidade
	
	
	da antiguidade clássica
	
	
	enquanto filosofia do belo
	
	
	enquanto ciência do belo
	
	
	da pós-modernidade
	
	
		2.
		Neste século XXI pode ser constatado que, em nenhum período histórico anterior, o homem produziu tantas imagens como produz hoje. Os estudiosos afirmam que vivemos na atualidade a civilização:
		
	
	
	
	
	da Imagem
	
	
	Humanista
	
	
	Neoclássica
	
	
	Romântica
	
	
	da Retórica
	
	
		3.
		Para Platão, a filosofia estabeleceu uma hierarquia, considerando que o belo da natureza tinha primazia sobre o da arte. Mas, tempos depois, em relação ao pensamento platônico, o conceito de estética passou a considerar o belo da arte como sendo superior ao belo da natureza, pois a beleza artística revelava uma maior dignidade do que a beleza natural, pois enquanto a natureza era nascida uma vez do espírito, a arte nascia duas vezes do espírito. Que vertente filosófica idealizou essa nova concepção estética?
		
	
	
	
	
	A doutrina pós-kantiana
	
	
	A crítica de Platão
	
	
	O pensamento Kantiano
	
	
	O humanismo renascentista
	
	
	O idealismo hegeliano
	
	
		4.
		"- O princípio da imitação, para definir a natureza da arte, o estético para estabelecer as condições necessárias de sua existência e o moral para julgar seu valor." O filósofo grego, autor da citação, acreditava que a arte simplesmente imitava a natureza e desviava assim o homem da verdade. A que filósofo grego a questão se refere?
		
	
	
	
	
	Pitágoras
	
	
	Epicuro
	
	
	Aristóteles
	
	
	Platão
	
	
	Sócrates
	
	
		5.
		Na Idade Média não era suportada a contradição de ver o "belo" fora de lugar, ausente do plano divino. Assim, conclui-se que :
		
	
	
	
	
	com a queda do Império Romano e a consequente queda do poder da Igreja Católica, a arte afastou-se da doutrina cristã na Idade Média.
	
	
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus e a arte preocupava-se apenas com a doutrina cristã, sem relação com a estética.
	
	
	nenhuma das opções está correta.
	
	
	nos tempos medievais o belo pertencia a Deus, sem qualquer relação com a doutrina cristã e apoiado na estética da Grécia Clássica.
	
	
	o belo na Idade Média é identificado e destacado da natureza pelo artista, a arte preocupou-se apenas com a representação do belo da criação divina.
	
	
		6.
		Considerando que vivemos na "Civilização da Imagem", pois jamais o homem produziu tantas imagens quanto produz hoje, por que é tão importante estudar e conhecer a arte?
		
	
	
	
	
	Porque o estudo da arte permite acesso a uma fonte de ideias para trabalhos relacionados, e dessa forma, não é mais necessário criar, somente copiar.
	
	
	Profissionais da imagem não precisam estar familiarizados com a arte, pois a arte nada tem a ver com as pesquisas e gerações de novas imagens.
	
	
	Porque entender os mecanismos da arte hoje, além de um diferencial, é uma ferramenta para o trabalho, representando uma vantagem profissional, num mundo que se comunica cada vez mais por imagens.
	
	
	O estudo da arte não é tão importante assim, por que é bom registrar que o homem não produz mais arte.
	
	
	Porque a arte tomou formas, e foi compreendida de maneiras diferentes ao longo do tempo. Apenas por esse motivo devemos estudar arte.
	
	
		7.
		A Grécia é considerada o berço da reflexão filosófica, isto desde o século VI a.C. Assinalar abaixo a única opção correta:
		
	
	
	
	
	Os sofistas introduziram no século V a.C. o ponto de vista reflexivo crítico , característico da filosofia.
	
	
	Platão, discípulo de Aristóteles, foi o primeiro filósofo a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	
	Platão rotulou os primeiros filósofos de físicos, isto porque fundaram uma tradição de investigação da sociedade.
	
	
	Sócrates sempre se posicionou como sofista, sempre usou sua habilidade de raciocínio para confundir os adversários.
	
	
	Aristóteles, discípulo de Sócrates, foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	
		8.
		Que filósofo grego desenvolveu ideias relativas à origem da poesia e à conceituação dos gêneros poéticos, em obra que representou uma primeira teoria da arte?
		
	
	
	
	
	Epicuro
	
	
	Platão
	
	
	Pitágoras
	
	
	Sócrates
	
	
	Aristóteles

Outros materiais